trabalhar como afiliado vale a pena

Trabalhar como afiliado vale a pena? Veja prós e contras de se afiliar a um negócio digital

Existem duas formas de começar um empreendimento digital: uma delas é assumindo o papel de produtor, criando diferentes tipos de infoprodutos para comercializar na internet, enquanto a outra está relacionada com a promoção e divulgação dessas criações. Mas será que trabalhar como afiliado vale a pena?

O marketing de afiliados é uma profissão online em ascensão e atrai cada vez mais interessados pela possibilidade de divulgar produtos em troca de dinheiro. No entanto, essa tarefa é muito mais exigente do que parece e requer, no mínimo, uma boa estratégia de atração de tráfego e geração de leads.

Um bom afiliado precisa construir uma relação direta com seu público para convencê-lo a adquirir um produto. É preciso investir em uma série de conteúdos em diferentes plataformas e redes sociais e até mesmo em mídia paga para alcançar resultados significativos.

Quer conhecer as nuances dessa profissão para saber se vale a pena ser afiliado digital? Então leia este texto até o final para descobrir como trabalham os diferentes tipos de afiliados e as vantagens e desvantagens dessa função essencial do empreendedorismo digital.

Trabalhar como afiliado vale a pena?

É impossível responder essa pergunta sem saber exatamente o que fazem os afiliados digitais. De forma resumida, podemos dizer que esses profissionais atuam como uma ponte entre o produtor digital e o cliente.

Fazendo um paralelo com o mercado físico, os afiliados são como revendedores de uma fábrica de roupas que vendem as peças para os lojistas em troca de comissões. O vídeo abaixo, do canal GoMakers, oferece uma explicação detalhada de como funciona o marketing de afiliados:

A forma mais fácil de começar na profissão é por meio do cadastro em um site de afiliados para ter acesso ao catálogo de produtos da empresa e começar a anunciar. Existem várias plataformas para isso.

Porém, antes de botar a mão na massa, lembre-se que essa é uma atividade cheia de nuances. E, para entendê-las melhor, vamos conhecer os três tipos de afiliados digitais:

1) Afiliado Autoridade

Esse tipo de afiliado normalmente trabalha com blogs e redes sociais, nos quais já consolidou seu público e construiu uma base de leads. Sua principal característica é ser reconhecido como uma referência em sua área de atuação; ou seja, alguém que possa falar com autoridade sobre um produto.

Justamente por ser tão respeitado, o afiliado autoridade consegue gerar tráfego de forma orgânica, sem precisar pagar nada para atrair seus clientes.

2) Afiliado Árbitro

Esse tipo de afiliado assume, na prática, um papel de investidor, que não se expõe e realiza o trabalho de promoção por meio da criação de anúncios em diversas plataformas online. Por esse motivo, ele não precisa ser um especialista na área de atuação relacionada com o produto.

Para ser um afiliado árbitro é muito mais importante dominar as estratégias de marketing e saber como usar ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e YouTube Ads.

3) Afiliado Renda Extra

Também conhecido como revendedor, esse tipo de profissional usa sua própria base de dados para pesquisar produtos em plataformas para indicar a pessoas com demandas específicas. Como o próprio nome diz, é ideal para quem quer fazer uma renda extra.

A principal característica do afiliado renda extra é que ele precisará gastar muito pouco para divulgar produtos, mas, por outro lado, terá um alcance bastante limitado por não ter uma estratégia de marketing digital.

Vantagens de ser um afiliado digital

Agora que você já sabe como a função é desempenhada, é hora de conferir as principais vantagens de trabalhar como afiliado digital. São elas:

Liberdade e autonomia

Você poderá se focar em diversos nichos e trabalhar na promoção de vários produtos ao mesmo tempo. Além disso, terá total liberdade para fazer seus próprios horários e escolher onde e como exercer suas atividades. Afinal de contas, você é seu próprio patrão.

Baixo custo

Ser um afiliado é a forma mais fácil e barata de começar um negócio na internet. Os custos de produção correm todos por conta do produtor e será preciso investir apenas no marketing digital dos infoprodutos.

Menos responsabilidade

Além do baixo custo, o afiliado não precisa se preocupar com a logística ou o suporte. Depois que a venda é realizada, tanto a entrega quanto o atendimento ao cliente são de inteira responsabilidade do produtor.

Não exige muita experiência 

Qualquer pessoa com um computador com acesso à internet pode trabalhar com marketing de afiliados, mesmo sem qualquer experiência na área. No entanto, é preciso estudar muito e ficar antenado em estratégias de gestão e vendas para se destacar.

Menos riscos

Como dissemos acima, um afiliado não gasta nada com produção, logística, suporte ou salários de funcionários. O infoproduto já está pronto para ser vendido e, caso não consiga um comprador, seu prejuízo será baixo.

Além disso, com a intermediação de uma plataforma confiável, não existe nenhum risco de ficar sem receber as comissões.

Desvantagens de ser um afiliado digital

Porém, nem tudo são flores e, para decidir se realmente vale a pena trabalhar como afiliado, é preciso conhecer as desvantagens da atividade. Confira as principais:

Pode demorar a dar certo

Não caia na ilusão do dinheiro rápido. Mesmo correndo poucos riscos, o afiliado digital precisará dedicar bastante tempo e esforço para testar diferentes estratégias de marketing e vendas para estabelecer sua presença online e, finalmente, conseguir lucrar.

Renda imprevisível

Como a remuneração é baseada no desempenho de vendas, é complicado estimar qual é a renda de um afiliado digital. É preciso, inclusive, estar pronto para não ganhar nada caso sua estratégia de divulgação não dê certo.

Concorrência acirrada

Como destacamos acima no tópico das vantagens, não é complicado se tornar um afiliado digital. No entanto, a facilidade na entrada desse mercado também acaba criando uma quantidade considerável de concorrentes que farão o possível para conseguir os mesmos clientes que você.

Custos progressivos

Embora não seja preciso gastar muito para começar, saiba que esses custos vão aumentar ao longo do caminho. Justamente para se destacar no meio da concorrência, será preciso buscar especializações e novos equipamentos e tecnologias para atrair clientes.

Os clientes são do produtor

Como a função do afiliado é basicamente fazer uma ponte, isso significa que os dados do cliente e o relacionamento com ele ficarão com o produtor. Por conta disso, é muito provável que, no futuro, os clientes façam as compras diretamente com ele.

E para você? Vale a pena ser afiliado digital?

Após conhecer em detalhes o trabalho, assim como seus prós e contras, você já pode decidir se trabalhar como afiliado vale a pena para você. Caso não tenha se animado muito com as perspectivas, lembre-se que essa não é sua única opção.

Caso você prefira criar seu próprio infoproduto e ter total controle sobre ele, vale a pena investir na carreira de produtor digital. Para ter certeza de qual delas combina mais com seu perfil, assista ao vídeo abaixo, do canal Escola de Negócios Digitais:

Seja qual for sua escolha, lembre-se que pode sempre contar com o apoio especializado da EAD Plataforma para saber como ser um empreendedor digital de sucesso.

Se você optar por ser um afiliado digital, pode se tornar um parceiro da EAD Plataforma e indicar nossas soluções para seus clientes. Dessa forma, você garante uma comissão atraente e uma nova fonte de renda.

Mas, se já se sente preparado para começar como produtor e quer criar um curso online, comece agora mesmo seu teste grátis de 7 dias para conhecer todas as funcionalidades que oferecemos para você customizar e vender seus conteúdos.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy