laptop aberto para como trabalhar no mercado digital e empreendedorismo digital

Entenda como funciona o mercado digital + dicas valiosas para empreendedores

Se sua empresa ainda fecha os olhos para o potencial do mercado digital, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de fortalecer sua marca e expandir sua carteira de clientes.

Isso porque as redes sociais, os mecanismos de pesquisa (como o Google) e outros recursos do ambiente virtual tornaram-se grandes oportunidades de ganhar dinheiro. E a pandemia da Covid-19 ajudou a acelerar esse processo.

Para se ter uma ideia, 87,5% das empresas brasileiras aceleraram sua transformação digital durante o primeiro ano de pandemia. Além disso, 54% dos empreendedores que estão no mercado digital brasileiro iniciaram os negócios apenas em 2020, segundo a Dell Technologies e a Spark Hero, respectivamente.

Os números mostram objetivamente como a internet e a tecnologia estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia por meio de um fenômeno que os especialistas denominam de transformação digital. 

E o mundo dos negócios, de forma estratégica, vem se mostrando cada vez mais interessado nesse espaço.

Enfim, o mercado digital oferece inúmeros meios para você prosperar. Basta identificar seu talento, recursos necessários e as demandas do público para que você possa brilhar.

Portanto, quer entender melhor o que é mercado digital, como ele funciona e quais são suas principais tendências? Leia nosso guia especial até o fim!

O que é mercado digital?

O mercado digital é um centro de negociações entre vendedores e prestadores de serviços com seu público consumidor. 

Em suma, tudo que se comercializa na internet, independente de serem transações entre empresas (B2B) ou voltada para o comprador comum, faz parte desse universo.

A tendência desse novo modelo de comércio vem se mostrando mais do que um diferencial para que empreendedores fortaleçam sua marca e alcancem um mercado consumidor mais abrangente, mas sim uma necessidade.

Há uma expectativa de que o mercado digital cresça em um ritmo de 19,1% ao ano entre 2021 e 2026. Pois a quantidade de dinheiro movimentado por negócios na internet, que foi de U$ 521,5 no ano passado, deve saltar para U$ 1247,5 em 5 anos, segundo a Globe News Wire.

Portanto, os negócios pelas plataformas virtuais devem crescer de forma hegemônica com o passar dos anos, e o empreendedor que não estiver preparado vai ficar pelo caminho.

Tipos de Mercado Digital

Falando em plataformas virtuais, elas são fundamentais nesse processo de transformação digital e, juntas, elas combinam os dois tipos de mercado digital. Confira:

Domínio próprio 

Se formos fazer uma analogia com o mercado tradicional, adquirir um domínio próprio é o equivalente a montar sua loja física em um prédio que já está no seu nome. 

Em suma, ter um domínio próprio é o mesmo que ter um website totalmente seu, onde você pode: 

  • personalizar o layout da sua página e aplicativo; 
  • controlar as formas de pagamento e o ambiente de venda como quiser; 
  • e ter um espaço central e mais profissional para divulgação.

Marketplaces e outros espaços de vendas

Marketplaces funcionam como verdadeiros shopping centers virtuais, pois são espaços que reúnem um grande número de lojistas, que vão desde grandes empresas varejistas até o micro vendedor, que contemplam uma diversidade de departamentos e segmentos do comércio.

Dentre os gigantes desse setor no Brasil que ajudam a popularizar o empreendedorismo digital, estão as Americanas, a Amazon, o Mercado Livre, entre outros.

Além disso, as redes sociais são plataformas que também entraram nessa onda. Por exemplo, o Facebook e o Instagram são hoje mídias que contam com seu próprio marketplace para que os vendedores possam expor seus produtos. 

No caso dos prestadores de serviço, existem espaços como plataformas de divulgação Educação à Distância para cursos onlines, sites para anúncios de freelancers (redatores, designers, gestores de mídias sociais) e muito mais.

Além disso, as próprias redes sociais são ambientes acessíveis e flexíveis onde é possível divulgar seus produtos ou trabalho.

Quais as vantagens do mercado digital?

A popularidade do mercado digital deriva de suas flexibilidade e acessibilidade tanto para o empreendedor quanto para o cliente. 

Afinal, diferentemente do espaço físico, a internet proporciona a suspensão dos limites geográficos e a possibilidade de expor seu produto para qualquer cliente mundo afora. 

Além disso, atualmente é possível que um empresário monte uma empresa e tenha funcionários sem a necessidade de pagar aluguel, conta de luz, água, entre outros gastos, em função do aprimoramento do trabalho remoto, das reuniões via videoconferência e muito mais.

Já em relação ao outro lado da cadeia comercial, a experiência do cliente ganhou inúmeras vantagens, como a praticidade de poder fazer compras e até pedir comida pela internet com apenas alguns clicks no smartphone ou computador.

Além disso, o crescimento do mercado digital também permitiu que surgissem ferramentas tecnológicas de inteligência de dados capazes de refinar o conhecimento da empresa sobre os padrões e perfil de comportamento dos clientes.

E qual o resultado disso? Conhecendo melhor seu público-alvo, mais agradável e personalizada será a jornada de compra do consumidor como um todo. Afinal, ele terá um atendimento mais atencioso e que solucionará suas necessidades com mais agilidade.

Como ganhar dinheiro no mercado digital? 10 ideias

Seja como um prestador de serviços autônomo e freelancer, criando uma grande empresa ou simplesmente criando vídeos para o YouTube: são inúmeras as formas de como ganhar dinheiro no mercado digital. 

O segredo está apenas em descobrir seu talento e principais habilidades e, com isso, identificar as principais demandas do público para responder às suas principais dores.

Diante disso, separamos 10 ideias de como ganhar dinheiro no mercado digital com as profissões e serviços que estão em alta. Confira!

1. Mercado digital de afiliados

O mercado digital de afiliados é uma vertente do marketing que funciona por meio do pagamento de comissão de vendas para criadores de conteúdo autônomo

Lembra daqueles vários criadores de conteúdo que, ao divulgarem um produto, disponibilizam um link específico para você adquirir aquele item? Isso é um exemplo de marketing de afiliados na prática.

É justamente por meio daquele link particular que a marca do produto vai identificar que você fez uma compra por meio da divulgação de um determinado conteúdo. Dessa forma, cada venda feita pelo link personalizado, representa um percentual do valor entrando na conta do divulgador.

Esse ramo de mercado digital vem crescendo cada vez mais e é muito comum ver criadores de conteúdo associando seu nome a diversas empresas para conseguir sua comissão. As divulgações são feitas, em especial, por postagens nas redes sociais. 

2. Criador de conteúdo

Uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro no mercado digital sem maiores investimentos ou recursos financeiros é pela criação de conteúdo. Esse campo de atuação ainda tem um atrativo a mais por abranger diversas modalidades de prestadores de serviços, como redatores, designer, youtuber, entre outros.

Dentre as principais possibilidades que o criador de conteúdo autônomo pode investir, estão a criação de:

  • vídeos no YouTube;
  • artigos para blogs e landing pages;
  • e-books;
  • podcast e muito mais.

Se você tem talento para escrever, por exemplo, procure aprender mais sobre o mecanismo de Search optimization Engine (SEO).  

Ele consiste em um conjunto de estratégias utilizadas no momento da confecção de um conteúdo para que ele receba um bom posicionamento nos principais buscadores de pesquisa, como o Google ou até mesmo por meio da plataforma do YouTube.

Dessa forma, é possível colocar conteúdos de qualidade nas primeiras páginas das pesquisas, o que aumenta consequentemente o número de visualizações e engajamento desse material.

Como criador de conteúdo SEO, você pode desenvolver material tanto para um blog próprio monetizado e usar seu engajamento como moeda de troca para anúncios publicitários de outras empresas. Além disso, você pode oferecer seu conhecimento para companhias que queiram fortalecer sua marca na internet.

Afinal, todos querem expor sua marca e produtos numa das grandes vitrines desses tempos de transformação digital: a primeira página do Google.

Além do retorno técnico do SEO, há também a chance de você utilizar seu talento e conhecimento em produtos audiovisuais para um canal no YouTube ou página em redes sociais com ótima exposição. 

Sites como o YouTube, por exemplo, pagam até remuneração para seus influenciadores digitais mais destacados.

3. E-commerce

O e-commerce, além de um ótimo artifício para driblar a pandemia, também vem se consolidando como um dos meios mais lucrativos de sucesso no mercado digital.

A estimativa é que o segmento feche 2021 com R$ 304 bilhões de faturamento total. Isso representa 38% a mais que os ganhos do ano anterior, segundo a CNC.

E os marketplaces, dos quais já falamos mais acima, estão no centro dessas novas tendências. Afinal, hoje em dia, é possível até para pequenos comerciantes se associarem a grandes espaços varejistas, como a Amazon e o Mercado Livre.

Esses espaços costumam premiar e promover lojistas com bons números e também possuem meio de crescimento interno que podem impulsionar mais ainda seus lucros.

No e-commerce, há também a possibilidade de empreender por meio do dropshipping. Essa modalidade de comércio dá condições ao vendedor de lucrar por meio da revenda de produtos de outros fornecedores. Isso é, você não precisa nem ter estoque! 

O cliente faz a compra junto ao catálogo de sua marca. Imediatamente, você faz o pedido do item ao seu fornecedor para envio imediato para a casa do seu cliente. O lucro se dá a partir da subtração entre o valor pago pelo seu cliente e o dinheiro gasto na compra junto ao seu fornecedor.

4. Programador

O profissional de códigos de programação representa um perfil com imensa carência de demanda no mundo inteiro. E, como vivemos a ascensão do mercado digital e dos serviços remotos, hoje é possível para um profissional de inteligência de dados ou de desenvolvimento WEB trabalhar do Brasil para empresas de todo o mundo.

Isso acarreta, muitas vezes, no recebimento de valores em dólar para viver no Brasil, o que gera um aumento de receita substancial em função da diferença cambial entre o Real e a moeda americana.

A oferta de vagas para desenvolvedor web, por exemplo, deve crescer mais que o dobro da média de todas as outras até 2029, segundo estimativa da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos EUA, que prevê essa tendência para todos os continentes.

Esse tipo de desenvolvedor basicamente atua na manutenção e desenvolvimento de websites ou aplicativos para companhias que desejam se posicionar melhor na internet. 

>>> Quer aprender mais sobre quanto ganha um programador? Confira o vídeo abaixo!

5. Curso EAD

Por fim, chegamos a um segmento forte da nossa sociedade e economia que também não passou imune às novas tendências do mercado digital. Afinal, mais do que nunca, sim, é possível conseguir ganhar dinheiro com cursos online e em outras vertentes da Educação à Distância.

As possibilidade de curso online que fazem mais sucesso são as seguintes:

>>> Entenda todo os truques para vender seu curso online com eficiência:

Entretanto, muitos educadores que querem ingressar no mercado digital ainda possuem muitas dificuldades para conseguir hospedar os cursos, oferecer métodos de pagamentos modernos e, além disso, propiciar uma estrutura de aprendizado rica em recursos pedagógicos para os seus alunos.

Quer saber como ter tudo isso de uma forma eficiente e simplificada? A EAD Plataforma tem os recursos com as soluções certas e é uma ótima solução para quem busca como trabalhar no mercado digital de educação.

Caso tenha interesse, faça o agendamento de uma demonstração personalizada para conhecer mais detalhes da nossa estrutura para montar suas aulas onlines.

Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo super especial sobre mercado digital! Se quiser se informar mais sobre as novas tendências desse segmento, continue acompanhando as postagens do nosso blog. Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy