Trilha de aprendizagem para educação infantil: como fazer o ensino das crianças decolar?

De acordo com reportagem do Brasil Escola, o uso do lúdico como estratégia de ensino tem potencializado a aprendizagem dos alunos, 

Isso acontece porque, por meio dessa prática, os estudantes associam o conhecimento com prazer. Logo, aprendem com mais facilidade.  

Isso, é claro, pode ser replicado para os pequenos. 

É por isso que tem se popularizado cada vez mais a chamada trilha de aprendizagem para educação infantil. Elas garantem que a criança se divirta, desenvolva a sua criatividade e tenha autonomia na hora de aprender de uma forma muito mais ativa e leve.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”

Paulo Freire

E com a pandemia de covid-19, o ensino EAD e o híbrido vieram para ficar como ferramentas essenciais de aprendizagem. Para se ter uma ideia, segundo uma reportagem da Agência Brasil, as matrículas em cursos superiores de EAD superam as presenciais em 2020.

Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 em instituições públicas e privadas, 53,4% optaram por cursos a distância e 46,6%, pelos presenciais. E a tendência é que aos poucos essa realidade ultrapasse o ensino superior e chegue também nas escolas.

Neste artigo você vai aprender o que é trilha de aprendizagem para educação infantil, suas vantagens, diferentes tipos e como criar uma de forma simples e rápida. 

Gostou? Então continue a leitura!

O que é uma trilha de aprendizagem?

A trilha de aprendizagem nada mais é do que uma metodologia de ensino que explora várias formas de aprendizado de modo dinâmico. 

Imagine uma criança aprendendo as letras do alfabeto. Não parece muito mais divertido aprender com a ajuda de músicas, vídeos interativos, jogos e brincadeiras do que simplesmente repetir diversas vezes as letras até a criança decorar?

Nas trilhas de aprendizagem, há várias etapas que o educando precisa passar e em cada uma delas aprende algo novo. Com isso, a informação pode ser transmitida de diversas maneiras, tornando o aprendizado mais natural e orgânico.

Neste artigo estamos falando especificamente da trilha de aprendizagem para educação infantil, mas é possível fazer trilhas para adolescentes, colaboradores de empresas, pacientes na área da saúde e muito mais!

Agora que você já sabe o que são as trilhas de aprendizagem, precisa saber também seus diferentes tipos.

Saiba mais: Dinâmica de integração para alunos: 7 atividades para melhorar o entrosamento em turmas online e presenciais

Tipos de trilhas de aprendizagem

Existem dois tipos de trilha de aprendizagem para educação infantil de acordo com a metodologia utilizada:

  • Linear: quando os objetos de aprendizagem seguem uma sequência. É preciso finalizar um módulo para seguir para o próximo. A trilha linear é interessante quando é estabelecida uma sequência lógica de aprendizado;
  • Agrupada: quando os objetos de aprendizado não precisam seguir uma sequência. É possível escolher qual módulo quer realizar primeiro e em qual ordem. A trilha agrupada traz mais autonomia para o educando. 

Leia também: Conheça os 3 principais tipos de gestão escolar, seus benefícios e como escolher!

Além disso, é possível desenvolver uma trilha de aprendizagem para educação infantil tanto no formato presencial quanto no formato EAD, de acordo com as diferentes necessidades do assunto e da criança.

Por exemplo, se você é um professor que oferece aulas particulares ou um pai ou mãe bastante engajado na educação do seu filho, a trilha de aprendizagem EAD pode ser bastante interessante para desenvolvê-lo.

Já nas escolas, prevalecem as trilhas de aprendizado presencial, afinal é importante também a convivência e a troca entre as próprias crianças.

Por que fazer uma trilha de aprendizagem para educação infantil?

Se depois de todos os argumentos que oferecemos até agora ainda não te convencemos da importância da trilha de aprendizagem para educação infantil, seguem mais alguns pontos positivos para investir nesse formato.

  • Oferece mais personalização: nas trilhas de aprendizagem, o desenvolvimento acontece de forma personalizada. Desse modo, é levado em conta as características de cada criança para maior aproveitamento;
  • Gera mais interesse: o formato lúdico de aprendizado, principalmente para uma criança em desenvolvimento, é muito mais interessante do que o modo tradicional;
  • Exercita a autonomia da criança: a criança toma as rédeas de seu aprendizado. Ela aprende que não precisa sempre de um mediador para alcançar conhecimento, mas que consegue encontrá-lo sozinha;
  • Desenvolve competências muito valiosas: essa metodologia desenvolve a criança para se tornar um adulto com qualidades muito atrativas atualmente, como a proatividade e o engajamento na hora de aprender.

Também é importante ao final da execução da trilha fazer uma avaliação dos resultados e ajustar o que pareceu não funcionar muito bem com o seu público. 

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”

Aristóteles

Como montar uma trilha de aprendizagem para educação infantil?

Está na hora de aprender como fazer uma trilha de aprendizagem. Então vamos lá!

Primeiro, é essencial definir quatro pontos:

  • O objetivo do aprendizado: o que você quer que a criança aprenda ao finalizar a trilha?
  • O formato da trilha: quais os seus recursos? O que você está ensinando? Isso precisa ser levado em conta. Se for escolher o formato EAD, é preciso ter uma boa plataforma especializada por trás.
  • O conteúdo da trilha: quais são os conteúdos que você abordará para que a criança chegue no objetivo determinado no início?
  • Os métodos que serão empregados para cada etapa: em qual formato será desenvolvida cada etapa?

Saiba mais: Turbine o ensino remoto: 3 estratégias pedagógicas para EAD!

E se você ainda não sabe por onde começar, saiba que existem diversos materiais disponíveis para ajudar na hora de elaborar um plano para uma trilha de aprendizagem. 

O governo da cidade de São Paulo, por exemplo, oferece cartilhas de trilhas de aprendizagem para educação infantil, de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos.

E se você está pensando em fazer uma trilha de aprendizagem no formato EaD, que tal colocar a mão na massa e já começar a desenvolver? 

Fazendo a sua trilha de aprendizagem EAD

Se você já decidiu que quer fazer uma trilha de aprendizagem para educação infantil em formato EAD, sabe que é preciso utilizar uma boa plataforma. 

Até porque não adianta nada o conteúdo estar perfeito, mas não entregar uma boa experiência, não é mesmo?

Nesse caso, a EAD Plataforma é ideal para desenvolver as melhores trilhas de aprendizagem de todos os tipos.

Nela, é possível ter total controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. Além de ter em mãos uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização.

Confira as funcionalidades da EAD Plataforma:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados;
  • Múltiplos Professores;
  • Provas.

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis para ter certeza de que ela é isso tudo mesmo e muito mais! 

Gostou do conteúdo? Então já pode colocar tudo o que aprendeu em prática e criar projetos incríveis de trilhas de aprendizados para educação infantil!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy