tv corporativa

Entenda como funciona uma TV Corporativa e quais conteúdos produzir

Há muito tempo, usar avisos em quadros informativos, fixados em locais de alta visibilidade, era a maneira mais eficiente de passar uma mensagem para toda a equipe. Hoje, por meio do desenvolvimento da internet, todo esse processo simplificou, tornando a TV Corporativa uma ferramenta poderosa para informar e entreter funcionários e clientes. 

Além de ser mais fácil e rápido de produzir, esse modelo de comunicação é capaz de entregar sua mensagem de forma próxima e interativa, conectando melhor as pessoas com o propósito da sua empresa.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo portal Empreendedor, 94% das corporações que implantaram a TV Corporativa melhoraram sua comunicação interna. Além disso, 31% dos empresários pretendem ampliar o investimento no canal. 

De forma geral, a TV Corporativa é uma tecnologia criada para facilitar a comunicação empresarial, seja entre colaboradores, instituição, fornecedores e clientes. Também denominada como Ponto de Mídia Eletrônica, trata-se de um canal de comunicação com conteúdos segmentados para atender às necessidades de cada negócio. 

Portanto, centralizar todo material em uma plataforma é extremamente importante e um diferencial estratégico para beneficiar as equipes. 

Se você tem dúvidas sobre como funciona uma TV Corporativa, é só continuar lendo para aprender como fortalecer sua comunicação interna usando essa ferramenta. Vamos lá?

Por que ter uma TV Corporativa? 

Quando se fala em comunicação empresarial, a TV Corporativa tem diversas vantagens em diferentes níveis e pessoas. Abaixo, listamos aquelas que convertem melhor, confira!

  • Maior envolvimento dos colaboradores;
  • Redução da taxa de turnover;
  • Maior acessibilidade;
  • Equipes mais preparadas;
  • Segmentação de conteúdo

Maior envolvimento dos colaboradores 

A meta da TV Corporativa é fortalecer o sentimento de comprometimento dos funcionários. Isso porque conteúdos que expressem claramente o contexto da empresa faz com que todos se sintam pertencentes ao ambiente e queiram interagir. Nesse sentido, a TV Corporativa ajuda a medir o clima organizacional e a alinhar o propósito da instituição. 

Redução da taxa de turnover 

A TV Corporativa é uma estratégia de endomarketing que diminui o turnover e aumenta a produtividade, não somente dos colaboradores quanto a equipe de RH, financeiro, entre outros. Afinal de contas, parte da estrutura do que se vê na tela é feita por ideias de todos os integrantes da empresa. 

Maior acessibilidade 

Como modelo de treinamento on-line, a TV Corporativa é uma excelente forma de minimizar custos com cursos presenciais que, além de serem custosos, demandam disponibilidade dos envolvidos. Assim, ela traz conteúdo em tempo real e de fácil acesso. 

Esse cenário revela que 85% das pessoas preferem assistir a um vídeo do que ler um texto para saber mais sobre a empresa onde trabalham, diz o estudo da Forrester Research, comprovando a importância da TV Corporativa como poder de atração.

Equipes mais preparadas 

Quando os colaboradores entendem os métodos, desafios, dificuldades e necessidades da corporação onde trabalham, é muito mais fácil conquistar os objetivos estipulados. Vale ressaltar que a comunicação interna auxilia a disseminar a cultura, descomplicando assuntos complexos. 

Segmentação de conteúdo 

Por meio da TV Corporativa, você pode enviar mensagens para os departamentos, isto é, criar conteúdos personalizados para cada equipe com menos esforço e mais resultados. 

Como funciona a TV Corporativa? 

A criação de uma TV Corporativa consiste em 3 elementos: equipamentos, software e conteúdos. 

Impreterivelmente, um aparelho de TV é o principal equipamento para a emissão de produtos audiovisuais. Para cada tela, é necessária a instalação de um dispositivo reprodutor de conteúdo, chamado Player, que será conectado na internet. 

Assim, todo conteúdo exibido é gerenciado remotamente por um software para TV Corporativa em seu navegador. 

Quando você faz o upload de um conteúdo para a TV Corporativa, este material é armazenado na nuvem, isto é, nos servidores de quem fornece o serviço.

No momento em que você define o conteúdo que será exibido na tela, o player fará o download do conteúdo e o armazenará na sua memória interna, processo diferente de um sistema de streaming, como o Youtube, por exemplo. 

Depois de arquivado na memória interna do player, a conexão com a internet só será importante caso haja novo carregamento de produtos. Por isso, um sistema de TV Corporativa não consome muita internet da empresa. 

Como fazer uma TV Corporativa? Passo a passo 

Agora que você já entendeu o que é como funciona a TV Corporativa, chegou a hora de criar seu projeto de implementação. Sendo assim, listamos alguns pontos fundamentais para colocar a ideia em prática. Confira!

  1. Estude a TV Corporativa: analise os benefícios citados acima para saber se a TV Corporativa é ideal para o seu negócio ou se vale mais a pena informar seus colaboradores com métodos tradicionais, como, por exemplo, informativos ou reuniões de alinhamento;
  2. Defina seus objetivos: é fundamental saber onde você deseja chegar com a implantação da TV Corporativa. Pense, por exemplo, qual público pretende atingir, ou seja, todos os colaboradores ou um grupo específico? Em quanto tempo, assim como quais metas e resultados cogita ter com esse meio de comunicação;
  3. Analise a infraestrutura: idealize onde serão instaladas as telas e a quantidade, além de buscar um orçamento favorável;
  4. Determine as responsabilidades: quem cuidará da instalação e manutenção? Quem irá gerenciar e produzir os conteúdos? Tudo será feito internamente ou por uma empresa terceirizada?;
  5. Faça um projeto-piloto e apresente a todos: clientes, colaboradores, gestores e fornecedores. 

Projeto Piloto

O objetivo do projeto-piloto é fazer com que sua equipe se habitue à ferramenta e tenha ideias sobre o que incluir na programação. Portanto, instale poucas telas com conteúdos simplificados apenas para ilustrar sua proposta. 

Com o projeto-piloto validado, é hora de instalar suas telas em pontos fixos e apresentar o canal aos colaboradores. Neste momento, esclareça o que é TV Corporativa, como funciona e o que será transmitido, deixando aberto o espaço para sugestões e feedbacks. 

O que colocar em uma TV Corporativa?

Se você quer saber que tipo de conteúdo oferecer na TV Corporativa, veja a seguir 4 exemplos e como pode gerar resultados para sua empresa. 

  1. Conteúdos de mídias sociais: analise quais redes disponibilizam melhores informações para seu público. No Facebook, por exemplo, as postagens costumam ser interessantes, assim como vídeos relacionados do Youtube. Contudo, como o Twitter é uma rede social rápida, talvez não funcione bem para a leitura do seu público;
  2. Notícias do mercado: é importante que os colaboradores estejam cientes sobre o que está acontecendo no seu nicho, como proporções econômicas e tendências;
  3. Variedades: para distrair, é benéfico incluir curiosidades em relação à empresa. Nesse caso, crie perguntas interativas com opções de respostas para estimular o engajamento das pessoas;
  4. Agenda de eventos: treinamentos, palestras, simpósios e datas comemorativas devem ser divulgados de modo que os colaboradores fixem as programações. 

Leia também: Ideias para vídeos informativos: 8 dicas para criar conteúdos engajantes

Como aliar a TV Corporativa com a EAD Plataforma? 

A TV Corporativa é uma ótima ferramenta para informar seus colaboradores sobre tudo que está acontecendo na empresa. 

Contudo, se você quer aperfeiçoar o conhecimento da sua equipe, você pode contar com a EAD Plataforma. 

A EAD Plataforma tem um amplo leque de recursos para dar aulas ao vivo, fazer webinars, aplicar provas e muito mais. Sendo assim, essa é uma opção completa para cursos on-line, treinamentos de franqueados e afins. 

Além disso, você pode divulgar seus treinamentos na TV Corporativa da empresa, ou seja, unir o útil ao agradável, compreende?

Por falar nisso, que tal testar as funcionalidades gratuitamente por 7 dias? E mais: confira conteúdos no Blog  e no Youtube, para conhecer o mundo do ensino à distância.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy