Você sabe o que é e como fazer uma copy para LinkedIn?
Usar a técnica de escrita nessa rede social focada em negócios pode gerar oportunidades interessantes – seja para a venda de seus cursos online, seja para engajar os colaboradores da sua empresa.
Afinal, o LinkedIn não para de crescer e é possível atingir um grande número de pessoas!
Segundo dados da própria rede, são cerca de 756 milhões de usuários em todo o mundo – 114 milhões só na América Latina.
Certo, sem mais delongas, vamos ao que interessa! Continue e entenda de uma vez por todas como criar uma boa copy para LinkedIn.
Copy para LinkedIn: o que é e como fazer?
A copy é uma técnica de marketing digital, que foca na produção de conteúdos de texto e imagem, com o objetivo de persuadir seus leads a se converterem no seu negócio.
Em outras palavras, é aliar recursos de convencimento (como os gatilhos mentais) e uma boa escrita – que transmita informação – para convencer os usuários a tomar determinada ação:
- consumir algum conteúdo;
- entrar em contato contigo;
- ou mesmo efetuar uma compra.
Mas onde entra a copy para LinkedIn?
Bom, nessa rede social de negócios, você pode usar a técnica de copy em basicamente 3 formatos de conteúdo:
- perfil profissional;
- artigos no Pulse;
- posts na company page.
Vamos entender os detalhes de cada um? Confira na sequência!
1. Copy para seu perfil no LinkedIn
O perfil é um dos primeiros resultados que aparecem no sistema de busca do LinkedIn – ou seja, é como o público encontra você na rede social.
Veja 3 dicas para tornar seu perfil profissional campeão!
Crie uma introdução completa
Preencher os campos de introdução (como nome, título, formação acadêmica e outros contatos) é importantíssimo. Isso porque eles mostram para os usuários, de forma rápida, quem é você e qual a sua especialidade.
E uma dica de copy para LinkedIn é diferenciar o seu título. Muitas pessoas colocam apenas a profissão (por exemplo: fotógrafo), mas a chave dessa estratégia é ser criativo!
Se você colocasse “fotógrafo especialista em captar a essência da natureza” soaria diferente, não?
Mostre uma proposta de valor no resumo
Certo, seguindo o preenchimento do perfil do LinkedIn, chegamos à seção “resumo”.
Pense nesse texto como aqueles que ficam atrás da capa de um livro: é ali que você contará sua história em 2000 caracteres – e, de certa forma, venderá seu peixe para quem está lendo.
Procure colocar suas especialidades, falar sobre um projeto de destaque que já realizou, mostrar como você mudou a vida das pessoas com quem teve contato… É a sua chance de transmitir uma proposta de valor, que impacte positivamente o usuário.
Capriche no histórico profissional
Por fim, é hora de preencher os campos de experiências profissionais.
O legal é que dá para colocar um minicurrículo em cada seção – uma ótima oportunidade de usar a copy para falar como você contribuiu para a empresa!
Leia também: Marketing no LinkedIn: um guia para potencializar o seu perfil na rede
2. Copy para seus artigos no Pulse
Sabia que o LinkedIn tem uma espécie de blog próprio, no qual você pode escrever e publicar artigos? É o Pulse, que ajuda a construir mais autoridade para sua marca, pessoal ou profissional.
A seguir, entenda como usar a copy para LinkedIn nos artigos!
Faça um título impossível de ser ignorado
Quando você entra em um portal de notícias (ou mesmo folheia o seu jornal), vê dezenas e dezenas de matérias. Impossível ler todas, né?
O que você faz, então, é uma coisa que o leitor do LinkedIn também faz: prioriza o conteúdo que mais te atrai. E o título é fundamental para isso!
Ao escrever seu artigo, comece com essa chamada – que deve dar um “spoiler” do que o conteúdo abordará. E quanto mais criativo, melhor!
Existem diversas técnicas para elaborar títulos matadores, impossíveis de serem ignorados. Quer conferir algumas ideias? Veja aqui:
Escreva pensando no seu público
Ok, depois de definir o seu título, é hora de pensar no conteúdo do artigo. Claro que você escreverá sobre algo que domina, mas é necessário também se colocar no lugar do leitor.
De nada adianta escrever de maneira supercomplexa se o seu público não entende uma palavra, né? Por isso, vale dar uma dinâmica legal para o texto, fazendo um filtro nas “dores” das pessoas e fornecendo respostas para isso.
Crie um CTA
Como falamos no início da matéria, a função da copy para LinkedIn é fazer com que o usuário tome uma ação.
Nem sempre dá para vender seu negócio de forma tão direta em um artigo do Pulse, mas ele pode servir de apoio para levar o leitor ao seu site (ou às suas outras redes sociais).
Eis, então, a importância de criar um CTA – que nada mais é que uma chamada para ação. É bom que a chamada seja imperativa, para persuadir o usuário a clicar.
Veja um exemplo: “Gostou deste artigo? Acesse meu site e veja outras dicas exclusivas!”
3. Copy para seus posts na company page
Essa parte da copy é para você que deseja ter uma página da sua marca dentro do LinkedIn. Ela é diferente do seu perfil – já que permite publicações de posts de conteúdo, se assemelhando às páginas do Facebook.
Não sabe como criar a company page? Sem problemas! Este vídeo explica direitinho:
Elabore um texto direto
Bom, com a company page criada, é hora de começar a produzir os conteúdos dos seus posts – que são compostos por texto descritivo e imagem.
É importante que esse texto vá direto ao ponto e, se possível, esteja vinculado a um artigo que você já produziu.
Os posts podem falar da sua marca no geral ou mesmo divulgar os seus produtos e serviços.
Escolha uma imagem relevante
Sabia que um post com imagem pode dobrar o engajamento dos usuários? É o que mostra uma compilação de estatísticas do LinkedIn, feita pela Omnicore.
Por isso, além do texto, é legal se atentar à escolha da foto. Com um simples software de edição de imagens, como o Canva ou o Trakto, você consegue criar posts bem bacanas!
Leve as pessoas ao seu site
Como na copy para artigos, o CTA nos posts é fundamental: é a sua oferta, a sua solução para a dor do usuário.
Aqui, também dá para linkar para o seu site. Assim, você aumenta o tráfego na sua página e segue melhorando as taxas de conversão.
Se você quiser saber mais sobre o universo de copywriting, este vídeo ensina outras possibilidades. Vale a pena assistir!
Dica final: conte com uma estrutura digital
Já que falamos sobre site, saiba que a EAD Plataforma pode ajudar!
Ter um espaço na internet para chamar de seu complementa diversas estratégias de marketing digital – principalmente quando elas estão relacionadas a geração e qualificação de leads, como é o caso da copy.
Ao contratar a estrutura da EAD Plataforma, é possível ter um site só para você, com recursos de hospedagem de vídeos e outros conteúdos – além de formulários para captação de contatos de seus clientes.
Quer ver outras vantagens e entender como a plataforma se adapta perfeitamente ao seu negócio? Faça um teste totalmente gratuito a partir de agora!
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024