desvantagens-do-empreendedorismo-digital

Quais as desvantagens do empreendedorismo digital? Como converter desafios em oportunidades?

Se você busca por “empreendedorismo digital” no Google, encontra milhares de resultados que apontam o sucesso do segmento, suas vantagens e benefícios. Mas será que você está pronto para encarar as desvantagens do empreendedorismo digital?

A verdade é que todo empreendimento pode ser avaliado sob duas diferentes óticas. Não à toa, cerca de 1 milhão de empresas fecham as portas anualmente no país. 

Mas não se preocupe: esse não será um artigo pessimista! Seremos realistas quanto às desvantagens do empreendedorismo digital, mas te ajudaremos a contorná-las, transformando desafios em grandes oportunidades! 

Boa leitura! 

Quais as desvantagens do empreendedorismo digital?

A seguir, você conhece as 4 principais desvantagens do empreendedorismo digital. Falaremos sobre cada uma delas, e por que desafios como esses se tornam verdadeiros pesadelos para investidores que não se preparam da maneira adequada para mergulhar no mundo dos negócios online. 

Confira! 

1. Falta de estabilidade financeira

Uma das principais desvantagens do empreendedorismo digital é a instabilidade financeira. Assim como em todo negócio, o trabalho com produtos digitais também é cercado por incertezas em seus primeiros momentos de vida. 

Por mais que haja um robusto planejamento estratégico, os fatores de influência no sucesso financeiro de um negócio baseado na internet são muitos, e têm características variáveis. 

Veja abaixo alguns dos fatores que influenciam na solidez de um negócio digital e que podem atenuar a instabilidade financeira de empreendedores digitais de primeira viagem: 

  • concorrência acirrada;
  • dificuldade de centralizar a atuação;
  • desconfiança por parte dos consumidores;
  • falta de credibilidade para a marca;
  • exploração inadequada dos canais de comunicação; 
  • custos iniciais (com plataformas de hospedagem, aquisição ou licenciamento de produtos digitais).

2. Jornada de trabalho exaustiva

Outra desvantagem do empreendedorismo digital — e que está ligada a uma mudança de mindset do modelo de trabalho convencional para o online — é a falta de horários fixos de trabalho. 

A principal consequência desse cenário é a criação de jornadas de trabalho exaustivas, que duram mais horas do que as convencionais e que demandam atenção do empreendedor em horários e dias inusuais, como fins de semana e feriados. 

A exaustão no trabalho, como sabemos, é uma das principais causas da síndrome de Burnout. A síndrome de Burnout é um esgotamento físico e mental que gera bloqueios e desencadeia graves crises de ansiedade ocasionada por estresse. 

De acordo com a International Stress Management Association (ISMA-BR), citada nesta matéria, o Brasil é o 2º país do mundo com mais casos de Burnout. 

Veja o vídeo abaixo para entender mais sobre a doença. Em seguida, continue a leitura e descubra como contorná-la. 

3. Estresse gerado pela demora no retorno sobre o investimento 

Entre as desvantagens do empreendedorismo digital, podemos destacar o estresse gerado pelo tempo de resposta ao investimento realizado pelo empreendedor. 

Ainda que existam negócios digitais altamente rentáveis e com baixo investimento (como as franquias online), é necessário ter paciência e compreender que o sucesso de um negócio é um processo, e não um acontecimento imediato. 

4. Dificuldade de engajar o público e criar uma rede sólida de consumidores 

Aliada ao estresse ocasionado pela falta de paciência, está a dificuldade de engajar o público em um negócio novo na internet. 

Sabemos que o novo consumidor é exigente, e demora para confiar em uma marca ou produto. Por isso mesmo, a construção de credibilidade é uma etapa fundamental do marketing digital para pequenas e médias empresas

Entretanto, ainda que um negócio digital conte com boas parcerias, a construção de uma rede sólida de clientes e apoiadores (que ajudam a disseminar a marca por meio do marketing de indicação) demanda tempo e paciência. 

Além disso, precisa ser bem conduzida. Do contrário, pode gerar impacto negativo na imagem da marca, que é reconhecida no mercado como “chata”, “insistente”, “inadequada” etc. Por isso mesmo, a dificuldade de engajar o público se configura como uma das desvantagens do empreendedorismo digital 

Como contornar os desafios do empreendedorismo digital? 

Ler nosso artigo até aqui te desanimou? Não se preocupe, é hora de virar o jogo! Afinal, as desvantagens do empreendedorismo digital existem, mas podem ser contornadas com a ajuda de um bom planejamento.

A seguir, elencamos 5 atitudes que ajudam a contornar desafios e transformar os obstáculos do investimento online em grandes oportunidades de crescimento! 

1. Organização 

A primeira dica para contornar as desvantagens do empreendedorismo digital é: faça um bom planejamento. 

Ao estruturar seu negócio de forma profissionalizada, você se prepara para as adversidades e compreende o tempo necessário para que cada etapa de solidificação do negócio aconteça.

O plano de negócios é um bom caminho para quem busca organização no empreendedorismo digital. Nesse documento, você incluirá análises e informações que ajudam a entender: 

  • investimento inicial do negócio;
  • orçamento disponível para as ações; 
  • resultados esperados no curto, médio e longo prazo;
  • público-alvo;
  • estado do mercado; 
  • diferenciais competitivos do negócio; 
  • ameaças externas ao sucesso do negócio; 
  • estratégias de marketing (de curto, médio e longo prazo);
  • indicadores que ajudam a mensurar o sucesso do projeto. 

2. Gestão de tempo 

Quer driblar o estresse no trabalho e dar a volta na síndrome de Burnout? Então invista em gestão de tempo e mude sua relação com o empreendimento digital! 

Gerir seu tempo é fundamental para garantir o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, especialmente se o seu modelo de trabalho é home office. 

Determine o número de horas diárias em que você se dedica ao trabalho e separe bem os momentos de concentração e de lazer. 

Uma dica para fazer uma gestão de tempo efetiva é investir em aplicativos e ferramentas de organização e produtividade

3. Educação financeira

Seja qual for a promessa de retorno sobre o investimento, um bom planejamento financeiro é a chave para driblar desvantagens do empreendedorismo digital. 

Assim, você é capaz de aguardar o tempo de maturação do negócio sem ansiedade, e garante a sustentabilidade do investimento durante o período. 

O planejamento financeiro é um dos elementos do Plano de Negócios, citado no primeiro item dessa lista. Seja específico quanto às necessidades da empresa e tenha a certeza de que há capital de giro suficiente para manter o empreendimento de pé — de forma saudável —  enquanto o retorno não vem. 

Viu só como um bom planejamento pode ajudar a contornar as desvantagens do empreendedorismo digital? De quebra, você consegue se preparar emocionalmente para a etapa de “decolagem” do seu negócio, sem se render ao estresse.

Antes de ir embora, que tal ler mais alguns artigos sobre empreendedorismo e produtos digitais? Fizemos uma lista especialmente para você! 

[Guia] Como empreender na internet? 

8 ferramentas para empreendedores digitais 

Dicas de empreendedorismo digital

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy