ChatGPT call to action

Como usar o ChatGPT para criar call to actions que convertem?

Call to action ou CTA é um termo em inglês que significa “chamada para ação”. Trata-se de uma estratégia de marketing que pode ser utilizada em diversos espaços. Sua função é convidar o usuário a realizar uma ação.

Um call to action bem feito aumenta as chances de conversão. Em outras palavras, saber como construir um CTA pode fazer toda a diferença nos resultados de uma campanha ou marca. Isso por si só demonstra a importância dessa estratégia.

Aproveitando esse período de ascensão das IAs, que tal aprender como usar o ChatGPT para construir seus CTAs?

Neste artigo, explicamos o que é o ChatGPT, como ele funciona e como usá-lo para criar call to actions de alta conversão, com dicas práticas e decisivas.

O que é call to action (CTA)?

Call to action ou CTA é uma estratégia de marketing que pode ser traduzida como “chamada para ação”. Como o nome sugere, trata-se de um convite para que o usuário realize um determinado movimento, seja comprar um produto, assinar um serviço, se cadastrar em uma lista de e-mail, entre outras

Para isso, a mensagem principal geralmente aparece de forma destacada, como um link ou botão que, ao ser acionado, direciona o leitor para a etapa seguinte.

Isto é, o objetivo de um CTA é fazer com que o usuário realize uma ação específica.

Em um e-mail marketing, por exemplo, o call to action geralmente tem a intenção de levar o usuário para o site, seja para consumir um conteúdo, ver um produto etc.

Entre os exemplos de call to action mais utilizados, temos:

  • saiba mais;
  • veja agora;
  • assine;
  • inscreva-se;
  • acesse;
  • etc.

Como fazer um call to action que converte? 7 dicas

Apesar de geralmente ser reduzido a essa frase em destaque, o uso do call to action no marketing vai um pouco além, visto que ele precisa ser contextualizado para fazer sentido para o consumidor. 

Para ficar mais claro, preparamos algumas dicas de como construir um bom call to action. Confira:

1. Conheça a sua audiência

Conhecer a audiência é vital para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Isso porque conhecer as dores, necessidades e desejos da sua persona possibilita saber como abordá-la e, assim, construir call to actions personalizados e efetivos.

2. Vá direto ao ponto

Um bom CTA vai direto ao ponto, sem rodeios. Em poucas palavras, deve explicar ao leitor os benefícios do que está sendo oferecido e indicar qual ação deve tomar.

3. Use verbos no imperativo

Você já deve ter reparado que a frase em destaque de um CTA sempre inicia com um verbo no imperativo. Alguns exemplos de call to action neste sentido, são: “saiba mais sobre o curso”, “compre agora”, “acesse nosso site”, “assine nossa newsletter” etc.

Isso não é por acaso. O objetivo é dar uma orientação clara a respeito da ação que o usuário deve realizar em seguida. 

4. Utilize a linguagem persuasiva

O propósito de um CTA é direcionar o leitor a realizar uma ação. Ou seja, queremos que ele se engaje no que estamos propondo, certo?

Sendo assim, a forma mais eficiente de alcançar isso é usando a linguagem persuasiva, um estilo de escrita focado em influenciar as pessoas a concordar com uma ideia ou realizar determinada ação.

Aliás, já até abordamos este assunto aqui no blog, confira o artigo: O que é escrita persuasiva? 7 estratégias para aplicar hoje!

5. Faça bom uso dos gatilhos mentais

Na mesma linha da linguagem persuasiva, há outra estratégia capaz de potencializar ainda mais seus resultados: os gatilhos mentais, estímulos sutis que visam influenciar as emoções dos leitores, incentivando uma reação específica.

Entre os principais tipos de gatilhos mentais, temos:

  • escassez“compre antes que acabe”, “ confira as últimas unidades”, “aproveite, é por tempo limitado”;
  • urgência“confira agora mesmo”, “não perca mais tempo”;
  • exclusividade“produto exclusivo”, “acabamento premium”.

6. Ofereça algo que realmente tenha valor para o usuário

Ninguém clica em um link ou botão por clicar. As pessoas só vão se engajar com seu CTA se a proposta fizer sentido para elas.

Daí a importância de um texto bem-escrito, destacando as vantagens que o usuário terá ao seguir em frente. Além, é claro, de direcionar a mensagem ao público certo.

7. Construa seus call to actions com o ChatGPT

Já pensou em usar IA para criar CTAs mais eficientes? Isso já é realidade! E uma ferramenta que pode te ajudar muito na criação de seus call to actions é o ChatGPT

Mas, se você não sabe o que é o ChatGPT e como ele funciona, não se preocupe. A partir de agora, vamos te mostrar como utilizá-lo para criar CTAs poderosos.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Trata-se de uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial, treinada para entender e gerar textos em linguagem humana natural em vários idiomas. Assim, a ferramenta é capaz de desempenhar uma série de atividades, tais como:

  • responder perguntas dos usuários;
  • fornecer explicações sobre os mais diversos temas;
  • criar, revisar, resumir e traduzir textos;
  • gerar códigos de programação;
  • e muito mais.

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT funciona como um sistema de chatbot, onde o usuário envia um comando e obtém uma resposta. A diferença é que, além de ser mais avançado, ele tem acesso a um enorme banco de dados, o que permite realizar diversas tarefas.

Por conta disso, interagir com sua IA é quase como trocar mensagens com um ser humano. E, além de ser uma experiência bem natural, a ferramenta se mostra extremamente eficiente ao desempenhar as tarefas que lhe são atribuídas.

Não à toa, muitos estão utilizando o ChatGPT no marketing digital, seja para elaborar e-mail marketing, criar call to action para Instagram, blog e demais redes sociais, gerar copy de vendas, roteiros de aulas e para vídeos no YouTube etc.

Se você estava se perguntando: “será que posso usar o ChatGPT para criar call to actions?” A resposta é sim! E a gente te mostra como.

Como usar o ChatGPT para criar um call to action?

O primeiro passo para usar a ferramenta é acessar o site do ChatGPT. Para utilizá-la, basta ter uma conta gratuita. Portanto, faça seu login ou cadastre-se.

Após logar na plataforma, você já terá acesso à barra de texto, que fica na parte inferior da tela, onde você irá digitar os comandos para interagir com a IA. 

Não tem segredo. Basta enviar um comando e a plataforma irá gerar uma resposta de acordo com a sua solicitação. Teste, explore, experimente, assim você irá entender aos poucos todas as possibilidades que ela pode oferecer.

Como desbloquear todo o potencial do ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta incrível. Mas, para aproveitar todo o seu potencial, é preciso entender que é o usuário quem dita para onde ela vai. Logo, quanto mais contexto fornecer, mais certeira ela será em suas respostas. Quer um exemplo?

Ao invés de enviar um comando genérico, do tipo: “crie um CTA para vender curso de informática, desenvolva melhor a sua ideia, descrevendo um pouco sobre o que o curso aborda, para qual público é voltado, quais benefícios ele gera etc. Assim:

“Criei um curso de informática voltado para a terceira idade, onde ensino pessoas idosas a usarem um computador para tarefas básicas, como se comunicar com a família, acessar sites etc. O objetivo é promover a inclusão digital e contribuir para sua independência. Me ajude a criar um call to action para vender este curso.”

Para fins didáticos, fizemos tal solicitação ao ChatGPT, e a resposta foi a seguinte:

como usar o ChatGPT para criar call to action
Simulação de pergunta realizada feita ao ChatGPT. Fonte: OpenAI.

Recomendações importantes para o bom uso do ChatGPT

Apesar de todo o potencial da tecnologia, é preciso usá-la com sabedoria.

Isto é, ao invés de apenas delegar tarefas, experimente usá-la como ferramenta de suporte para construir seus CTAs, afinal, um toque humano faz toda a diferença.

Além disso, vale salientar a importância de sempre conferir todas as informações e personalizar o texto de acordo com seu público-alvo. Mesmo que a IA faça isso em certa medida, ainda estamos falando de um sistema que é falho e comete erros.

Ainda assim, o ChatGPT é super eficiente e pode te ajudar a poupar muito tempo ao dar direcionamentos e contribuir para a produção de diversos tipos de conteúdos.

Quer entender melhor como a Inteligência artificial pode te auxiliar? Confira o conteúdo abaixo:

Com a ajuda do ChatGPT, seus call to actions nunca mais serão os mesmos!

Vivemos uma época de grandes transformações. A evolução da tecnologia vem mudando a lógica de funcionamento do mercado. Logo, entender como usar o ChatGPT na sua estratégia de marketing, da produção de conteúdos à criação dos CTAs, certamente fará muita diferença em seus resultados daqui para frente.

Quer saber o que mais tem feito muita diferença no mercado de produção de conteúdo? A qualidade das plataformas onde esses materiais são publicados.

Se você trabalha gravando videoaulas, tão importante quanto saber criar bons CTAs, é essencial poder contar com uma estrutura confiável, segura e que disponibilize a melhor experiência de ensino e aprendizagem. Concorda?

E nisso nós podemos te ajudar! 

A EAD Plataforma é uma ferramenta completa, fácil de usar e conta com um preço super acessível. Torne seus cursos ainda mais produtivos e contribua para o desenvolvimento de seus alunos de forma ativa. 

Agende uma demonstração ao vivo para conhecer todas as funcionalidades da ferramenta. Ou ainda, experimente-a gratuitamente pelo período de 7 dias e confira todo seu potencial na prática. Clique e conheça!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy