como-fazer-landing-page

Como fazer landing page? Passo a passo do planejamento à mensuração!

Entender como fazer uma landing page pode ser o seu passaporte para uma estratégia de conversão mais efetiva. E quem diz isso não somos nós, são as estatísticas

  • As landing pages são o caminho mais efetivo para converter leads via formulário (23% de taxa média de conversão);
  • Aumentar o número de landing pages de 10 para 15 aumenta sua taxa de conversão em 55%; 

E aí, despertamos sua curiosidade para entender como fazer uma landing page? Então continue a leitura! 

Como fazer uma landing page? 

Se você pensa em dinamizar sua estratégia de marketing digital e direcionar seu conteúdo para a captação de leads com verdadeiro potencial de compra, a landing page pode ser uma boa ferramenta. 

Para te ajudar com isso, preparamos este guia completo sobre como fazer landing page. Confira! 

Ferramentas úteis

Nossa primeira informação já é uma notícia boa! Felizmente, você não precisa se preocupar em gastar muitas horas preparando a estrutura e muito menos a programação da sua página. Hoje em dia, há diversas ferramentas no mercado especializadas em fazer landing pages de forma didática e simplificada.

Basta escolher aquela que melhor se encaixe em suas demandas e começar a estruturar seu conteúdo! Aqui vão algumas dicas de ferramentas que te ajudam a realizar a tarefa: 

Veja mais algumas sugestões no vídeo abaixo: 

4 elementos-chave

E aí, escolheu a sua ferramenta preferida? Então é hora de avançarmos para descobrir, efetivamente, como fazer uma landing page. 

Costumamos dizer que a estrutura da página de conversão é segmentada em 4 elementos-chave. Você, como bom empreendedor digital, não pode deixar nenhuma delas de fora ao estruturar a sua landing page! 

Título/Subtítulo

Conhece a expressão “a primeira impressão é a que fica”? No caso das landing pages, esta é uma verdade absoluta! Uma pesquisa recente revelou que, a cada 10 usuários de internet no Brasil, 7 leem apenas o título de uma matéria ou conteúdo apresentado. 

Isso significa que sua página de conversão precisa ser capaz de cumprir seu propósito principal em suas primeiras informações, ou seja, ter um título e subtítulo verdadeiramente atrativos. 

Para isso, aqui vão algumas dicas: 

  • capriche nos adjetivos. Seu conteúdo deve ser “exclusivo”, “completo”, “definitivo”, etc.; 
  • conduza o leitor a uma ação;
  • mostre que você entrega o que promete; 
  • use palavras-chave. 

Veja também alguns exemplos de títulos de landing pages inspiradoras: 

Imagem

A imagem da landing page deve reforçar o conteúdo oferecido. Além disso, é uma ótima oportunidade para fixar o branding da marca e lançar mão de elementos que ajudem o lead a identificar a sua empresa. 

Você pode fazer isso com vetores, imagens, cores etc. O importante é assegurar que esta imagem contribua para o entendimento daquilo que é oferecido e, sobretudo, ajude a estimular o potencial cliente a preencher o formulário de vendas. 

Veja um exemplo de imagem que ajuda a “vender” o conteúdo da landing page. A página explora a imagem dos palestrantes da live, que são figuras conhecidas no mundo do empreendedorismo e da educação, para fortalecer a credibilidade do evento e levar mais usuários à inscrição.  

Descrição 

Este é o momento de utilizar seus melhores argumentos de venda. Na descrição, o potencial cliente precisa perceber: 

  • o valor do conteúdo oferecido;
  • vantagens de preencher o formulário; 
  • por que aquele material é melhor do que o da concorrência. 

Formulário

Por fim, o formulário. Este é o grande CTA (Call to Action, ou chamado para ação) da página, e precisa ser formulado com atenção.

Se, por um lado, abusar da quantidade de perguntas pode levar o lead a desistir do preenchimento, inserir questões sem relevância pode tornar a estratégia nula. 

Portanto, seja estratégico neste momento! Reflita sobre a natureza do seu negócio, sobre seu plano de ação e sobre as informações que podem ajudar a enriquecer este plano. 

Veja alguns exemplos abaixo: 

  • conhecer o nome dos potenciais clientes da empresa é sempre válido. Isso ajuda a tornar a comunicação personalizada e humanizada; 
  • a data de nascimento pode ajudar a segmentar seu nicho de atuação e a entender que tipo de linguagem funciona melhor para seu público-alvo; 
  • informações como profissão, cidade/estado, gênero etc, podem ajudar a enriquecer estratégias de produtos oferecidos para nichos específicos.

Aqui está o exemplo de formulário apresentado pela EAD Plataforma a potenciais consumidores do período trial da nossa plataforma e-learning

Detalhes técnicos 

Após estruturar sua landing page, é preciso se atentar a mais alguns detalhes técnicos que podem fazer toda a diferença na hora de captar novos clientes para o seu produto digital

Veja quais são eles: 

URL

Além de entender como fazer uma landing page, é importante saber estruturar os detalhes do conteúdo. E a URL é um deles. 

Trata-se do endereço virtual que leva à sua página de conversão. Ele deve ser amigável, portanto, curto, objetivo e, preferencialmente, reduzido à palavra-chave de busca daquele conteúdo. 

Veja as URLs abaixo. Elas representam o endereço das landing pages utilizadas neste artigo como exemplos: 

  • /estrategia-nas-redes-sociais
  • live-empreendedorismo-social-com-cris-arcangeli 

Promoção em redes sociais

Além de configurar a landing page, você já deve utilizar a ferramenta escolhida no início deste artigo para programar sua divulgação nas redes sociais, como Instagram e Facebook. 

Dessa forma, ao promover seu conteúdo, a imagem será associada de forma automática à landing page. 

E-mail de agradecimento

Converteu um lead com o preenchimento do formulário? Não se esqueça de entregar o conteúdo adquirido e de agradecer pelos dados. Este é o primeiro passo na construção de um relacionamento cliente-empresa satisfatório. 

Como mensurar a efetividade da landing page? 

Pronto. Agora sim, você sabe como fazer uma landing page. Mas, quando falamos em marketing digital, saber fazer é apenas metade do caminho. 

Também é fundamental saber avaliar o sucesso da estratégia, bem como entender as oportunidades de melhoria. 

A seguir, separamos dois indicadores de efetividade da landing page. 

Notificações de conversão

Ao ativar as notificações de conversão na sua ferramenta, você terá acesso em tempo real às conversões realizadas pela página. Este é o primeiro indicador de sucesso da sua estratégia. 

Lead Scoring

Além das notificações de conversão, que indicam quantas pessoas preencheram o formulário e se tornaram leads da empresa, é importante atestar a qualidade destes leads.

Afinal, uma landing page que converte muito, mas não atrai o perfil de cliente ideal do negócio não cumpre seu principal propósito, certo? 

Lead Scoring é uma ferramenta de pontuação de potenciais clientes. Quanto mais próximo do perfil ideal de consumidor do produto ou serviço oferecido pela empresa, mais pontos aquele lead ganha. 

A partir daí, leads com maior pontuação são direcionados para uma abordagem comercial com foco em venda, enquanto aqueles com menor pontuação são trabalhados ou descartados (quando não há sintonia entre seu perfil e o produto oferecido pela empresa). 

Veja um pouco mais sobre lead scoring no vídeo abaixo: 

Capriche no conteúdo! Dicas de copywriting para marketing digital 

Agora que você sabe como fazer uma landing page, deve ter percebido o quão fundamental é o conhecimento de estratégias de conteúdo que convertem, não é mesmo? 

Em marketing digital, “conteúdo que converte” é traduzido como copywriting, tema de dois artigos super completos, os quais indicamos logo a seguir: 

o que é copywriting? 

10 técnicas de copywriting

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy