como avaliar um aluno a distância

Como avaliar um aluno a distância? 5 alternativas para colocar em prática já!

Saber como avaliar um aluno a distância é tão importante quanto saber como dar as aulas em EAD. Afinal, por mais que o ensino seja remoto, para ser aprovado o aluno deve atender os critérios de avaliação da escola. 

Com o início e a permanência do isolamento social desde o início de 2020 devido a COVID-19, diversas mudanças tiveram que ser adotadas por todos, uma delas é a adoção do método de ensino à distância.

Diversas são as dúvidas que permeiam os pensamentos de todos os profissionais

da área da educação, e como avaliar alunos a distância é uma delas.

Por mais que o EAD não seja, de fato, uma novidade, o modelo de ensino era mais presente em instituições de cursos técnicos ou universidades. 

Com a necessidade de professores dos ensinos fundamental e médio em começar a lecionar a distância, algumas dúvidas começaram a surgir.

Afinal, como avaliar um aluno a distância? Como avaliar o comportamento e comprometimento dos discentes mesmo quando as aulas não estão acontecendo na modalidade presencial?

Se você está com dúvidas sobre qual a melhor forma de avaliar o seu aluno no EAD, veja algumas dicas de como fazer essa observação mesmo no ambiente virtual.

Vamos lá?

5 dicas eficientes de como avaliar aluno a distância

Entre os mais diversos obstáculos encontrados pelas escolas, professores, pais e alunos no modelo de ensino EAD, como avaliar o comportamento do aluno foi um dos maiores desafios.

Por se tratar de um método de ensino em que o contato pessoal com o professor é menor do que acontece na modalidade presencial, a estrutura do EAD pode tornar a avaliação da performance dos alunos um processo bem complexo

Mas você não precisa se preocupar! Hoje, vamos apresentar algumas ferramentas e estratégias que podem tornar essa avaliação mais fácil e completa, mesmo em um ambiente tão diferente da sala de aula convencional. 

1. Presença no ambiente virtual

Certamente, se você voltar à memória o tempo das aulas presenciais, poderá se lembrar claramente do momento das listas de chamada, a primeira avaliação que o aluno passa ao chegar na escola. 

Essa ferramenta, utilizada há anos, serve para mostrar o comprometimento do aluno com as aulas. 

No EAD, por mais que o aluno não esteja presencialmente em sua frente, sua presença no ambiente virtual deve ser indispensável. Afinal, se ele não está na aula, perderá a matéria lecionada no dia

Assim, quando falamos em como avaliar um aluno a distância, a sua presença na aula pode ser um termômetro para analisar o seu engajamento com a escola.  

Para as aulas que acontecem online, em tempo real, para receber a presença o aluno precisa acompanhar a aula no momento em que acontece. 

Já para aulas que são gravadas, uma boa forma de avaliar o engajamento do aluno é:

  • conferir se ele marcou a aula como concluída;
  • o número de acessos ao conteúdo (ele pode ter assistido novamente para tirar dúvidas, por exemplo);
  • realização de exercícios relacionados a matéria assistida (conferindo dados como data e hora de envio). 

2. Feedback e retirada de dúvidas

Outra forma de como avaliar um aluno a distância é observar o seu comportamento durante as aulas. Ele é participativo? Faz perguntas? Interage com a turma? Responde o que foi questionado?

A sua participação e o interesse em compartilhar informações ou tirar dúvidas podem mostrar o quão envolvido com as aulas EAD o aluno está.

É importante pensar que, normalmente, sem a supervisão de um professor, muitos alunos podem demonstrar um comportamento mais “relaxado” diante dos estudos.

Por isso, procure avaliar de perto aqueles que tiram suas dúvidas por meio de e-mails ou até mesmo via chat, na plataforma em que as aulas acontecem. 

Certamente, oferecer pontos por esse comportamento é uma forma de mostrar que a participação em aula conta muito!  

3. Provas e avaliações

Se você alguma vez já pensou algo como “como devo avaliar meu aluno?”, apenas por estar no ambiente virtual, saiba que as tradicionais provas e atividades avaliativas devem continuar normalmente. 

Aliás, no EAD, essas ferramentas são ainda mais indispensáveis, pois servem como termômetro para entender se o conteúdo apresentado está sendo compreendido por todos os alunos. 

Diante da resposta de cada discente, será possível observar como cada conteúdo foi absorvido, e se será necessário fazer uma revisão ou até mesmo uma mudança no estilo de ensino.

Para as atividades e provas escritas, como as redações, você pode contar com ferramentas como o Plagium e o Farejador de Plágios para garantir que as atividades são originais, e não há traços de cópia. 

Na EAD Plataforma, você pode aplicar provas no final do semestre, de um módulo ou até uma aula. Veja como fazer:

As avaliações verbais durante as aulas ao vivo também são uma alternativa. Nesse caso, vale a pena solicitar ao aluno para abrir o microfone e webcam para garantir uma avaliação mais clara e justa. 

Por fim, os trabalhos em grupo são excelentes formas de como avaliar um aluno a distância. Além de também incentivar as relações interpessoais, que muito provavelmente ainda não tiveram a oportunidade de se conhecerem presencialmente. 

4. Bibliografia obrigatória

Outra forma de avaliar o comportamento do aluno durante as aulas EAD é por meio das entregas de atividades extras, as famosas tarefas de casa.

Para isso, uma excelente ideia é utilizar livros e apostilas para complementar os conteúdos que foram trabalhados na sala de aula virtual. 

Selecione uma lista de leitura obrigatória que ajude os alunos a aprofundar os conhecimentos e garantir que a matéria lecionada seja, de fato, entendida! 

Uma dica valiosa é pedir resumos das leituras para que você tenha mais uma alternativa na hora de escolher como avaliar um aluno a distância. 

5. Fóruns e salas de bate papo

Se existe algo de bom que pode ser tirado do estilo de aprendizado por meio da Internet é a possibilidade de uma comunicação rápida por meio de bate-papo em grupo.

Claro que isso não substitui a conversa pessoal, mas como ferramenta de controle para o professor, o chat dos alunos pode ser um grande aliado na hora da avaliação.

Por meio dele, aspectos como quem acessou, quem iniciou conversas, assim como quem participou ou não das discussões, podem tornar seu trabalho mais fácil.

Além disso, a participação em fóruns também é uma forma de avaliar a participação dos alunos e deve ser adotada se possível. 

Para quem utiliza a EAD Plataforma para realizar as aulas online, esse recurso está disponível e pode ser de grande vantagem! 

Bônus: utilize uma plataforma para facilitar a avaliação

Imagine conseguir acompanhar a evolução de seus alunos por meio de provas, fóruns para esclarecimento de dúvidas e até ter acesso a dados importantes, como saber quando eles acessam determinado conteúdo….

Uma mão na roda para o ensino a distância, não é?

Tudo isso, e muito mais, a EAD Plataforma pode te oferecer. Se você quer proporcionar uma experiência diferenciada para seus alunos durante os tempos de aula remota, conheça a nossa solução. 

Faça um teste gratuito e veja como a nossa plataforma funciona na prática! 

Fabio Godoy