Você já pensou em usar um chatbot na sua estratégia de atendimento ao cliente? Sim? Pois saiba que essa pode ser uma atitude acertada! Isso porque essa ferramenta veio para ficar e traz muitos benefícios para empresas de qualquer porte, uma vez que agiliza o contato com o público e ainda melhora o relacionamento com os consumidores.
E antes que você tenha receio e acredite que se trate de uma tecnologia muito cara ou difícil de adotar, pode ficar tranquilo. Na verdade, o chatbot é bem simples de usar e existem diversas ferramentas acessíveis no mercado.
Pensando em te ajudar com isso, preparamos o artigo a seguir. Nele, você aprende:
- o que é chatbot;
- como essa ferramenta funciona;
- quais as vantagens dela para os negócios;
- como criar um chatbot, com dicas de plataformas.
Continue lendo e confira!
O que é chatbot?
Um chatbot é um software programado para simular conversas. Ou seja, ele interage com os usuários de um site ou aplicativo, fazendo perguntas e respondendo questões, como se fosse um atendente humano.
Atualmente, muitos chatbots usam inteligência artificial. Essa tecnologia faz com que eles sejam capazes de analisar dados e aprender a cada nova interação com os clientes. Sim, eles evoluem, tornando as conversas mais fluidas e naturais.
A propósito, os softwares podem até mesmo se conectar a aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Messenger. Por esse motivo, cada vez mais empresas estão aderindo à ferramenta para otimizar seu atendimento aos consumidores.
O relatório CX Trends 2023 da Zendesk, por exemplo, mostrou que 67% dos líderes pretendem aumentar os investimentos em IA e bots até o ano que vem.
>>>> Leia também: cultura digital nas empresas — conheça os 5 pilares!
Como essa ferramenta funciona?
Os chatbots funcionam identificando a intenção dos usuários — mediante a compreensão de termos-chave. Em seguida, eles procuram a melhor resposta para a solicitação, iniciam a conversa e registram tudo no seu banco de dados.
Vale destacar que existem dois tipos principais de chatbots. Os orientados por tarefas, que geram respostas definidas e dependem da ação dos usuários. Por exemplo, responder o horário de funcionamento de uma loja.
Nesse caso, todas as respostas são predeterminadas e a ferramenta não pode desviar delas.
Outro tipo são os orientados por dados, que são mais complexos e conseguem personalizar a interação. Esses chatbots podem prever intenções e dar respostas mais pertinentes e adequadas ao perfil do cliente.
Quais os benefícios de usar um chatbot para os negócios?
Os chatbots são ferramentas muito úteis para a estratégia de negócios das empresas. Logo abaixo, trouxemos 4 benefícios deles para você compreender melhor!
1. Automação do atendimento ao cliente
A primeira vantagem do uso de chatbots é que eles promovem a automação do atendimento aos clientes. Isso é possível porque a ferramenta pode ficar responsável pelas tarefas repetitivas e de baixa complexidade, como informar o preço de um curso on-line.
Desse modo, os atendentes humanos conseguem focar apenas nas ações complexas e que necessitam de intervenção, como resolver um problema no acesso a um site.
>>>> Confira: automação escolar — futuro ou presente? Confira nossa análise e descubra
2. Redução dos custos
Mesmo contando os gastos com instalação e programação, os chatbots promovem uma redução dos custos para as empresas.
Com ele, você consegue atender milhares de clientes por vez e oferecer suporte 24 horas por dia, o que é bem difícil ao contar apenas com agentes humanos, concorda?
3. Melhora da experiência do cliente
Outro benefício dos chatbots é a melhora da experiência do cliente. Imagine que você tenha uma dúvida simples e que, ao entrar em contato com a marca, tenha sido respondido rapidamente. Você saiu da interação mais satisfeito, certo?
>>>> Veja mais: como o chat on-line no site pode ajudá-lo a vender mais cursos?
4. Acesso e análise de dados
Por coletar e armazenar os dados resultantes de cada interação, os chatbots entregam informações poderosas para compreender o perfil de cliente da sua empresa.
Não apenas isso, esses dados permitem entender o que os consumidores desejam comprar e quais as dúvidas e problemas mais comuns. Assim, você pode se preparar para atendê-los melhor.
A seguir, separamos dicas de ferramentas para você analisar as funcionalidades e decidir qual o melhor chatbot para WhatsApp para a sua empresa.
Como criar um chatbot? Dicas das melhores ferramentas
E aí, quer usar essa ferramenta, mas não sabe como criar um chatbot para marketing funcional? Bem, primeiro você precisa escolher uma boa plataforma e, pensando nisso, separamos 3 opções para você decidir qual a melhor para o seu negócio!
1. Zendesk
O chatbot para atendimento da Zendesk possibilita criar respostas automatizadas e ainda fazer o roteamento de conversas. Essa funcionalidade faz com que seus clientes sejam respondidos em menos tempo e de maneira personalizada.
Fora isso, a plataforma possui um widget customizável para o site, pode ser anexado ao seu site, e ainda cria relatórios sobre os atendimentos em tempo real. Assim, você tem ao seu dispor dados concretos para melhorar a ferramenta.
2. Globalbot
Outra ferramenta para chatbot com suporte para o WhatsApp é a globalbot. Com ela, é possível integrar todos os canais de contato e visualizar as interações em uma única e ainda enviar notificações para os clientes.
3. UpFlow.me
A última indicação da lista é a UpFlow.me. Assim como as outras, ela permite criar chatbots para WhatsApp, para atender seus clientes 24 horas por dia e utiliza uma linguagem humanizada.
Um ponto interessante é que essa plataforma pode ser integrada com sistemas de gestão. Desse modo, você tem ainda mais controle sobre os procedimentos e acesso fácil aos dados dos seus clientes.
E aí, gostou de aprender mais sobre chatbots? Então aproveite para implementar essa ferramenta na sua empresa e aproveite os benefícios dessa tecnologia!
E saiba que os chatbots não são a única funciona para o WhatsApp. Confira nosso artigo ensinando como colocar uma mensagem automática nessa ferramenta e melhore o atendimento ao cliente!
- Como criar um Plano de Desenvolvimento individual de sucesso? - 3 de outubro de 2024
- Avaliação 360 graus: o que é e como implementar - 1 de outubro de 2024
- Vendas no varejo: como alavancar + 10 ações para implementar - 30 de setembro de 2024