Endomarketing: o que é e por que abraçar essa estratégia em sua empresa ?

Endomarketing: o que é e por que abraçar essa estratégia em sua empresa ?

Ações de endomarketing já são a realidade de inúmeras empresas. E a sua, está neste grupo? Caso não, saiba que você está deixando passar uma oportunidade de ouro de melhorar o clima organizacional do seu negócio. 

Isso porque essa estratégia foca no relacionamento dos colaboradores com a companhia. Sendo assim, contempla ações que visam uma maior integração entre a equipe e a empresa, com incentivos, cursos e muito mais. 

Para te deixar por dentro desse assunto, preparamos um artigo completo explicando o que é endomarketing, como ele funciona, quais as vantagens e ainda com dicas de como aplicá-lo no dia a dia da sua empresa. Continue lendo para conferir!

O que é endomarketing?

Endomarketing — também conhecido como marketing interno — é uma estratégia que usa diversos recursos para melhorar a comunicação interna e o relacionamento entre os colaboradores de uma empresa. Em outros termos, é tratar a equipe como clientes. 

Nesse sentido, são empregadas ações que visam aprimorar o relacionamento entre os colaboradores e a empresa. Com isso, o engajamento do time pode aumentar em cerca de 60%, segundo dados divulgados pela WTW.

O termo surgiu em meados da década de 70 e foi criado pelo gerente da Johnson & Johnson, Saul Bekin. O seu objetivo era melhorar a integração e criar um relacionamento saudável entre seus funcionários.

>>>> Veja mais: comunicação empresarial — definição, tipos e dicas para melhorar esse aspecto no seu negócio

Como o endomarketing funciona?

O endomarketing entende que os clientes internos — os colaboradores — também são de extrema importância para a sobrevivência de uma empresa. Por isso, ele foca em entender quais os desafios que os funcionários enfrentam no dia a dia e busca soluções para eles. 

Geralmente um plano de endomarketing é feito em conjunto entre os times de marketing e de RH, que cuida dessa parte mais interna do negócio e, portanto, conhece as necessidades dos colaboradores. 

No geral, essa estratégia funciona por meio de pesquisas. Essas, por sua vez, levam à criação de ações e treinamentos, visando uma melhora do relacionamento e da comunicação corporativa.

Qual a importância do endomarketing para as organizações?

Agora que você já sabe o que é endomarketing e como isso funciona, pode se questionar: e por que eu devo adotar isso na minha empresa? Pois bem, a resposta é bem simples: porque traz diversos benefícios, entre os principais, podemos citar: 

>>>> Leia também: o que afeta a retenção de talentos? Saiba como virar o jogo!

Exemplos de ações criativas de endomarketing para você se inspirar 

Alguns exemplos de ações de endomarketing em empresas são:

  • da Coca-Cola, que criou um andar olímpico para envolver o time que trabalhou durante os jogos; 
  • da Fiat, onde os próprios colaboradores fazem os test drives dos veículos que serão lançados pela companhia; 
  • da Brandili, com um programa que incentiva os funcionários a trocarem elogios entre si. 

É claro que você não precisa investir tanto assim para criar uma ação assertiva de endomarketing. O ideal é se inspirar com as ideias que citamos, e desenvolver um plano que caiba no seu orçamento e faça sentido com a sua estratégia de negócios.

Como fazer endomarketing na prática? 4 dicas simples para arrasar 

Após chegar até aqui, está ansioso para implementar uma ação de endomarketing na sua empresa. Então pegue caneta e papel e anote as 4 dicas de ouro para uma estratégia de sucesso que trouxemos para você a seguir!

1. Saiba quem é seu time 

A primeira dica para uma boa campanha de endomarketing é saber quem é o público-alvo, no caso, os colaboradores. Aqui é fundamental descobrir quais são as dores, desejos e expectativas da equipe. Por isso, essa ação tem a participação do RH. 

Para isso, faça pesquisas para ver qual visão eles têm da empresa, o que esperam do futuro e, principalmente, se estão satisfeitos com a companhia. Partindo disso, você pode seguir para a próxima dica. 

2. Tenha objetivos claros 

Nenhuma ação deve ser feita apenas por fazer. É preciso ter objetivos claros, que guiem os procedimentos na direção certa. No caso do endomarketing, pode ser melhorar a satisfação dos colaboradores ou a produtividade, por exemplo.

O importante é ter uma meta em vista e, a partir disso, traçar toda a estratégia visando alcançá-la. 

3. Estabeleça e execute as ações

Após traçar os objetivos, você já tem uma noção do que pode ser feito para atingi-los. Aqui é a etapa de planejar e executar. Pode ser um treinamento, dinâmicas de grupo, bonificação para os melhores colaboradores. Enfim, use sua criatividade. 

E por falar em treinamento, na EAD Plataforma, sua equipe pode fazer capacitações internas online e assistir às aulas de onde estiver, por meio da nossa plataforma corporativa. 

Com ela, você economiza dinheiro, ao mesmo tempo  que entrega conteúdo de qualidade para os seus colaboradores. 

Sabe o que é melhor? Você pode testar a EAD Plataforma gratuitamente, por 7 dias, para ter um gostinho do que encontrará lá. Aproveite e peça hoje uma avaliação!

4. Acompanhe os resultados 

Para finalizar, não se esqueça de monitorar os resultados das suas ações de endomarketing. Afinal, você não quer que todo seu trabalho seja em vão, e a única maneira de descobrir isso é conferindo se a ação foi assertiva.

Por esse motivo, veja se os objetivos foram atingidos, quais áreas obtiveram os melhores resultados e o que precisa de ajustes. Fazendo isso, pode-se melhorar ainda mais o marketing interno da companhia e colher todos os benefícios que essa estratégia oferece!

Use as dicas que trouxemos aqui para melhorar o dia a dia da sua empresa e aproveite também para conferir nosso artigo sobre como melhorar a comunicação interna!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy