ferramentas tecnológicas da educação à distância

Top 5: quais são as melhores ferramentas tecnológicas da educação à distância?

Descobrir quais são as ferramentas tecnológicas da educação à distância ajuda a trazer mais dinamismo e eficiência para as suas aulas. 

Por exemplo: um professor que não usa uma plataforma colaborativa com os seus alunos pode ter dificuldades para se comunicar com a classe, provocando atrasos e desalinhamento em relação aos comunicados. 

Por outro lado, quando ele investe em uma Plataforma EaD ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), esse processo se torna mais prático com o apoio de uma biblioteca virtual ou fóruns

Neste artigo, você descobrirá quais são as ferramentas tecnológicas que o professor pode utilizar para estimular a participação dos alunos à distância, melhorar a produtividade e a eficiência do conteúdo. 

Leia o conteúdo até o final e transforme o aprendizado à distância da sua instituição. 

O que são as ferramentas tecnológicas na educação? 

As ferramentas tecnológicas na educação são recursos que facilitam vários aspectos do aprendizado, como interação com os alunos, motivação dos estudantes, armazenamento de conteúdos, entre outros. 

Imagine, por exemplo, o quanto seria complicado reunir todos os conteúdos citados em uma aula e encaminhá-los para os alunos, sem o apoio de uma tecnologia? 

Bem, com uma biblioteca virtual, esse processo se torna mais prático. Além de ter recursos descomplicados, o material fica disponível para todos os usuários. 

Agora que você já sabe qual é a importância da tecnologia na educação a distância, que tal conhecer as melhores ferramentas para otimizar os resultados das suas aulas? 

Confira, no tópico a seguir, algumas sugestões. 

Quais são as ferramentas tecnológicas da educação à distância? 

Para ter sucesso com o ensino remoto, é fundamental conhecer quais são as tecnologias mais utilizadas no EAD

Por isso, separamos diversas opções para potencializar os seus resultados.

Confira:

1- Plataforma EaD ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Trata-se de uma ferramenta que abraça, em um único ambiente, todos os recursos utilizados durante o ensino a distância, como materiais de estudo (as aulas e bibliotecas virtuais), links para vídeos e podcasts, chat e fóruns.

Ou seja: o AVA é como se fosse um menu inicial, onde os alunos encontram as ferramentas mais adequadas para o aprendizado online. 

Como o ambiente é virtual, ele pode ser acessado em qualquer lugar do mundo e em qualquer horário. Basta digitar o seu login e a senha.

Nesse espaço, apenas os participantes cadastrados podem usar o sistema. 

Há ainda outros benefícios que vale a pena ser mencionado, como: 

  • ambiente personalizado conforme as necessidades do aluno;
  • navegação descomplicada em virtude dos recursos disponíveis pelo sistema;
  • possibilidade de criar regras e gatilhos para que o estudante prossiga com a trilha de aprendizagem.

Saiba mais: dê o play e conheça a EAD Plataforma:

2- Fóruns 

São os ambientes onde os docentes podem interagir com os estudantes, esclarecendo suas dúvidas e explicando o conteúdo com mais profundidade. 

Também podem ser utilizados pelos os alunos para troca de experiências sobre uma matéria ou determinada atividade. 

Como as dúvidas e as respostas são registradas no sistema, um único questionamento pode solucionar o problema de vários estudantes, tornando o processo de aprendizado mais fácil. 

Além disso, os usuários podem compartilhar links, vídeos e outros conteúdos, garantindo uma comunicação colaborativa. 

3- Gamificação 

O uso de jogos na educação pode ser transformador. O videogame melhora a disciplina e o engajamento com os conteúdos, bem como, a autonomia, colaboração e a criatividade.

Ao mesmo tempo, os jogos virtuais contribuem para que as aulas online fiquem mais atraentes, contextualizadas e produtivas.

Há ainda um impacto no aprendizado. Isso porque, os jogos são uma maneira menos estressante dos alunos demonstrarem seu conhecimento, habilidade e compreensão em um determinado conteúdo. 

Aliás, quando o aluno está mais calmo, ele consegue ter uma percepção mais positiva de seu ambiente de aprendizagem. 

Para conquistar esses benefícios, não basta apenas utilizar jogos prontos em sala de aula. Crie dinâmicas por meio de elementos de games (pontuações e rankings) para os estudantes resolverem os problemas em sala de aula.

E um estudo trouxe uma resposta bastante positiva para os docentes que pretendem implantar os jogos em sala de aula. 

A análise, que acompanhou quase 10.000 crianças do Karolinska Institutet na Suécia e foi publicada recentemente na Scientific Reports, descobriu que os estudantes que jogaram mais videogames obtiveram um pequeno aumento de QI.

Portanto, vale a pena experimentar a gamificação em suas aulas. 

4- Bibliotecas virtuais 

É nesse espaço que os estudantes podem acessar e baixar os materiais didáticos dos cursos. Dependendo da plataforma utilizada, é permitido adicionar apostilas, livros, textos, artigos e exercícios.

De forma prática, o professor pode citar um artigo ou material disponível na internet, durante a aula. 

E, em seguida, arquivá-lo no sistema para que o conteúdo fique disponível para todos os usuários. 

Sem dúvidas, é um ótimo recurso para os docentes e instituições que criam os seus próprios materiais. 

Inclusive, sabe aquela ideia de diferencial competitivo que é tão disseminada no ambiente empresarial? 

Então, a biblioteca virtual pode ser um ótimo gatilho para surpreender o seu público e conquistar mais alunos para a sua instituição.

5- Conteúdos multimídias 

Tudo isso pode ajudar o aluno a compreender o conteúdo com mais eficiência.

Portanto, use e abuse da criatividade para envolver o estudante da melhor forma, combinado? 

Conheça a EAD Plataforma 

E, antes de finalizar esse artigo, temos uma dica: não basta apenas conhecer quais são as ferramentas tecnológicas da educação à distância, é vital fazer investimentos seguros para surpreender os seus alunos. 

Por isso, indicamos EAD Plataforma. Com essa ferramenta, você tem total controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. 

Ela permite acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e conta com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online.

Sem dúvidas, ela é uma das melhores opções do mercado. 

Afinal de contas, oferece recursos completos, como:

  • aulas ao vivo com chat: deixe seus alunos mais engajados criando aulas ao vivo. Você pode disponibilizar um chat em tempo real para comunicação;
  • assinatura com recorrência: Seu EAD como a Netflix! Crie planos de assinatura com cobranças mensais, trimestrais, semestrais ou anuais;
  • gestão de alunos: acompanhe todo o progresso de seus alunos, como boletins, certificados e solicitações de dúvidas;
  • certificados: emissão automática de certificados de conclusão de curso com código de autenticação para cada um de seus alunos;
  • múltiplos professores: adicione múltiplos professores em seus cursos e planos com pagamento automático da participação nas vendas;
  • provas: faça avaliações entre aulas e módulos para avaliar o aprendizado da turma. Programe a data das provas de acordo com seu plano de ensino.

Com todos esses recursos, ensinar nunca foi tão fácil. 

Quer saber mais? 

Teste gratuitamente por 7 dias e surpreenda-se com todos os benefícios da EAD Plataforma.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy