newsletter

O guia completo da newsletter: saiba tudo aqui!

Você já utiliza newsletter para manter contato com seus atuais e futuros alunos e clientes? Pois deveria: segundo dados do Statista, mais de 4,3 bilhões de usuários utilizam o e-mail frequentemente. Provavelmente, o seu público está entre essas pessoas.

Ter uma newsletter é uma estratégia eficiente para quem quer estreitar laços com clientes e seguidores, bem como para professores que desejam manter seus alunos atualizados. Independentemente da razão, é preciso saber como utilizar essa ferramenta ao seu favor.

Neste texto, você aprenderá desde o que é uma newsletter até as melhores opções de ferramentas. Dessa forma, você melhorará a taxa de abertura dos seus e-mails e terá mais facilidade para engajar e converter o seu público.

O que é newsletter?

A newsletter é um tipo de boletim informativo enviando periodicamente para a caixa de entrada de e-mail de usuários com informações relevantes relacionadas à empresas, indivíduos ou organizações.

O material é uma maneira eficaz de manter uma conexão constante com assinantes, enviando atualizações periódicas sobre temas de seu interesse. O conteúdo de uma newsletter pode variar amplamente, abrangendo desde notícias do setor e artigos informativos publicados pela empresa até promoções, eventos e outras novidades.

Essas mensagens são enviadas a uma lista de e-mails composta por pessoas que expressaram interesse em recebê-las . Pedir a permissão do usuário para cadastrá-lo em uma newsletter é fundamental para o seu sucesso, pois garante que os assinantes tenham interesse genuíno no conteúdo oferecido.


Esse tipo de abordagem é muito usado por empresas, pois mantém os clientes informados sobre lançamentos de produtos, ofertas especiais e atualizações da marca. 

Além disso, as newsletters são usadas por blogueiros, profissionais independentes e organizações sem fins lucrativos para fortalecer o engajamento com sua audiência e construir relacionamentos sólidos ao longo do tempo.

Porém, é importante saber como utilizar essa ferramenta corretamente, já que alguns erros no envio de e-mails podem fazer com que os usuários se descadastrem e tenham uma visão negativa da sua marca.

Qual a diferença entre e-mail marketing e newsletter?

A principal diferença entre a newsletter e o e-mail marketing é que o primeiro é um tipo de e-mail que faz parte de uma campanha de e-mail marketing. Ao mesmo tempo, suas estratégias também se diferem.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing na qual o e-mail é utilizado como uma ferramenta de comunicação direta com os clientes, leads ou assinantes. 

Neles, é possível incluir uma variedade de conteúdos, desde promoções e ofertas até atualizações de produtos, informações corporativas e outros materiais relevantes.

O e-mail marketing é mais abrangente, podendo envolver campanhas específicas com objetivos claros, como conversões diretas, engajamento ou retenção de clientes, além de não ter uma periodicidade definida.

O que é newsletter?

Já a newsletter pode ser entendida como um tipo de e-mail marketing. Aqui, o envio dos e-mails é periódico e o conteúdo das mensagens precisa ser informativo, seja sobre uma área, empresa, bem como publicações feitas pela marca ou blogueiro.

Outro importante ponto de diferencial entre o e-mail marketing e as newsletters é que elas não costumam ter uma abordagem de vendas, enquanto é possível encontrarmos estratégias de e-mail marketing voltadas para esse propósito.

Quais os tipos de newsletter?

Existem diferentes tipos de newsletter, podendo variar o seu conteúdo e abordagem segundo os seus objetivos. Os principais tipos são:

  • informativa;
  • promocional
  • educativa;
  • boletins internos;
  • eventos;
  • curadoria de conteúdo.

Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

Informativa

As newsletters informativas focam em criar e-mails com informações relevantes e educativas para os leitores, considerando seus interesses e área de atuação da empresa, como notícias do setor, análises, artigos informativos e dicas.

Se você tem cursos na área de alimentação saudável, por exemplo, pode enviar e-mails periódicos com dados e novidades da área, análises sobre certos alimentos fazerem bem para o nosso organismo ou dicas para preparar marmitas para a semana.

Promocional

Utilizado comumente por empresas de varejo, as newsletters promocionais são voltadas para a oferta de produtos e serviços de forma periódica. Podem divulgar promoções ou cupons de desconto. 

Educativa

Fornecem conteúdo rico, visando educar os leitores. Podem incluir tutoriais, dicas práticas e recursos educativos para aprimorar as habilidades da audiência em áreas relacionadas ao seu produto ou serviço.

Boletins internos

São mensagens veiculadas internamente, entre os funcionários, para mantê-los informados sobre atualizações internas, conquistas, eventos e outras notícias corporativas. É uma ótima forma de promover o engajamento interno.

Vamos supor que você tenha alguns cursos on-line. É interessante que você envie boletins internos aos seus alunos comunicando mudanças feitas no conteúdo do curso, correção de erros ou anúncios de lives para tirar dúvidas ao vivo, por exemplo.

Eventos

São e-mails enviados para informar sobre eventos próximos, webinars, lançamentos de produtos ou atualizações importantes na empresa. Apesar de terem uma periodicidade, eles param de ser enviados algum tempo após a finalização do evento.


Curadoria de conteúdo

Neste tipo de newsletter, são enviados conteúdos considerados relevantes para o leitor, mas que não necessariamente foram criados pela empresa ou pessoa dona da newsletter. Assim como os e-mails informativos, o foco é deixar o leitor antenado em sua área.

Voltando ao exemplo dos cursos de alimentação saudável: você pode selecionar alguns blogposts ou notícias interessantes que estejam relacionadas a alimentação. É possível até mesmo sugerir perfis de profissionais e influenciadores da área (quem sabe não pode rolar uma parceria entre vocês no futuro?).


O que deve conter em uma newsletter?

Para criar uma boa newsletter, é necessário investir em um título chamativo, um conteúdo relevante, imagens atraentes e em um bom CTA. Dessa forma, aumentam-se as chances de engajamento e conversão com os e-mails.

Título chamativo

O título é o primeiro elemento que o leitor verá da sua mensagem, além de determinar se ele irá abri-lo ou não. Por isso, é importante investir tempo e técnicas para criar um assunto de e-mail que chame a atenção.

Algumas dicas que podemos dar para criar ótimos títulos são:

  • seja conciso;
  • insira uma palavra de ação (aprenda, descubra, explore, etc.);
  • deixe o seu título o mais personalizável possível (coloque o nome do remetente, por exemplo);
  • coloque estatísticas e números em destaque;
  • aposte na transparência e evite o “clickbait”.

Para criar um bom título, é preciso ser claro e conciso no texto, além de utilizar palavras-chave relevantes e que chamem a atenção do leitor. Entretanto, nada de utilizar clickbaits!

Conteúdo relevante

O corpo da newsletter não deve ficar para trás: ele precisa conter informações valiosas e relevantes para o público-alvo. Isso pode incluir notícias do setor, atualizações da empresa, dicas práticas ou outros conteúdos informativos, a depender do tipo de newsletter a ser enviada.

Se você está enviando uma newsletter para atualizar os leitores sobre as novas publicações do blog da sua empresa, você pode dar um resumo no corpo do e-mail sobre as informações que o leitor encontrará nas publicações.

Imagens atraentes

Não é só de texto que se faz um bom e-mail: as imagens e outros elementos visuais facilitam a compreensão do leitor sobre o assunto do texto, além de ser uma forma mais divertida e dinâmica de expor o conteúdo.

Porém, é preciso tomar cuidado para não exagerar nas imagens do seu e-mail, para que ele não fique pesado e não possa ser aberto por usuários que tenham uma internet mais lenta, ou que estejam acessando sua caixa de entrada pelo celular.

CTA

O (Call-to-Action) CTA direciona o leitor a dar um “próximo passo” na relação entre usuário e marca. Você pode levá-lo para conferir publicações em seu blog, participar de uma pesquisa ou fazer uma compra. A ação dependerá do seu objetivo e do tipo de newsletter enviada.

Quer um exemplo? Imagine que você acabou de lançar um curso sobre nutrição voltado para o emagrecimento. Uma dica é enviar uma newsletter informativa discorrendo sobre o dado de que 65% da população brasileira está com sobrepeso, incluindo o seguinte CTA:

“Confira o meu mais novo curso e aprenda a ter uma alimentação saudável que emagrece de verdade!”

Quais os melhores exemplos de newsletter?

Para que você não fique só na teoria, separamos alguns modelos de empresas que entenderam como utilizar a newsletter em suas estratégias de e-mail marketing:

Trello/Atlassian

O Trello é uma plataforma de organização que busca auxiliar os seus usuários não só por meio da sua plataforma: ao assinar a sua newsletter, o leitor recebe em sua caixa de entrada e-mails com conteúdos relacionados à organização e produtividade.

Essa é uma ótima maneira de manter essas pessoas engajadas, uma vez que elas poderão utilizar o serviço da empresa, ao mesmo tempo que poderão usufruir das dicas enviadas via e-mail. Isso sem falar na fortificação da relação entre esses usuários e a marca.

Netflix

A Netflix é uma plataforma de streaming de filmes que aposta em uma experiência personalizada para os seus usuários, que podem assistir os filmes que mais gostarem, quando quiserem. Essa característica também está presente em sua newsletter.


A empresa considera as séries e filmes vistas pelo usuário e, em sua newsletter, faz sugestões de outras obras que tenham similaridade com o gosto de cada leitor. Na prática, cada e-mail é único.

Cider

Concorrendo com gigantes do fast-fashion como a Shein, a Cider foca no envio de e-mails visando a conversão dos usuários. Neles, o leitor recebe sugestões de diversas peças de roupas, cada uma com seus respectivos preços informados.

A Cider é uma ótima inspiração para newsletter de e-commerces e outras empresas do ramo varejista, principalmente pelo seu design único, intuitivo e clean. Além disso, o design do e-mail simula a visão do usuário quando ele navega pelo aplicativo da marca, auxiliando na sensação de imersão e familiaridade.

newsletter

Airbnb

Você já ouviu a frase “não vendemos um produto, vendemos uma experiência?”. Bom, é justamente isso que a newsletter que o Airbnb faz: em vez de apenas divulgar informações sobre os locais, ele informa as experiências que podem ser obtidas naquela viagem.

Os e-mails desta newsletter são bem trabalhos e contam com uma copy envolvente, ao mesmo tempo que conta com um design mais minimalista, dando enfoque para locais divulgados.

Como criar uma newsletter?

Para criar uma newsletter de sucesso, você deve investir em alguns passos, como:

  • definir seus objetivos;
  • conhecer o seu público;
  • escolher uma boa plataforma;
  • não se esquecer do design.

Entenda melhor cada um desses passo a seguir: 

Defina seus objetivos

O primeiro passo é ter clareza sobre os objetivos da sua newsletter: ela será criada para informar, promover produtos, fazer curadoria de conteúdos, engajar ou todas as opções acima?

Com essas informações em mãos, fica mais fácil entender como fazer a sua newsletter tomar forma, além de facilitar outras decisões relacionadas aos seus e-mails, como a linguagem a ser utilizada nos textos.

Conheça o seu público

Também é importante identificar quem serão seus assinantes. Assim, é possível personalizar o conteúdo de acordo com seus interesses e necessidades específicas. Isso também facilitará a descoberta do tipo de newsletter que melhor surtirá efeito.
E aqui vai uma dica: recolha feedbacks periódicos sobre a sua newsletter para que você possa identificar pontos de melhoria e fazer e-mails que cada vez mais se alinhem com os interesses dos seus leitores.

Mas, como conhecer o seu público? Bom, você pode enviar enquetes e pesquisas para que seus leitores respondam perguntas relacionadas a eles. Outra forma é criando uma persona com base nos dados que você já tem sobre esses usuários.

Escolha uma boa plataforma

Utilize uma plataforma de e-mail marketing confiável e que conte com funcionalidades que se alinhem com os objetivos da sua newsletter. Essas ferramentas facilitam a criação, o envio e a análise de desempenho dos seus e-mails.

Existe uma série de plataformas disponíveis no mercado, algumas oferecendo versões gratuitas para que você possa começar o envio dos seus e-mails com poucos custos, visto que a sua lista de e-mail provavelmente ainda é pequena.

Não se esqueça do design

Além de um bom texto, invista em um design visualmente atraente e responsivo, ou seja, que possa ser lido tanto em computadores quanto em celulares, tablets, etc. Certifique-se de que sua newsletter seja legível em dispositivos móveis, pois muitos usuários acessam e-mails por meio de smartphones.

Além disso, é preciso se atentar quanto ao peso dessas imagens, vídeos e GIFs, já que e-mails muito pesados podem não ser suportados por usuários que estejam acessando a sua caixa de entrada via internet móvel.

Quais as melhores opções de ferramenta de newsletter?

Um passo importante para ter sucesso na sua estratégia de newsletter é investir na plataforma correta para enviar e gerenciar os seus e-mails. Veja abaixo algumas das nossas sugestões:

Mailchimp

O Mailchimp é uma plataforma de e-mail conhecida por ter uma interface intuitiva, excelente capacidade de automação e opções de design flexíveis. É uma ótima escolha para iniciantes, mas também oferece funcionalidades avançadas para usuários mais experientes.

A plataforma oferece um plano free, no qual é possível ter acesso a um Customer Relationship Management (CRM) de marketing, suporte para linha de assunto, estúdio de conteúdo e até mesmo ferramentas multicanais para conectar a sua newsletter a diferentes redes sociais.

RD Station

O RD Station também é uma plataforma completa de automação de marketing. Ele oferece ferramentas de criação de newsletters, automação, gestão de leads e análise de desempenho.

O serviço oferece um período de teste gratuito de 10 dias em sua ferramenta de e-mail marketing, na qual suas campanhas podem ser automatizadas, além da possibilidade de criar fluxos de nutrição para, futuramente, converter seus leitores em clientes da sua marca.

Hubspot

Outra empresa que oferece uma ferramenta gratuita de e-mail marketing é o Hubspot. Por meio dela, é possível criar e-mails do 0 de maneira intuitiva e rápida. Além disso, também é disponibilizada uma ferramenta de CRM para gerir os seus usuários.

Apesar da plataforma ser gratuita, ela tem recursos limitados: é possível enviar apenas 2.000 e-mails por mês (no plano gratuito), além de não ofertar o uso de ferramentas mais complexas neste plano.

SendPulse

Outra opção é o SendPulse, que oferece uma série de modelos de e-mail personalizáveis, sendo uma mão na roda para quem não tem habilidades de design ou programação. Além disso, o serviço de suporte da empresa também é oferecido gratuitamente.

Um diferencial do SendPulse é que seus serviços podem ser adquiridos individualmente, sem a necessidade de adquirir um plano mais caro. Por exemplo: é possível adicionar apenas o serviço de envio de SMS ao seu plano de e-mail.

Depois de saber tudo isso sobre a newsletter, o que está esperando para criar os seus primeiros e-mails? Essa é uma ótima plataforma para aproximar a sua marca do seu público, além de criar uma rede de contatos valiosa para as suas estratégias de marketing.

E se você quer aprender a como criar textos super atraentes para a sua newsletter, temos um outro post em nosso blog em que damos as melhores dicas. Confira!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy