O capital humano é o principal ativo das organizações bem-sucedidas. Pensando nisso, selecionamos 3 dicas de dinâmica de grupo para empresas, que servem para encontros presenciais e online.
Afinal, a crise do coronavírus tem trazido inúmeros impactos sociais e econômicos, inclusive no ambiente de trabalho. Por isso, é fundamental motivar a equipe, o que contribui para a melhoria do clima organizacional.
Nesse sentido, a dinâmica de grupo para empresas é uma estratégia interessante para promover o engajamento! Quer descobrir como? Continue conosco!
Por que fazer uma dinâmica de grupo para empresas?
Uma dinâmica de grupo para empresas serve tanto para o processo seletivo quanto para treinar e motivar colaboradores do quadro funcional. Em geral, o objetivo é extrair informações ou transmitir conhecimentos. Tudo de acordo com o planejamento estratégico, as metas e os perfis dos participantes.
Quais são as vantagens da dinâmica de grupo para empresas?
- Agilizar o processo de recrutamento e seleção, analisando as competências dos futuros colaboradores;
- Enriquecer os treinamentos e-learning ou presenciais, para acompanhar os indicadores de T&D;
- Engajar e motivar os colaboradores. Isso contribui para aumentar a satisfação e a produtividade, além de reter talentos;
- Identificar e, também, desenvolver as novas lideranças, com base nos perfis comportamentais;
- Estimular as soft skills, que são habilidades interpessoais. Algumas delas são: comunicação assertiva, inteligência emocional, trabalho em equipe etc.
3 exemplos de dinâmica de grupo para empresas
A seguir, listamos 3 dicas de dinâmica de grupo para empresas, que podem ser conduzidas em formato presencial e online. Vale lembrar que essas atividades devem estar alinhadas com os objetivos de cada companhia, ok?
1. Amnésia: quem sou eu?
A finalidade dessa dinâmica é refletir sobre a comunicação e, com isso, aprimorar os relacionamentos.
Passo a passo:
- Em papéis pequenos, escreva nomes de personalidades famosas;
- Cole um papel nas costas de cada participante, sem que a própria pessoa leia o que está escrito;
- Cada um deve ir ao centro (ou se pronunciar na sala virtual) para tentar adivinhar “quem sou eu?”. Basta fazer perguntas para os demais. Como exemplos: Sou mulher ou homem? Jogo futebol? Já ganhei um Oscar? E assim por diante;
- No caso, o grupo pode responder apenas “sim” ou “não” e, se for preciso, dar 3 dicas no final;
- A ideia aqui é analisar se o participante foi criativo, atento às dicas e persistente;
- Para finalizar, fale sobre a importância de se comunicar de maneira assertiva, o que inclui observar os outros pontos de vista.
2. Caixa do desafio
Essa é uma dinâmica focada na tomada de decisão e na autoconfiança da equipe.
Passo a passo:
- Mostre para a turma uma caixa escura, dizendo que colocou envelopes com desafios. Uns são chatos, outros para “pagar mico” e, ainda, há os secretos;
- Divida os participantes em 2 grupos e forme um círculo, alternando os membros de cada time;
- Entregue a caixa para um dos participantes, de modo que vá passando para os outros, enquanto estiver tocando uma música;
- Quando acabar o som, quem estiver com a caixa na mão deve escolher entre 3 opções:
- Pegar um envelope e executar o desafio com êxito, para ganhar 1 ponto. Ou, se não conseguir, perder 3 pontos e deve retirar outro envelope;
- Passar a caixa para a próxima pessoa do seu time, sem ganhar ou perder pontos;
- Ou passar a caixa para um integrante do outro time e, assim, perder 1 ponto;
- Vale lembrar que a caixa só pode ser passada por 4 vezes. Então, a quarta pessoa é obrigada a tentar cumprir o desafio do envelope que pegar;
- Nesse caso, ganha o primeiro grupo que somar 3 pontos, depois das tentativas de passar o “abacaxi” adiante;
- Porém, quem tiver a iniciativa de abrir a caixa e tentar a sorte, terá uma surpresa agradável. Isto é, não há envelopes com desafios, mas sim chocolates dentro da caixa;
- Então, para encerrar a dinâmica, converse sobre a relevância de ser autoconfiante e aceitar suas responsabilidades. E, claro, sem tentar transferi-las para terceiros.
3. Diferenças
Chegamos ao final da nossa lista com dicas de dinâmica de grupo para empresas. Logo, não poderíamos deixar de citar o papel social e o impacto das nossas ações na vida de outras pessoas. Isso porque as organizações estão cada vez mais engajadas com princípios éticos, inclusão, equidade e diversidade.
Passo a passo:
- Prepare uma série de 20 questões fechadas, cujas respostas são apenas “sim” ou “não”;
- Forme um círculo e entregue 3 bombons para cada participante;
- Comece a fazer as primeiras 10 perguntas, por exemplo: “pretende fazer uma especialização profissional?”;
- Quando a resposta for “sim”, a pessoa deve passar o chocolate para quem está do lado direito;
- Após as 10 perguntas, faça o inverso. Se a resposta for “sim”, o bombom será passado para o lado esquerdo;
- Ao final, faça uma reflexão com o grupo. Embora as perguntas sejam as mesmas, as opiniões diferem. E, em certos momentos, você quer responder “sim”, mas não tem a oportunidade de fazer isso. Afinal, já que acabaram seus bombons;
- Sendo assim, vale dialogar sobre como a atitude de um impacta na vida do outro.
Agora que você já conhece 3 opções de dinâmica de grupo para empresas, que tal conhecer o treinamento EAD? Mesmo que você ainda não tenha uma universidade corporativa, a educação a distância pode reduzir custos e otimizar as ações formativas.
E para isso, você pode contar com a EAD Plataforma, uma solução de e-learning com diversas funcionalidades que ajuda não apenas na criação dos treinamentos corporativos, mas no acompanhamento do aprendizado de cada colaborador.
Além disso, uma boa plataforma de curso também possui funcionalidades que ajudam a colocar em prática dinâmicas em grupo mesmo no ensino online. Se você quer conhecer como funciona uma plataforma de ensino a distância, clique aqui e veja tudo sobre a EAD Plataforma.
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024