imagem ilustrativa para conteúdo

O que é DHO? Entenda o conceito, sua importância e as vantagens para sua empresa

Você sabe o que é DHO? Sabe porque esse conceito pode ser um divisor de águas para o crescimento da sua empresa? 

Durante muito tempo, em decorrência da era industrial, os colaboradores eram vistos apenas como mão de obra e fonte de lucro. No entanto, na realidade atual, essa visão não apenas se tornou ultrapassada, como pode ser o caminho para o fracasso de uma organização

Hoje, a valorização e a possibilidade de se desenvolver estão entre os principais pontos buscados por bons profissionais durante a procura por oportunidades. 

Mostrando, assim, que investir no cliente interno é o principal passo para reter talentos e conquistar bons resultados. 

E, nesse aspecto, é possível contar com a estratégia de Desenvolvimento Humano e Organizacional. A seguir, veja tudo sobre o DHO e a sua importância para empresas que desejam crescer e se manter no mercado.

O que é DHO? 

DHO é a sigla para Desenvolvimento Humano e Organizacional. Essa é uma abordagem que muitas empresas têm adotado, que propõe um olhar para além da perspectiva profissional dos colaboradores, mas considerando também os seus aspectos sociais e emocionais.

Em outras palavras, o DHO é uma estratégia de gestão de pessoas que foca na valorização do time, vendo-o como um verdadeiro parceiro de negócio, e não mais como subordinado. 

Nesse contexto, a organização se preocupa com o desenvolvimento humano, pois sabe que ele estará diretamente relacionado ao crescimento organizacional

Assim, além de garantir equipamentos e um ambiente propício para que o colaborador execute suas funções, a empresa também proporciona um espaço onde ele se sinta respeitado e confortável.

Direcionado pelo foco no desenvolvimento humano, a empresa que investe em DHO não se prende aos aspectos financeiros, pensando em quão lucrativo determinado funcionário é. 

Mas também em suas habilidades e nas oportunidades que podem lhe ser oferecidas, investindo no vínculo e relacionamento entre empresa e funcionário. Um grande diferencial em um mundo corporativo cada vez mais competitivo. 

Qual a função do Desenvolvimento Humano e Organizacional?

Agora que você sabe o que é DHO, deve estar se questionando para o que serve. Afinal, apenas o setor de recursos humanos já não é suficiente? 

A verdade é que, apesar de algumas empresas já até mesmo terem um setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional individual, o DHO é mais uma visão, uma forma de ver o capital humano da empresa.

Assim, o DHO pode até mesmo ser aplicado dentro da área de RH, desde que o foco esteja na valorização do colaborador, que deve ser feita de forma abrangente, entendendo que o profissional e o pessoal não são aspectos opostos — e nem mesmo possíveis de serem individualizados. 

O DHO serve para que as empresas tenham uma visão mais humanizada das pessoas que atuam dentro das organizações, deixando para trás a ideia antiga de que os profissionais são apenas geradores de lucro. 

Ao colocar o DHO em prática, a empresa passa a investir no desenvolvimento dos colaboradores, o que se torna um ciclo no mercado: ao valorizar os atuais, cada vez mais a companhia irá atrair profissionais extremamente capacitados e que se identificam com a missão e valores da empresa. 

Por que é importante investir em DHO? 

Já deu para entender o significado do DHO, certo? Pois agora vamos falar sobre a importância do Desenvolvimento Humano e Organizacional, e os benefícios desse recurso estratégico para as empresas.

1. Maior satisfação dos colaboradores

Você já parou para pensar que, muitas vezes, o colaborador passa mais horas trabalhando, contanto o trajeto e a execução das tarefas em si, do que na própria casa? 

Por isso, se sentir satisfeito com a empresa em que trabalha e a função que realiza é tão importante. 

Afinal, imagina sair de casa para ir a um lugar que você não gosta, passar horas realizando demandas que não se sente bem… 

Dificilmente, nesse cenário, a produtividade, engajamento e motivação vão aparecer. E, sem elas, não há como ter bons resultados. 

O DHO é uma forma de agir nesse sentido, fazendo com que o colaborador tenha mais qualidade de vida na empresa em que atua

Quando há foco no desenvolvimento humano, o time se vê parte do negócio, é mais produtivo, realiza suas demandas com mais engajamento e se sente mais motivado. 

Tudo isso impacta diretamente no clima organizacional da empresa, que se torna mais leve, favorável e sem tantos conflitos. Por isso, agora que você sabe o que é DHO, não perca tempo ao implementar a estratégia em seu negócio. 

2. Maior performance e melhores resultados

Não é preciso muito esforço para entender que colaboradores que se sentem mais valorizados, motivados e engajados também são mais produtivos. 

No final, a soma de tudo isso resulta em uma performance melhor e, claro, no alcance dos objetivos estratégicos da empresa. 

Uma vez que a organização foca no desenvolvimento da equipe, ela obtém profissionais mais capacitados e preparados, o que impacta positivamente no crescimento do negócio. Afinal, quem faz uma empresa são as pessoas que nela trabalham, certo?

Além disso, uma das características do Desenvolvimento Humano e Organizacional é ver os colaboradores como verdadeiros parceiros de negócio. 

Dessa forma, se o funcionário se sente parceiro, certamente ele adota uma postura diferente, como um aliado que fará tudo para que os resultados sejam alcançados.

3. Atração de talentos 

Um dos motivos que mais leva funcionários a saírem das empresas é a falta de valorização e a baixa oportunidade de se desenvolver. 

Assim, agora que você sabe o que é DHO, já consegue perceber que essa estratégia de gestão de pessoas pode ser muito interessante para a retenção de talentos.

No entanto, a vantagem não para por aí. Além de evitar a rotatividade, uma empresa que investe em Desenvolvimento Humano e Organizacional entra no radar de muitos profissionais no mercado, que querem fazer parte desse ecossistema. 

Dessa forma, o DHO também é uma forma de atrair talentos, trazendo para dentro da empresa os melhores profissionais das mais diversas áreas. 

O que pode ser benéfico tanto do ponto de vista do capital humano, quanto financeiro, pois já não será necessário investir tanto em processos de recrutamento, seleção, treinamento e, principalmente, demissão. 

Demais, não é? Agora, para entender ainda mais a importância da valorização dos colaboradores de uma empresa, veja a apresentação de Cauê Oliveira, especialista em Gestão de Pessoas e diretor da área de Educação Corporativa do Great Place to Work® Brasil, no TedTalks: 

E aproveite para conferir também o nosso conteúdo “5 tendências de treinamento e desenvolvimento para voar alto“ e descobrir algumas capacitações interessantes para oferecer aos colaboradores da sua empresa. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy