Como está a presença digital da sua marca? Você tem um site e mantém suas redes sociais atualizadas? Caso a resposta seja não, é hora de rever sua estratégia. E o conselho é válido tanto para empresas quanto para infoprodutores, viu?
Dizemos isso porque sabemos que negócios que funcionam exclusivamente via internet, como a venda de cursos on-line, dependem da presença digital para prosperar, uma vez que o core business do negócio está na rede (e seu público-alvo também!).
Aliás, segundo pesquisas divulgadas pela Forbes, existem quase 5 bilhões de usuários de redes sociais em todo o mundo e as pessoas passam, em média, 145 minutos navegando diariamente.
Além do mais, 77% dos negócios têm redes sociais e 90% dos usuários seguem pelo menos uma marca on-line.
Já estes dados do Statista mostram que o Brasil é o 5º maior mercado quando se fala em redes sociais, com mais de dois terços da população presente on-line.
O que todos esses dados podem nos dizer? Que há uma enorme chance do seu público-alvo acompanhar seu negócio pela internet.
Pensando nisso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para otimizar a presença digital da sua marca e vender mais.
Não perca tempo e confira!
O que é presença digital?
Presença digital é a maneira como a marca se posiciona na internet, incluindo como se comunica, estratégias que usa para atingir e atrair clientes, os conteúdos que compartilha e os canais que usa no dia a dia. Concluindo, é o que dita como o público-alvo enxerga um negócio.
Criar e manter uma presença digital forte e que represente a alma do empreendimento é um processo demorado e que depende de vários fatores. Os principais são a criação de conteúdos interessantes e alinhados com o perfil da empresa e a construção de um bom relacionamento com os clientes.
Posto isso, a marca é livre para usar os mais diversos pontos de contato na sua estratégia, como:
- blogs e sites institucionais;
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- YouTube;
- anúncios;
- etc.
Exemplos de presença digital de sucesso
Não compreendeu direito o que é presença digital? Calma, que para deixar o conceito bem claro na sua mente, trouxemos dois exemplos de negócios que conquistaram seus públicos on-line e podem servir de inspiração.
O primeiro é o Duolingo — aplicativo para aprendizado de idioma.
A empresa está presente em diversas redes sociais — como Twitter, Instagram e TikTok — com o mesmo estilo de conteúdo descontraído e com bastante humor.
Ademais, a marca usa os espaços para interagir com os usuários, o que aumenta a taxa de engajamento. Inclusive, impulsiona conteúdos com a ajuda de uma mascote própria, a coruja Duo, que se tornou bastante popular na internet.
Outro exemplo de presença digital forte é do navegador Opera GX, que é mais presente no Twitter. A marca aposta em postagens descontraídas, buscando atingir um público mais jovem.
Aliás, o perfil da empresa no Twitter aproveita o espaço para brincar com os seguidores e fazer “piadas” com outras marcas. Vale a pena dar uma conferida.
Quais são os tipos de presença digital?
Em suma, existem três tipos de presença digital: própria — perfis nas redes sociais, blogs, canais do YouTube etc. —, gratuita — quando a marca aparece nas páginas de pesquisa dos buscadores, como o Google, — e paga — criada a partir de anúncios pagos em variadas plataformas.
Vale destacar que não existe um caminho melhor do que o outro. O ideal, inclusive, é usar os três tipos na sua estratégia. Assim, você atinge diferentes segmentos do seu público-alvo e tem mais sucesso nas vendas.
Qual a importância da presença digital no mundo atual?
Como falamos no início do artigo, 90% dos usuários de redes sociais seguem pelo menos uma marca. Só por essa informação, já dá para notar a importância da presença digital para qualquer empresa ou infoprodutor, certo?
Para deixar a relevância da estratégia para o crescimento do seu negócio ainda mais clara, mostramos, a seguir, 4 impactos positivos da prática.
Confira!
1. Atrai mais clientes
Um dos principais motivos para otimizar sua presença digital é o fato de que a prática ajuda a atrair mais clientes. Esse, inclusive, é um fato confirmado por uma pesquisa do Statista.
O documento mostrou que mais de 77% dos empreendedores acreditam que ter uma presença digital forte ajuda na aquisição de novos consumidores para a marca. Afinal, estar on-line é como se exibir em uma grande vitrine, concorda?
A propósito, o Google Brasil divulgou uma pesquisa que aponta que 9 em cada 10 pessoas pesquisam sobre uma empresa na internet antes de decidirem se fecham ou não um negócio.
Logo, estar on-line é, hoje, uma necessidade para atingir e atrair os clientes que você deseja ter na sua empresa.
2. Aumenta a fidelização
O mesmo levantamento do Statista mostrou que, para mais de 45% dos empresários, marcar presença na internet aumenta a fidelização dos clientes.
A prática faz com que os consumidores se tornem fãs da marca e, consequentemente, que tenham menos tendência a abandoná-la pela concorrência.
Isso acontece porque a estratégia cria um relacionamento com o público. Desse modo, os clientes passam a se sentir mais próximos das empresas e, como consequência, hesitam na hora de buscar outra alternativa.
Por falar nisso, uma publicação, elaborada pela Sprout Social, trouxe mais um dado interessante. O levantamento mostrou que cerca de 90% das pessoas compram de marcas que já seguem on-line e ainda gastam mais com elas. Ou seja, são fiéis.
3. Eleva a qualidade do atendimento
Mais de 60% dos participantes da pesquisa do Statista afirmaram que uma boa presença digital otimiza o atendimento ao cliente. E o motivo é bem simples: com a internet, é possível responder mais rapidamente.
Antes, sempre que precisávamos entrar em contato com uma empresa, tínhamos que ligar e passar sabe-se lá quanto tempo esperando para ser atendido.
Já no mundo digital, basta comentar em uma publicação, enviar uma mensagem privada ou falar com um chatbot.
De qualquer forma, os consumidores são atendidos com mais rapidez e precisão, elevando a qualidade das interações.
>>>> Aproveite e leia: treinamento de atendimento ao cliente — 5 dicas para encantar
4. Cria um diferencial competitivo
Para finalizar, o mesmo levantamento que mostramos nos tópicos anteriores diz que quase 50% dos empreendedores acreditam que uma forte presença na internet traz um diferencial competitivo. Isso é, uma característica que torna suas empresas únicas.
É até fácil de entender por que isso acontece, concorda? Pense com a gente: você compraria de um negócio que está presente nas redes sociais e interage com os seguidores ou de um que não tem sequer um site institucional falando sobre seus produtos?
>>>> Aprenda mais: diferencial competitivo — o que é, qual a importância e como ter?
Como aumentar a presença digital da sua marca com 7 dicas infalíveis?
Agora que você viu o que é e qual a importância do conceito, está preparado para aprender a aumentar a presença digital do seu negócio?
Então, coloque as nossas 7 dicas em prática a partir de hoje:
- saiba quem é seu público-alvo;
- estude a concorrência;
- defina os melhores pontos de contato;
- crie conteúdos atrativos;
- interaja com os clientes;
- monte um cronograma de postagem;
- monitore os resultados.
A seguir, veja o que fazer em cada um desses passos!
1. Saiba quem é seu público-alvo
O primeiro passo para criar uma estratégia sólida e assertiva é conhecer seu público-alvo. Você precisa descobrir quem são seus clientes, o que eles consomem, quais mídias usam, etc.
O processo serve para escolher desde os pontos de contato, até os tipos de conteúdo que devem ser produzidos. Para ter informações ainda mais precisas, indicamos criar uma persona — um personagem que representa o consumidor ideal.
Caso não saiba como, dê uma olhada no nosso vídeo explicando o passo a passo de como criar uma persona:
Aproveite também para conferir nosso artigo com exemplos de perguntas para construir a persona perfeita para o seu negócio!
2. Estude a concorrência
Após analisar seu público-alvo, estude a concorrência. A etapa permite compreender o que seus competidores fazem e qual a reação dos consumidores à sua estratégia.
Com isso, é possível se inspirar nos cases de sucesso e aprender com os erros dos competidores, evitando repetir os mesmos no seu negócio.
3. Defina os melhores pontos de contato
O terceiro passo é definir quais pontos de contato com o cliente você deseja usar. Por exemplo, criar um blog, um canal no YouTube ou perfis nas redes sociais.
Para tal, use os dados que coletou sobre seu público-alvo para descobrir quais canais são mais usados. Até porque não faz sentido manter um perfil em uma rede que não é de interesse do seu cliente, não é mesmo?
Entretanto, aqui vai uma dica de ouro: é interessante usar mais de um canal ao mesmo tempo, como manter site, blog e redes sociais ativos. Assim, seu negócio consegue personalizar os conteúdos e se tornar mais visível.
4. Crie conteúdos atraentes
Definiu quais canais digitais planeja usar? Então, comece a pensar em quais conteúdos produzir e o que compartilhar com os clientes.
Só para exemplificar, os conteúdos podem ser posts de blogs falando sobre temas interessantes para os seus clientes ou um carrossel com dicas no Instagram.
Vale destacar que o ideal é segmentar bem as informações. Em outros termos, não publique exatamente o mesmo em todos os canais e defina com cuidado as estratégias e formatos para cada um.
Essa dica também é válida para as redes sociais, viu? Afinal, o formato — e o público — do Instagram não é o mesmo do Twitter, e as particularidades devem ser consideradas no momento da criação.
5. Interaja com os clientes
A internet possibilita que as pessoas se conectem com suas marcas favoritas de maneira fácil e rápida. Logo, é indicado interagir e responder às solicitações dos clientes no menor tempo possível.
E nem é preciso uma operação enorme. Uma curtida ou resposta divertida a um comentário, o compartilhamento de uma menção ou um chat ao vivo para atendimento já cumprem com maestria esse papel.
Verdade seja dita: os dois exemplos de marcas com forte presença digital que mostramos neste artigo têm uma alta taxa de engajamento. Na prática, o que as destaca é justamente a forma como conversam com seus seguidores, provando que é essencial investir em interação.
6. Monte um cronograma de postagens
Não dá para otimizar a presença digital de uma marca sem ter um cronograma rígido de postagens. O que queremos dizer é que você não pode postar “uma vez no ano” e depois deixar os perfis — ou sites — esquecidos.
É crucial manter uma constância nas publicações. Já a frequência e os formatos dependem muito do seu público e do que ele consome. Só evite deixar seus pontos de contato jogados às traças ou afogá-los com publicações em excesso: o equilíbrio é a chave!
Veja mais em: o que é e como fazer um calendário editorial
7. Monitore os resultados
A sétima e última dica é acompanhar os resultados das suas ações. A prática é vital para saber se as estratégias estão dando frutos ou se precisam ser revistas.
Para tanto, é preciso usar, por exemplo, ferramentas para pesquisa de palavras-chave, que permitem identificar os melhores termos para usar na criação de conteúdos para blogs e ter mais chance de aparecer primeiro nas páginas de pesquisas.
Outras ferramentas imprescindíveis são aquelas dedicadas ao acompanhamento das redes sociais, que possibilitam monitorar número de seguidores, impressões nas postagens, cliques em links, etc.
Aliás, temos um artigo completo explicando como fazer o gerenciamento de redes sociais, com dicas das melhores ferramentas. Não deixe de conferir!
E aí, gostou de aprender como aumentar a presença digital do seu negócio? Então, aproveite também para ler nosso artigo com dicas de como vender cursos on-line e una as estratégias para alavancar sua empresa!
- Guia prático de rebranding: por que fazer e quando é necessário? - 16 de setembro de 2024
- Gestão do capital humano: o que é, como fazer + vantagens - 13 de setembro de 2024
- Diferença entre mentoria e consultoria: como escolher a melhor? - 12 de setembro de 2024