Blog EAD Plataforma 14-06-19 Negócio EAD

9 erros dos negócios EAD que devem ser evitados!

Errar uma vez é humano, o que você não deve fazer é continuar insistindo nos seus erros. Principalmente, quando se trata dos negócios EAD.

Por isso, queremos te ajudar a conferir se você não está tomando atitudes que possam afetar os seus cursos online de alguma forma, tanto agora, quanto no futuro.

Então, preste atenção nos erros que listamos logo abaixo. Se você identificar que está cometendo algum deles, é hora de repensar esse hábito. Vamos lá!

Quais são os erros dos negócios EAD que você verá neste artigo

  1. Não abrir a sua própria empresa de cursos EAD;
  2. Ignorar o mobile learning;
  3. Deixar de investir em uma estratégia de nutrição de leads;
  4. Demorar para implementar melhorias nos negócios EAD;
  5. Não se manter antenado nas últimas novidades do mercado;
  6. Não diversificar o formato dos seus conteúdos EAD;
  7. Não deixar as informações claras para os seus alunos;
  8. Esquecer de processos “burocráticos” dos negócios EAD;
  9. Descartar novas ideias sem testá-las antes.

#1 Não abrir a sua própria empresa de cursos EAD

Como você deve saber, é possível sim oferecer cursos livres online, mesmo sem ter  um CNPJ próprio. Afinal, os negócios EAD são simples de começar para todos.

Entretanto, o grande problema é que os encargos e taxas cobrados para pessoas físicas são bem elevados do que para pessoas jurídicas.

Sendo assim, o mais indicado é que você abra uma empresa, para poder emitir notas fiscais, contratar funcionários e fornecedores, oficialmente, como um negócio.

Esse é um processo um tanto quanto burocrático, mas que valerá muito a pena. Atuar como uma empresa regularizada poupará muitas dores de cabeça.

#2 Ignorar o mobile learning

Já está mais do que comprovado que a maioria dos acessos à internet acontecem através de dispositivos móveis.

Portanto, se você ainda não começou a adaptar os seus conteúdos para o formato mobile, já passou da hora de fazer isso.

É importante que os seus alunos tenham a opção de acessar os materiais do curso quando e onde eles quiserem. Afinal, a flexibilidade é uma das grandes vantagens do EAD.

E-books, videoaulas e infográficos são alguns exemplos de materiais que podem ser visualizados facilmente através do celular. Invista nesses formatos!

#3 Deixar de investir em uma estratégia de nutrição de leads

Todos os dias você deve receber leads de pessoas interessadas nos seus cursos online. Porém, o que você está fazendo com esses e-mails?

Já colocou-os em um fluxo de automação de e-mails, para que eles possam receber seus conteúdos, materiais, promoções e outros estímulos para concluir sua matrícula?

Se você ainda não fez isso está perdendo tempo. Isso porque, os e-mails marketing ainda continuam sendo uma das estratégias com maior potencial de conversão.

Então, comece a pensar agora mesmo em uma estratégia de nutrição de e-mails. Em pouco tempo você começará a notar o aumento nas vendas de cursos.

#4 Demorar para implementar melhorias nos negócios EAD

Parte da tarefa de ter a sua própria escola de cursos online é encontrar maneiras de sempre se aprimorar.

Seja melhorando algum processo administrativo, utilizando um formato de conteúdo nunca antes usado ou encontrando um novo canal de vendas.

Não tenha medo de inovar, testar e, até mesmo, errar. Todo esse processo faz parte do crescimento dos negócios EAD.

Mantenha-se sempre em movimento, para não abrir espaço para a concorrência. Inclusive esse pode ser um chamariz para atrair novos alunos.

#5 Não se manter antenado nas últimas novidades do mercado

Esse erro conversa bem com o anterior. Afinal, para conseguir aplicar melhorias é preciso conhecer as últimas novidades do mercado.

As mudanças para os negócios digitais, como o seu curso online, acontecem de maneira rápida. Há sempre uma nova tecnologia, um novo concorrente e uma nova tendência.

Por isso, é essencial manter-se conectado às notícias do setor, para que você consiga aplicar melhorias em seu curso no tempo certo.

Aliás, ler o blog da EAD Plataforma é uma uma excelente maneira de se manter por dentro do que há de novo no mundo da educação a distância.

#6 Não diversificar o formato dos seus conteúdos EAD

Uma pergunta que deve estar sempre martelando a sua cabeça é: “Será que meu material está ficando ultrapassado?”

Trouxemos esse item pois, muitos produtores de conteúdo EAD ficam apegados ao arroz e feijão dos cursos online: videoaulas e apresentações. Isso é um erro!

Saiba que os seus alunos esperam ver o seu material em formatos diferentes, de maneira mais interativa e estimulante.

As possibilidades são inúmeras: transmissões ao vivo, quizzes, sessões de perguntas e respostas, desafios e por aí vai.

Para diversificar os formatos de conteúdo use a sua criatividade, pergunte aos seus alunos o que eles desejam ver e faça testes para confirmar o que funciona e o que não funciona.

#7 Não deixar as informações claras para os seus alunos

Antes dos clientes comprarem o seu curso, é preciso que eles conheçam, em detalhes, o que estão adquirindo.

Recomendamos que você formalize todas as informações importantes sobre o curso –  desde a carga horária, até formato das aulas – para evitar qualquer contratempo.

Esse é outro erro constante entre os empreendedores EAD, que pode ser resolvido com um simples contrato de prestação de serviços.

Aliás, já falamos aqui no blog sobre todos os detalhes que os seus alunos precisam saber, antes de comprar o seu curso online. Clique aqui para ler o artigo.

#8 Esquecer de processos “burocráticos” dos negócios EAD

Começar um novo negócio, ensinando aquilo que você mais gosta de fazer é um sonho, não é mesmo?

Mas saiba que esse sonho vem acompanhando de alguns processos burocráticos que são necessários.

Podemos citar, por exemplo, regularizar a sua situação como empresa, adquirir um domínio na web e, em alguns casos, até mesmo registrar uma marca.

Ou seja, tudo isso faz parte de ter uma empresa de cursos online. Não há como fugir disso se você deseja que o negócio cresça.

#9 Descartar novas ideias sem testá-las antes

O medo de testar novas ideias pode impedir os negócios EAD de crescerem, como já afirmamos acima.

Enfim, não se deixe limitar pelo receio das novidades. Se dê o direito de colocar as suas novas ideias em prática nos seus cursos online.

Contar com uma plataforma EAD de confiança, que ofereça muitos recursos para você explorar e te dê o suporte necessário será útil neste processo.

A EAD Plataforma entende o que você e o seu curso online precisam e pode te ajudar a crescer de forma sustentável, apoiando a inovação.