bio profissional instagram

Como criar a bio profissional do Instagram? 6 dicas para fazer sem medo

A bio profissional do Instagram, quanto bem construída, pode ser uma estratégia muito importante para divulgar a sua marca e uma verdadeira aliada na venda de cursos. 

Afinal de contas, há muito tempo as redes sociais vêm sendo procuradas pelos usuários na hora de comprar produtos e serviços – e a “cara” do perfil profissional faz muita diferença.

Então, vamos aprender o que escrever na bio do Instagram profissional? Na matéria de hoje, reunimos 6 dicas essenciais para te ajudar – além de 7 vantagens de usar essa rede social no marketing digital.

Boa leitura!

Como criar um perfil profissional no Instagram?

Antes de preencher a sua bio profissional do Instagram, é necessário transformar sua conta em comercial. Se você não quiser abrir mão do seu perfil pessoal, vale a pena criar um especialmente para sua marca, tá bom?

Além de oferecer métricas e ferramentas interessantes sobre acessos e curtidas, esse tipo de perfil traz mais facilidade na hora de veicular anúncios!

Para criá-lo, é bem fácil:

  • clique na sua foto de perfil;
  • entre em configurações;
  • no menu lateral, clique em “alterar para conta comercial”;
  • na sequência, você poderá escolher entre um “criador de conteúdo” ou um “negócio”;
  • os dois se encaixam bem e permitem que você selecione o ramo de atuação.

E pronto! Com a conta comercial criada, é hora de entender o que escrever na bio do Instagram profissional. Vamos lá!

Passo a passo para abastecer sua bio profissional do Instagram

1. Crie um nome de usuário simples e original

O nome de usuário nada mais é que o seu @. É por meio dele que as pessoas te encontrarão no Instagram e começarão a seguir seu perfil.

Bom, aqui é importante escolher um nome curto, fácil de escrever e que não tenha muitas pontuações (como ponto final, traço e underline).

Mas e se o seu nome/nome da sua marca já estiverem ocupados? Há alguns atalhos criativos para sair dessa! Você pode incluir, ao final do nome de usuário, termos como “oficial”, “brasil” e “real”.

2. Use uma foto de perfil profissional

No perfil pessoal, tudo certo se a sua foto for na praia, em festas ou mesmo com seu pet. Mas, quando falamos de uma conta corporativa, é essencial entender que a foto profissional diz muito sobre sua marca.

Por isso, é imprescindível passar uma imagem de seriedade e profissionalismo – para que os usuários confiem nos seus serviços. Vale publicar uma foto de boa qualidade de resolução, nem muito pequena nem superestourada (que atrapalhe a visibilidade).

Pode ser sua própria foto, claro, mas outra opção é usar o seu logo. Assim, você já começa a criar uma identificação profissional para a marca. 

Leia também: Como usar o Instagram para dar aulas?

3. Coloque o seu segmento de atuação junto ao nome

Quando falamos desse passo, não nos referimos ao nome de usuário – e sim ao “título” do seu perfil, que fica em negrito logo no começo da bio.

Ali você pode colocar seu próprio nome (se você for um profissional autônomo) ou a sua marca registrada. Só que, além disso, é legal incluir o segmento de atuação (por exemplo: cursos de música online).

Essa estratégia facilita o reconhecimento do seu negócio – e aumenta as chances de que os seguidores se interessem pelo seu perfil.

4. Elabore a descrição do perfil

Mais uma etapa estratégica para a bio profissional do Instagram é a descrição do seu perfil. Como a área suporta apenas 150 caracteres, é preciso criar um texto direto ao ponto, mostrando o que você realmente faz.

Se você já tiver um slogan (de marca ou profissional), pode usá-lo aqui. Outra opção é criar uma frase que mostre o propósito da sua marca. Para que você existe? Por que os seguidores devem contratar seus serviços?

Ah, bom lembrar que essa descrição deve contemplar também uma chamada para ação (o famoso CTA). É importante ter uma chamada do tipo “entre em contato”, “compre agora”, “clique e confira”, porque logo abaixo você poderá colocar o link do seu site. 

E isso nos leva ao próximo passo!

5. Inclua o seu link na bio

Provavelmente você já viu algum post que, na legenda, diz “acesse o link na bio”. Isso acontece porque a biografia é o único lugar que o Instagram permite incluir URLs clicáveis.

Então, nunca se esqueça de colocar o link atualizado do seu site na seção “website”. Se o seu endereço for muito grande (e fique feio na hora de incluir na bio), você pode usar um encurtador de links. Algumas opções são o abre.ai, o bit.ly e o sniply.io.

E se você tiver mais de um link além do seu site, como o canal do YouTube e o WhatsApp? Bom, também dá para resolver!

Existem ferramentas gratuitas, como o Linktree, que agrupam várias URLs em um único link. Quer saber como usar esse app? Confira aqui:

6. Não se esqueça da área de destaques

Sabe aquelas imagens em bolinhas que ficam fixas logo abaixo do seu perfil? São os destaques – em formato de stories – que os seguidores podem acessar sempre que quiserem.

Ali você consegue criar categorias diversas, como:

  • dúvidas;
  • contatos;
  • promoções;
  • depoimentos.

E muito mais! É legal criar um padrão visual para esses destaques, com uma cor de fundo e um ícone que represente o tema.

Você pode usar um editor de imagens que já oferece vários recursos fáceis de usar. O Canva e o Trakto são alguns deles!

Por que é TOP investir na bio profissional do Instagram? 7 motivos!

Antes de finalizarmos a matéria de hoje, vale mostrar a importância do Instagram para as marcas. Reunimos uma série de estatísticas levantadas pelos sites websitehostingrating.com e oberlo.com.br, que comprovam por que você não pode deixar a rede social de lado.

Confira!

  1. O Brasil está no top 5 de países com mais usuários no Instagram;
  2. A rede tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais – e 500 milhões acessam o app por dia;
  3. Desses usuários, 90% seguem ao menos um perfil profissional;
  4. Todo dia, há cerca de 4,2 bilhões de curtidas distribuídas em posts;
  5. 53 minutos é o tempo médio que cada pessoa navega na rede social;
  6. No Instagram, o engajamento é 20x maior do que no Facebook;
  7. 72% das pessoas que usam a mídia dizem ter comprado um produto após vê-lo no Instagram.

Interessante, não?

E aí, gostou de aprender como criar a bio profissional do Instagram?

Então é hora de iniciar sua trajetória em uma das redes sociais que mais crescem no mundo! 

Além de um excelente apoio à sua estratégia de vendas EAD, o Instagram vem lançando novidades a cada dia – como o Reels, que pode ser mais uma ideia legal para sua marca.

Por falar em marketing digital e negócios, que tal acompanhar outras matérias que já publicamos por aqui? Confira essas sugestões!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy