Como melhorar a comunicação interna na escola?

A comunicação interna é importante para qualquer empresa ou organização que tenha uma quantidade considerável de funcionários e colaboradores. Afinal, como passar a mesma informação a todos com qualidade e eficiência? 

Nas escolas isso não seria diferente. A comunicação interna na escola é essencial para garantir que as informações corretas sejam passadas e também para servir de canal aberto para todos no ambiente escolar.

Só para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Tendências em Comunicação Interna realizada pela Ação Integrada, em parceria com a Aberje, 88% dos CEOs valorizam a comunicação interna. 

O problema é que muitas vezes não nos atentamos a isso e esquecemos sua importância. Isso reflete diretamente nos fluxos, na transparência e até mesmo na produtividade da escola. 

Uma comunicação interna bem estruturada não pode faltar em uma escola de qualidade e é sobre isso que falaremos hoje. Então, se você trabalha com escolas ou em uma escola, não pode perder!

Neste artigo você vai aprender o que é a comunicação interna na escola, quais os principais problemas que ela pode apresentar e como melhorá-la.

Gostou? Então continue com a gente!

O que é comunicação interna na escola?

A comunicação interna na escola é todo fluxo de informações da escola entre a gestão, professores e outros funcionários. Ou seja, toda e qualquer comunicação a respeito dessas áreas é comunicação interna, sejam informes, comunicados e até mesmo informações sobre aulas, turmas e alunos. 

A comunicação interna precisa estar no planejamento estratégico da escola. Desse modo, ela deve se preocupar em fornecer de maneira simples e objetiva as informações que dizem respeito à instituição. 

Isso é essencial para o bom funcionamento de uma escola, refletindo também na forma harmoniosa de ensino e, consequentemente, no desempenho dos alunos que estão matriculados. 

A comunicação na gestão escolar é importante porque oferece um fluxo confiável de informações de modo claro e objetivo, cuidando da harmonia interna da escola. 

Quais os principais problemas da comunicação interna na escola? 

Agora que você já sabe o que é a comunicação interna na escola e já entendeu a sua importância, chegou o momento de compreender melhor quais os seus principais problemas e também suas principais soluções!

Confira abaixo os principais desafios na comunicação interna de uma escola.

Falta de definição dos canais oficiais de comunicação

Se a gestão escolar não define quais são os canais oficiais de comunicação, isso pode gerar diversos problemas. 

Imagine o seguinte: como não há uma definição de quais são os canais oficiais, cada professor entra em contato com a gestão de forma diferente. Fica impossível responder a todos da mesma forma, e é aí que mora o problema. 

Isso porque alguns professores receberão informações diferentes ou incompletas se comparados a outros e isso pode gerar um desconforto geral. 

Quando as informações não estão concentradas em um único lugar, qualquer pequeno problema já é um prato cheio para más interpretações.

Falta de objetividade na comunicação

A falta de objetividade na comunicação pode trazer os mesmo problemas que a falta de definição dos canais de comunicação.

Quando não há objetividade na comunicação, os ruídos ficam à solta e as informações ficam confusas para o público. 

Imagine que há uma data limite para a postagem de notas na plataforma. Qual a melhor forma de oferecer essa informação ao corpo docente: por meio de um comunicado impresso misturado com diversos outros assuntos ou por meio de um calendário mais objetivo com todas as datas importantes compiladas?

A objetividade facilita muito o dia a dia de quem tem diversas outras questões para se preocupar. 

Não permitir a livre circulação de ideias

Outro problema na comunicação interna é quando a gestão escolar não permite a livre circulação de ideias. Ou seja: quando a opinião dos funcionários não importa e as decisões são tomadas arbitrariamente. 

Uma gestão que não permite a troca de ideias ou o oferecimento de sugestões está fadada a ter sérios problemas de comunicação interna. 

E mais do que apenas permitir que as pessoas deem ideias, a gestão precisa ativamente buscá-las e mostrar que está aberta para recebê-las. 

É por isso que é preciso realizar reuniões periódicas e pedir feedbacks contínuos para todos os funcionários para avaliar suas experiências continuamente. 

Não investir em novas tecnologias 

Quando você não torna a tecnologia sua aliada, ela pode se tornar um empecilho no dia a dia dos seus funcionários.

É possível investir em plataformas específicas para a troca de mensagens e comunicados, automatização de envio de emails e diversas ferramentas que podem tornar o fluxo de comunicação diário muito mais simples. 

Mas lembre-se: de nada adianta oferecer tecnologias de ponta se os seus funcionários não souberem como utilizá-las. Afinal, para quê investir em uma tecnologia que na realidade só irá tornar o dia a dia de trabalho ainda mais complicado, não é mesmo? 

Para contar com tecnologias no local de trabalho, é necessário treinar os funcionários para que saibam como utilizá-los. E também não se esqueça, como já levantado anteriormente, de pedir feedbacks a eles sobre as novas ferramentas de trabalho que forem implementadas. 

Como melhorar a comunicação na gestão escolar? 

Para solucionar os principais problemas e melhorar a comunicação interna da escola é preciso implementar algumas estratégias:

  • Defina os canais de comunicação;
  • Seja claro e direto;
  • Mantenha frequência de comunicação;
  • Permita que todos possam contribuir;
  • Invista em tecnologias.

Com essas estratégias, a comunicação na gestão escolar vai atingir outro patamar!

Está na hora de melhorar a comunicação interna da sua escola!

A comunicação interna na escola pode ser um assunto recente, mas isso não significa que não seja importante. Organizações que contam com um fluxo fácil, acessível e transparente de informações têm um dia a dia muito mais produtivo. 

É por isso que, se você quer se destacar no mercado, é preciso começar agora a investir na comunicação interna da sua escola.

E se precisar de ajuda na hora de treinar os seus funcionários sobre isso, conte com a EAD Plataforma para te ajudar!

A EAD Plataforma é uma plataforma de hospedagem que conta com mais de 1.400 clientes ativos. Com alto índice de satisfação dos clientes, você pode oferecer a melhor experiência de ensino para cursos e treinamentos à distância!

Conheça outro assuntos que podem interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy