A internet abriu portas para muitos empreendedores que viram no espaço uma oportunidade flexível e acessível para divulgar e gerir uma empresa própria. Desde o varejo de roupas até a comercialização de cursos EAD, há inúmeras ideias de negócios online que vale a pena investir para ter uma boa renda em troca.
O empreendedorismo digital há anos já é uma tendência forte no Brasil e os anos de pandemia da Covid-19 aceleraram ainda mais o processo por causa das medidas de isolamento social.
Para se ter uma ideia, antes da pandemia o percentual de empresas brasileiras com presença digital era de 59%, mas bastaram poucos meses para esse percentual chegar à marca de 70%, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Nesse contexto, preparamos uma lista com cinco ideias de negócios online para que você possa se inspirar, ganhar dinheiro e prosperar como empreendedor digital. Confira!
5 ideias de negócios online
1. Fazer gerenciamento de redes sociais
As redes sociais são um trunfo para o empreendedorismo digital por ser terreno fértil para divulgação de marca e até mesmo um canal de vendas. O fato é que a maioria dos empresários já sabem disso, mas muitos deles não possuem o conhecimento, nem o tempo e nem uma equipe profissional própria para executar essa tarefa.
Sendo assim, se aperfeiçoar no gerenciamento de redes sociais e oferecer esse trabalho na internet é uma das melhores ideias de negócios online e com grande possibilidade de retorno financeiro.
O trabalho consiste basicamente na elaboração de uma estratégia de marketing nas principais redes sociais, criação de peças e interação com o público.
Esse job pode ser exercido tanto por meio de um regime de trabalho com uma empresa ou de forma autônoma e sem precisar sair de casa.
2. Abrir um e-commerce
O e-commerce brasileiro fechou 2021 com um faturamento aproximado de R$304 bilhões e um crescimento de 38% em relação a 2020, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Para quem não sabe, ele é um ramo do varejo no qual as vendas são feitas 100% online. Em muitos casos, não há a necessidade de ter uma loja física e, consequentemente, não precisar lidar com preço de aluguel.
É essa flexibilidade, somada ao crescimento do setor, que atrai um grande número de pessoas a criar:
- seu próprio site;
- perfis comerciais em redes sociais;
- ou se cadastrar em marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Shopee e muitos outros.
Além disso, a variedade de segmentos e possibilidades de mercadorias que você pode vender é imensa: desde peças de vestuário, passando por eletrônicos até livros ou artigos de pet shop.
3. Dropshipping
O dropshipping é uma modalidade de comércio online extremamente popular nos dias de hoje. Ela consiste na venda de produtos sem a necessidade de tê-los em estoque ou de perder tempo com gestão logística de entrega.
Mas como isso funciona?
O empreendedor anuncia na sua página produtos que não lhe pertencem, mas que ele pode obter por meio de fornecedores específicos.
Dessa forma, quando o cliente realiza a compra e o dono do negócio recebe o pedido, ele faz a requisição junto ao fornecedor e direciona a entrega para a casa do cliente.
Portanto, o lucro dessa operação é resultado da subtração do montante pago pelo cliente e os gastos que o empreendedor teve ao adquirir a mercadoria com o fornecedor.
Em geral, o dropshipping é bastante utilizado para a comercialização de produtos internacionais pouco acessíveis no mercado brasileiro.
4. Produção de conteúdo monetizado
O terceiro item da nossa lista de ideias de negócios online é a produção de conteúdo monetizado.
Essa modalidade de empreendimento já contempla uma diversidade de profissionais que têm como ganha-pão a criação de:
- artigos para blogs;
- e-books;
- vídeos para o youtube;
- podcasts;
- e materiais para redes sociais.
No caso de blogs, por exemplo, a receita pode vir tanto por meio de um domínio próprio que monetiza por meio de anúncios, como também é possível empreender como freelancer para a criação de textos para blogs e sites diversos.
No caso de vídeos do YouTube, por outro lado, a plataforma costuma premiar com uma quantia financeira os usuários que alcançam determinado número de engajamento.
Além disso, é possível angariar patrocínios em virtude do seu público. Enfim, a produção de conteúdo propicia inúmeros tipos de negócios para abrir online.
5. Cursos de EAD
Para encerrar nossa lista de ideias de negócios online, vamos falar um pouco sobre a venda de cursos online.
Para se ter uma noção do crescimento dessa modalidade de ensino, a previsão é que já no ano de 2022 o número de alunos matriculados em cursos de graduação online seja superior aos estudantes de faculdades presenciais, segundo o Educa Insights.
Além disso, vemos hoje em dia cursos de Educação à Distância (EAD) de todos os tipos surgindo na internet. Os conteúdo são vários:
- curso de inglês ou de outros idiomas;
- programação;
- reforço escolar;
- marketing digital;
- dentre muitos outros!
>>> Veja dicas preciosas de como vender seu curso online:
Para completar, ainda há plataformas comerciais com estrutura já pronta e rica de recursos pedagógicos para que o empreendedor interessado em montar seu próprio curso online possa utilizar.
Portanto, se você tem o desejo de desenvolver seu próprio curso online para vender na internet, a EAD Plataforma tem os recursos com as soluções certas para que você comece a colocar a mão na massa.
Agende uma demonstração personalizada para que você conheça mais detalhes da nossa estrutura para montar suas aulas online!
Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo com 5 tipos de negócios online para empreender digitalmente. Até a próxima!
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024