a-importancia-midia-para-ead

A importância da mídia para o EAD: o que o ensino a distância pode extrair de cada canal digital?

Conhecer a importância da mídia para o EAD é um caminho efetivo para ressignificar a relação de tutores e alunos com os diferentes canais digitais. Isso porque cada uma das ferramentas representa uma evolução na maneira com que o conteúdo é entregue para os alunos e incorporado à sua rotina. 

Neste artigo, falaremos sobre a importância da mídia para o EAD desde os seus primórdios até os dias atuais. Ao longo da leitura, também mostramos alguns exemplos práticos de mídias incorporadas ao processo educacional.

Confira! 

A importância da mídia para o EAD 

A popularização do ensino a distância aconteceu, em grande parte, devido à ascensão de canais de mídia digitais. Em seus primórdios (precisamente no ano de 1728, nos Estados Unidos), a EAD era uma modalidade de ensino ligada à transmissão de conhecimento via correspondência, e acontecia, em essência, com a ajuda dos correios. 

Embora tenha representado a vanguarda da EAD, o sistema de aprendizado por correspondência precisou se aperfeiçoar para ganhar mais tração, ou seja, conquistar mais adeptos. E isso aconteceu, em grande parte, com a incorporação do ensino a distância pelas mídias digitais. Primeiramente a televisão e o rádio, e depois, a internet. 

No vídeo abaixo, você vê, em alguns minutos, a evolução da educação a distância desde a correspondência até o modelo fluído que conhecemos hoje: 

Quer saber mais sobre a origem histórica da EAD? Leia o artigo “EAD – sua origem histórica, evolução e atualidade brasileira face ao paradigma da educação presencial”, divulgado no portal da Abed – Associação Brasileira de Ensino a Distância! 

Discutir a importância da mídia para o EAD é essencial, porque nos provoca uma reflexão acerca do potencial revolucionário dos canais de comunicação aos quais temos acesso. 

Com o “empurrãozinho” da tecnologia, quebramos importantes barreiras rumo à democratização do processo educacional. Neste artigo, pontuamos duas delas.

Acessibilidade

A popularização do ensino a distância representou um verdadeiro salto rumo à acessibilidade na educação. Firmou-se o propósito deste modelo educacional como uma ferramenta de inclusão social.

Por ser um modelo de aprendizagem mais barato e mais acessível (o que permitia a adesão de públicos trabalhadores e em idade avançada), o EAD atraiu milhares de alunos de diversas regiões no país.

Evolução contínua

A importância da mídia para o EAD também existe para reforçar a ideia de evolução contínua. Conteúdos digitais, criados para plataformas online, estão em constante transformação e evolução. 

Diferentemente dos tradicionais materiais impressos, o material didático EAD é continuamente aperfeiçoado e otimizado. Dessa forma, incorpora tendências com facilidade e está sempre acompanhando os novos hábitos do consumidor. 

Usos de diferentes mídias pelo ensino a distância: exemplos práticos 

Agora que você conhece a importância da mídia para o EAD, que tal refrescar a memória para alguns canais que fazem parte da sua vida (como tutor EAD, aluno ou expectador) e carregam importantes mensagens educacionais? 

Televisão 

É impossível retomar a história do ensino a distância sem falar sobre a televisão. 

Recentemente, durante a pandemia do novo coronavírus, a televisão voltou a representar uma mídia essencial para a transmissão de conhecimentos. Ela foi utilizada como peça fundamental para a manutenção da rotina escolar de diversos estados brasileiros, entre os quais destacamos o Maranhão e o Paraná, cuja aula você pode assistir abaixo: 

A história da televisão como mídia para o EAD, entretanto, é muito mais antiga. Se lembra do Telecurso 2000? Este popular método educacional utilizava, essencialmente, a televisão como ferramenta de transmissão de conhecimentos. 

Videoconferência (ou aula online)

A videoaula é o segundo formato de conteúdo mais utilizado pelas instituições EAD no Brasil (de acordo com o censo Abed 2020). Neste formato, professores e alunos se encontram de forma virtual — as aulas podem ser gravadas ou ao vivo —, e o conteúdo é transmitido em formato de vídeo. 

Mídia para dispositivos móveis 

Atualmente, no Brasil, mais de 90% das conexões realizadas são feitas via dispositivo móvel. Isso mostra uma tendência no comportamento do consumidor de conteúdo digital, e também uma oportunidade para engajar e motivar alunos EAD. 

Instituições de ensino e professores EAD antenados já souberam incorporar os dispositivos móveis à rotina educacional. Afinal, foi a partir daí que surgiu a metodologia mobile learning, que consiste na criação de materiais didáticos EAD exclusivos para este formato. São informações rápidas, concisas e dinâmicas, perfeitas para serem acessadas ao longo do dia e na palma da mão. 

Internet

A internet é, atualmente, a mídia mais importante para a manutenção da EAD. Neste artigo, falaremos sobre dois desdobramentos desta ferramenta e suas aplicações diretas no ensino a distância. 

AVA

Podemos dizer que a base do ensino remoto é uma conexão via internet. Afinal, sem ela é impossível acessar o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, que abriga todas as ferramentas e processos ligados à educação a distância. 

O AVA é o espaço em que tutores e alunos trocam informações e acessam os conteúdos da formação. Mas, além disso, o espaço também permite: 

  • consulta à biblioteca virtual;
  • acompanhamento dos planos de aula EAD;
  • troca de informações, como dúvidas, esclarecimentos e envio de trabalhos;
  • utilização de canais de interação para estabelecer diálogos.   

Redes Sociais 

As redes sociais também se consolidaram como um importante canal para educadores digitais. Antes utilizadas exclusivamente como ferramentas de marketing digital, agora, as redes sociais são, também, plataformas de divulgação de pílulas de conteúdo e de módulos complementares ao processo educacional. 

Veja nossa lista de leituras sobre redes sociais como ferramentas educacionais: 

A importância da mídia para o EAD na prática: plataforma EAD

Agora você já sabe a importância da mídia para o EAD do ponto de vista teórico. 

Que tal começar a entender, na prática, o valor de uma ferramenta digital potente? 

A EAD Plataforma oferece um LMS completo e didático. Nosso AVA conta com  todas as funcionalidades necessárias para uma gestão de cursos online efetiva e sem dor de cabeça. 

Para os alunos, uma interface intuitiva e leve, perfeita para conduzir o ciclo educacional. Experimente a EAD Plataforma na faixa! Basta preencher o formulário para ganhar acesso gratuito à ferramenta completa por 7 dias!

Fabio Godoy