como avaliar a educação online

Como avaliar a educação online? Passo a passo para começar!

Quer montar um curso, mas não sabe como avaliar a educação online, também conhecida como educação a distância (EAD)? Neste artigo, mostraremos como adotar as soluções tecnológicas para analisar a compreensão dos conteúdos transmitidos em ambiente virtual.

Antes de mais nada, lembre-se de que não basta transpor para o digital o que antes era feito presencialmente. Desde sua concepção, tais ações formativas devem ser orientadas para as novas formas de ensinar e aprender, com o apoio das tecnologias educativas.   

Afinal, como avaliar a educação online? 3 critérios para refletir

A seguir, listamos três critérios para levar em conta quando se pensa em como avaliar a educação online. Naturalmente, há muitas outras reflexões a se fazer, mas esse é o ponto de partida para considerar as características do ensino mediado por tecnologias digitais.

1. Considere o formato e a metodologia do curso a distância

Primeiramente, pense no formato da ação formativa, visto que a avaliação difere entre os cursos técnicos e o ensino superior, por exemplo. Em seguida, recomenda-se optar pelas metodologias ativas de aprendizagem, tais como:

  • sala de aula invertida;
  • instrução por pares;
  • gamificação;
  • aprendizagem baseada em problemas (ABP).

2. Especifique quais são as avaliações no projeto pedagógico

Ao elaborar o projeto pedagógico do curso EAD, não deixe de considerar as atividades avaliativas. Para exemplificar, a gamificação traz um resultado concreto ao final do percurso, que se traduz na pontuação final, mas essa não precisa ser a única nota.

Em paralelo, pode-se aplicar provas entre os módulos para superar as eventuais lacunas. Dessa maneira, você verifica os conteúdos edificantes que ainda não foram absorvidos e tem a chance de retomá-los para possibilitar a continuidade da trilha de aprendizagem.  

3. Use os recursos tecnológicos para sanar os possíveis gaps

Ao investir em soluções tecnológicas, você terá inúmeros recursos para sanar as lacunas de aprendizado. Para começar, existe o Google for Education, que tem ferramentas do Google adaptadas para o contexto educacional, porém, é possível ir muito além disso.

Ao contratar uma plataforma de e-learning efetiva, você terá uma série de funcionalidades para otimizar as ações formativas, como:

  • liberação das aulas e atividades em dias e horários específicos, com base no projeto pedagógico;
  • aplicação de provas em diferentes etapas, como um requisito para prosseguir com a trilha de aprendizado;
  • emissão automática do certificado de conclusão do curso, com o código de autenticação;
  • biblioteca virtual para centralizar todos os conteúdos, como: videoaulas, materiais de apoio e fóruns; 
  • possibilidade de dar aulas ao vivo, contando com chat integrado para esclarecer as dúvidas instantaneamente.

Por falar em aula ao vivo, dê o play neste vídeo para entender como isso pode ser mais fácil do que parece: 

Bônus: como avaliar o aluno nas aulas online? 5 dicas efetivas

De fato, há certos desafios para se avaliar um aluno a distância, mas vale lembrar que a tecnologia é uma forte aliada. Justamente por isso, é essencial traçar estratégias para aproveitar as vantagens desse modelo de ensino, incluindo as seguintes dicas: 

  1. aplicar provas e outras avaliações durante os módulos, verificando os relatórios de progresso individual;
  2. acompanhar de perto os alunos que demonstram dificuldade de concentração e gestão do tempo;
  3. propor atividades em grupo para aproximar a turma e construir o conhecimento de forma colaborativa; 
  4. mesclar as ferramentas síncronas (chat e webconferência) e assíncronas (fórum e e-mail) para sanar dúvidas; 
  5. atuar como mediador e empoderar os estudantes para que sejam os protagonistas de suas trilhas de aprendizagem.

Exemplo prático: como avaliar a educação online passo a passo?

Para facilitar o entendimento de como avaliar a educação online, vamos a um exemplo prático. Nesse caso, tomamos como base um curso online de guitarra, ministrado por um instrumentista experiente. 

1. Formato e metodologia do curso online de guitarra

Nesse exemplo, pense em um curso de guitarra 100% digital para iniciantes, com a metodologia da gamificação. Aliás, essa é uma estratégia que favorece o engajamento, mesmo que os alunos estejam em locais diferentes. 

Por ser um curso básico, os principais conteúdos envolvem: notas, riffs, acordes, solos e afins. Adicionalmente, os alunos podem aprender a tocar músicas famosas que são relativamente fáceis de tocar, a exemplo de “Love Me Do”, dos Beatles. 

2. Atividades para avaliar o progresso dos futuros guitarristas

Por meio do design instrucional, pode-se planejar o aprendizado considerando o perfil dos alunos. Com isso, as ações formativas (e as avaliações) são customizadas para o público. Falando nisso, já imaginou incluir o jogo Guitar Hero entre as estratégias de gamificação?

Além das provas entre os módulos teóricos e práticos, o game pode ser um recurso interessante para as aulas. No vídeo abaixo, veja como essa solução ajuda na coordenação motora, grau de concentração, aumento do repertório e assim por diante. Veja só:

3. Recursos tecnológicos para auxiliar nos solos de guitarra 

Entre os módulos do curso, é interessante reservar um espaço para ministrar aulas ao vivo ou webconferências. Assim, o professor pode mostrar como tocar um solo na prática e, também, acompanhar o progresso dos alunos, esclarecendo as dúvidas em tempo real.

Para se ter uma ideia, confira adiante um vídeo que mostra cinco solos de ritmos distintos. Já no seu curso online de guitarra, a dica é mostrar como se faz e, depois, deixar que os alunos toquem para verificar como estão progredindo e dar feedbacks para eles, ok? 

Resumindo: como avaliar a aprendizagem online?

Para resumir, compilamos os pontos-chave para quem quer descobrir como avaliar a educação online. A propósito, o exemplo acima diz respeito aos cursos livres, mas fique à vontade para adaptar os conceitos, de acordo com as respectivas ações formativas, ok?  

  1. Definição do formato do curso (online, presencial ou híbrido) e da metodologia (gamificação, ABP etc.).
  2. Inclusão das atividades avaliativas no projeto pedagógico a fim de acompanhar a trilha de aprendizagem.
  3. Seleção dos recursos tecnológicos que facilitam a avaliação, como as aulas ao vivo para praticar o que foi aprendido e tirar dúvidas.

Agora que você já descobriu como avaliar a educação online, que tal começar suas ações formativas? Aqui na edtech EAD Plataforma, estamos à disposição para te ajudar a dar o próximo passo. Faça um teste grátis e conte com todo o poder da tecnologia educativa!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy