Blog EAD Plataforma Especialistas em Educação 08-11-2019

4 Especialistas em educação que todo produtor EAD precisa conhecer

Ler, assistir ou acompanhar especialistas em educação vale muito a pena para melhorar ainda mais os seus conteúdos.

O que acha de conhecer um pouco mais sobre alguns profissionais que são referência no setor de educação a distância?

Então, confira a lista que preparamos com 4 especialistas em educação que precisam estar no radar dos produtores de conteúdo  EAD.

A lista de especialistas em educação

Neste artigo, abordaremos o trabalho dos seguintes especialistas em educação:

  •  #1 William Glasser;
  • #2 Jon Bergmann;
  • #3 Andrea Filatro;
  • #4 Fredric Michael Litto.

#1 William Glasser

As teorias elaboradas pelo psiquiatra William Glasser (1925-2013), tiveram bastante impacto sobre o setor educacional.

Ele é o autor da famosa Teoria da Escolha, que defende que todos os indivíduos possuem inclinações para o aprendizado, independente do quão adversa pareça a sua situação. 

Além disso, ele defendia que os professores devem atuar como guias que incentivam seus alunos, não como uma imagem autoritária.

A Teoria da Escolha levou a elaboração de uma Pirâmide de Aprendizagem. O estudo propõe que as pessoas aprendem das seguintes maneiras:

  • 10% ao ler;
  • 20% ao ouvir;
  • 30% ao observar;
  • 50% ao ver e ouvir;
  • 70% ao discutir o tema com terceiros;
  • 80% ao realizar atividades na prática;
  • 95% ao ensinar sobre o tema para outras pessoas.

Para se aprofundar um pouco mais na obra deste especialista, vale a pena investir na leitura do livro A Teoria da Escolha, de sua autoria.

Entretanto, é importante lembrar que alguns educadores defendem que não existem pesquisas relevantes que comprovem essas teorias. Em nosso artigo sobre metodologias ativas de aprendizagem falamos um pouco mais sobre esse tema.

#2 Jon Bergmann

A sala de aula invertida — do inglês, flipped classroom — é uma metodologias EAD que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos.

O objetivo da sala de aula invertida é preparar os alunos para as aulas presenciais, por meio de recursos de educação a distância.

Pois então, o pioneiro nesse assunto e um dos criadores do modelo é o professor de química, Jon Bergmann. Inclusive, ele é autor de diversos livros sobre o tema.

Bergmann é um ávido defensor do método cocriado por ele e em entrevista afirma que “É possível mudar da aprendizagem passiva para a aprendizagem invertida, mesmo com tecnologia limitada”.

Aliás, há uma infinidade de conteúdos, relacionados a ele, para que você possa estudar e aprender mais sobre sala de aula invertida. Vídeos e entrevistas podem ser encontrados, sem dificuldade, pela web.

Além disso, em parceria com outros especialistas em educação, Jon Bergmann possui até uma comunidade totalmente dedicada a esse tema, a Flipped Learning.

#3 Andrea Filatro

Andrea Filatro é brasileira, Mestra e Doutora em Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente, desenvolve atividades como consultora em educação a distância e pesquisadora na área de Inovação e Design em Educação.

Ela é autora de diversos livros relacionados à educação a distância. Alguns exemplos são: ‘Como preparar conteúdos para EAD’ e ‘Design instrucional na prática’.

Inclusive, já abordamos o tema design instrucional em um dos artigos do nosso blog, citando uma fala da especialista.

Para se aprofundar mais no trabalho da Andrea, indicamos uma visita ao seu site oficial.

Neste canal, é possível encontrar informações sobre seus cursos, palestras, livros, trabalho de consultoria e também como contatá-la.

#4 Fredric Michael Litto

De acordo com o seu currículo oficial, Fredric Michael Litto possui:

“Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Mediada por Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem, telemática, repositórios digitais e novas formas de trabalhar”.

Desde 1995, ocupa o cargo de Presidente Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), uma função para lá de relevante. 

A organização é responsável por produzir o Censo ABED, um importante estudo que apresenta o panorama do ensino a distância no Brasil.

Em suma, vale muito a pena para os produtores de conteúdo EAD acompanharem o trabalho de Fredric Michael Litto e da ABED.


Então, o que achou da nossa lista de especialistas em educação? Deixe nos comentários a sua indicação de outros profissionais que podem fazer parte dessa seleção. 😉