como fazer chroma key

Como fazer chroma key? Para que serve esse recurso? Entenda!

Com certeza você já viu um filme com efeitos especiais no fundo, enquanto o ator corre pra lá e pra cá na cena. Pois é, muito provavelmente a gravação foi feita usando um chroma key. Mas, afinal, o que é isso? Como fazer chroma key para usar em suas videoaulas?

Tudo isso (e um pouquinho mais), você verá na matéria de hoje. Seja muito bem-vindo!

O fato é que se o seu desejo é entrar com tudo no mercado de ensino a distância – principalmente na venda de cursos online –, a produção e a edição do vídeo são partes fundamentais. 

E é aqui que entra o chroma key! Para te ajudar a entender melhor o assunto, mostraremos quais são os softwares e técnicas usados para explorar esse efeito – e como você pode fazer o chroma key em casa.

Vamos lá? Boa leitura!

Na prática, o que é e para que serve um chroma key?

O chroma key, também escrito cromaqui e chamado de “fundo verde”, é uma tela posicionada na parte de trás do cenário de gravação, que permite que você recorte a pessoa ou o objeto central e troque a imagem do fundo.

Assim, sem exatamente mudar o cenário, é possível criar uma videoaula dinâmica, animada e bastante interativa, de acordo com o tema do curso ou mesmo com o assunto da aula. As possibilidades são muitas!

Por exemplo: com um chroma key, seu vídeo pode ir da Times Square em Nova York para o Pão de Açúcar no Rio – ou mesmo reproduzir uma animação de fundo enquanto você dá sua aula tranquilamente.

Certo, mas para deixar seu vídeo profissional e com boa qualidade, é preciso saber certinho como fazer chroma key.

Confira a seguir!

Como fazer um chroma key e como usá-lo?

Sabia que tem como fazer chroma key em casa? Sim! Enquanto a tela do chroma key precisará de um tecido, de um suporte de apoio e de uma boa iluminação, a edição para remover o fundo pode ser feita com programas gratuitos.

Entenda o passo a passo!

1. Prepare o tecido e o suporte para apoio

O primeiro passo é comprar um tecido para o seu chroma key/cromaqui e começar a preparar o fundo do seu cenário. 

Sabe qual a melhor cor para fazer o efeito chroma key? Bom, por mais que algumas pessoas usem o azul e o vermelho, o tecido verde-limão traz resultados muito melhores. 

Isso porque o tom de verde dá um bom contraste com a nossa pele – e facilita bastante na hora de recortar o fundo. 

O tamanho do tecido varia de acordo com a área do seu estúdio (mas pense que você deve caber perfeitamente na frente da tela). Ah, e o ideal é que ele seja de poliéster, tá bom? 

Ok, com o tecido pronto, é hora de apoiá-lo em algum lugar. Uma ideia é montar uma pequena estrutura de madeira, metal ou cano de PVC, que fique por trás da tela e dê sustentação a ela. Dica: deixe o tecido bem liso, sem dobras, vincos e partes amassadas.

Também dá para pregar o tecido diretamente na parede (que, inclusive, pode ser pintada de verde se você quiser dispensar o tecido). 

Enfim, com isso arrumado, é hora de cuidar da iluminação. Vamos lá!

2. Estruture a iluminação

Quando falamos em produções fotográficas e audiovisuais, a iluminação é importantíssima. Afinal, ela tem o poder de destacar e valorizar a imagem – mas, se não for bem estruturada, pode prejudicar o vídeo e fazer sua gravação ir por água abaixo.

Para iluminar o chroma key, o ideal é que não haja sombras nem pontos de brilho no tecido, porque esses defeitos atrapalham a edição. 

A dica é investir em lâmpadas LED (que ajudam a economizar energia e trazem boa performance de iluminação) e alguns tripés, que estabilizam a luz e permitem que você os posicione da melhor forma.

3. Faça alguns testes de gravação

Como em outros momentos da sua produção de conteúdo digital, os testes são fundamentais. 

Então, para ver se o tecido do chroma key está lisinho, sem interferências na imagem – e para se certificar de que a iluminação está pegando toda a área por igual –, procure gravar pequenos takes de vídeo.

Assim, além da parte visual, você consegue avaliar outros pontos também, como a acústica do ambiente.

Leia também: Tem como tirar barulho de fundo de um vídeo? Sim! Aprenda na prática!

4. Produza o vídeo e leve para seu computador

O último passo de como fazer chroma key é, de fato, produzir o seu vídeo do início ao fim.

Quando finalizar, transfira o arquivo para seu computador. Ah, não se preocupe com pequenos errinhos de roteiro ou de conteúdo (pois isso você conseguirá arrumar com os editores de vídeo).

E é isso que nos leva ao próximo tópico!

Que programas usar para editar o chroma key? 2 opções!

VSDC Free Video Editor

Totalmente gratuito, esse software permite fazer edições de chroma key com bastante facilidade e qualidade. Após baixar o VSDC, você precisará remover o fundo verde do vídeo e, então, escolher as imagens que o substituirão. 

Para fazer isso, é só seguir os passos:

  • escolha a opção “importar conteúdo” e carregue seu vídeo no programa;
  • em “efeitos de vídeo”, selecione a função “transparência > removedor de fundo”;
  • provavelmente o fundo será removido totalmente. Caso não, clique em “propriedades” e, depois, em “cor chroma key”;
  • então, selecione o conta-gotas para capturar a cor do fundo e removê-la;
  • para subir a nova imagem de fundo, é só importá-la para o VSDC e, na linha do tempo, colocá-la em uma camada abaixo do vídeo original.

Quer saber mais sobre como fazer chroma key nesse programa? Veja aqui:

Shotcut

Outro software gratuito para edição de chroma key é o Shotcut (que pode ser baixado aqui). Ele está, digamos, um nível acima do VSDC, já que sua interface é mais minimalista e profissional. 

Apesar disso, com simples etapas é possível remover o fundo verde e acrescentar uma nova imagem. Confira:

  • o primeiro vídeo que você importará para o Shotcut é o “novo” plano de fundo que deseja incluir;
  • depois, use o atalho “Ctrl + I” para carregar o vídeo gravado com o chroma key verde. Ao clicar nesse conteúdo, acesse “filtros”;
  • na sequência, use o botão “+” e acesse a opção “chroma key: simple”;
  • assim, o fundo já será removido e substituído pelo novo. Caso não dê totalmente certo, dá para ajustar no botão “distância”.

E pronto! Ficou alguma dúvida? É só assistir a este vídeo:

E aí, gostou de aprender como fazer chroma key?

Então chegou o momento de colocar essas ideias em prática e produzir vídeos dinâmicos – e que realmente marquem a vida de seus alunos e clientes!

Por falar nisso, já conhece a EAD Plataforma? Com a gente, você tem toda a estrutura necessária para ministrar cursos (em videoaulas gravadas ou ao vivo).

Além de ter um site só seu, há diversas funcionalidades para aproveitar, como:

  • chat em tempo real;
  • emissão e envio de cobranças por e-mail;
  • personalização da página com a sua cara;
  • criação de grupos de alunos e gerenciamento de matrículas.

Quer conhecer a EAD Plataforma bem de perto? Comece com um teste gratuito de 7 dias!

Créditos da imagem da capa: https://www.freepik.com/photos/background’>Background photo created by senivpetro

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy