dicas-para-professores-ead

Guia do trabalho remoto: 9 dicas para professores EAD

Você sabia que, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, mais de 3,5 milhões de brasileiros já trabalhavam remotamente? Apesar de ganhar popularidade, o modelo trouxe alguns desafios para a área educacional, o que aumentou a procura por dicas para professores EAD. 

Ao longo do período pandêmico, diversas pesquisas e estudos retrataram a metodologia EAD como a solução para o enfrentamento da covid-19. Aqui mesmo, na EAD Plataforma, publicamos um completo artigo sobre as ações nas escolas contra o coronavírus, destacando a EAD como aliada. 

Hoje, voltamos nossas atenções aos profissionais da educação. Compilamos 9 dicas sobre produtividade, engajamento e tecnologia para ajudar estes profissionais a tornarem o trabalho remoto mais fluido e efetivo. 

Confira nossas 9 dicas para professores EAD: 

  1. Tenha horários de trabalho bem definidos
  2. Se possível, delimite seu local de trabalho
  3. Faça bons planejamentos de aulas 
  4. Explore diferentes tipos de conteúdos digitais
  5. Disponibilize inúmeros canais de contato com os alunos
  6. Convide profissionais e personalidades para participarem dos conteúdos 
  7. Criar um ambiente de trabalho efetivo
  8. Produzir boas aulas online
  9. Divulgar e hospedar conteúdos 

Boa leitura!

Desafios dos professores EAD 

Ao longo de todo o ano de 2020, o Instituto Península realizou pesquisas trimestrais com professores da rede pública e privada de ensino. A intenção do estudo foi mensurar as percepções dos profissionais com relação à adoção do modelo home office e pontuar seus principais receios e ansiedades.

Destacamos aqui duas rodadas de resultados: uma delas, relacionada aos sentimentos dos professores, e outra, ao preparo para o ensino remoto. Veja as tabelas abaixo. Ambas foram retiradas da edição de novembro do Relatório de Pesquisa Sentimento e Percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus

Observe que ansiedade, cansaço e sobrecarga são os sentimentos com maior carga negativa para os professores. 

Agora veja esta outra tabela. Ela diz respeito àquilo que os professores desejam alcançar para superar os desafios do trabalho remoto. 

Neste caso, infraestrutura adequada em casa, mais conhecimento de estratégias pedagógicas remotas e mais conhecimento de ferramentas tecnológicas na educação lideram o ranking. 

Tomando como base o resultado desta pesquisa, preparamos nossa lista de dicas para professores EAD. A ideia é ajudar a superar estes e outros desafios comuns ao modelo de trabalho remoto. 

Veja a seguir! 

Dicas para professores EAD

Separamos nossas dicas para professores EAD em 3 diferentes grupos: produtividade, engajamento e ferramentas/equipamentos úteis. 

Veja a seguir como cada uma delas contribui para reduzir os sentimentos descritos na primeira tabela da pesquisa citada acima e para sanar as demandas pontuadas na segunda. 

Produtividade

Não deixe que o estresse e a ansiedade te consumam! Se ligue nas dicas para se organizar melhor e trabalhar com produtividade. 

1. Tenha horários de trabalho bem definidos

Não permita que a flexibilidade do home office torne o seu trabalho infinito. Para evitar a sobrecarga e o cansaço, estabeleça horários de trabalho e cumpra-os rigorosamente. Em contrapartida, utilize seus horários de folga para descansar e desligar a mente da rotina de trabalho. 

2. Se possível, delimite seu local de trabalho

Um dos segredos para conseguir “desligar” a mente após cumprir a carga horária diária de trabalho é delimitar o espaço relacionado ao cumprimento das suas tarefas laborais. Separe um cômodo ou canto para montar seu escritório. Após finalizar seu dia útil, feche a porta ou saia deste espaço e dedique-se a atividades em outros ambientes. 

3. Faça bons planejamentos de aulas 

Um bom planejamento de aula online ajuda a trazer segurança e reduzir a ansiedade sobre o percurso educacional na EAD. Por isso, separe um tempo para esboçar o percurso educacional em cada um dos encontros e prepare-se para conduzir os alunos de acordo com o desenho traçado. 

Engajamento nas aulas

Com medo de não conseguir motivar seus alunos EAD? Veja nossas dicas para driblar o desafio! 

4. Explore diferentes tipos de conteúdos digitais

Para criar um material didático EAD interessante, nossa dica é explorar diferentes formatos de conteúdo. Uma das vantagens da educação a distância é justamente esta: possibilita ao professor fornecer informações em variados tipos de conteúdos digitais, como infográficos, animações, videoaulas etc. 

5. Disponibilize inúmeros canais de contato com os alunos

Para criar laços de confiança e se mostrar presente no processo de aprendizagem dos alunos, ofereça múltiplos canais de interação com seus alunos EAD. Lembre-se, claro, de delimitar as datas e horários nos quais você estará disponível para interagir. 

Alguns canais interessantes para estabelecer contato com os alunos são: 

fórum EAD;

chat online;

WhatsApp

6. Convide profissionais e personalidades para participarem dos conteúdos 

Já imaginou produzir uma aula com a participação de uma figura conhecida no segmento educacional ou de pesquisa? Ou ainda, de conectar o seu conteúdo educacional com a presença de algum digital influencer querido entre os seus alunos? 

Este é um caminho para engajar os estudantes, mantê-los atentos ao conteúdo e, de quebra, aliviar a sobrecarga do professor. 

Veja, no exemplo abaixo, como um conteúdo informativo ganha dinamismo quando apresentado por dois diferentes interlocutores. 

Ferramentas e equipamentos úteis 

Incorporar a tecnologia à EAD é uma necessidade, não é mesmo? Veja abaixo os equipamentos e ferramentas indispensáveis para este processo! 

7. Criar um ambiente de trabalho efetivo

Além de criar seu ambiente físico de trabalho, também recomendamos algumas ferramentas digitais que podem te ajudar a se organizar ao longo da rotina de trabalho remoto: 

  • Trello: para organização e gestão de tarefas;
  • Miro: para a criação de mapas mentais; 
  • Asana: para gerenciamento de projetos

8. Produzir boas aulas online

Outros equipamentos são indispensáveis para assegurar a qualidade do seu conteúdo, especialmente aqueles em formato de vídeo. A seguir, deixamos uma lista de leituras sobre algumas das ferramentas essenciais para a produção de videoaulas: 

9. Divulgar e hospedar conteúdos

Encontrar uma boa ferramenta de hospedagem para seus cursos e aulas online é fundamental para o bom desempenho do trabalho. 

A boa notícia é que existem diferentes tipos de hospedagem para cursos EAD. A melhor notícia de todas é que você está no blog de uma delas — utilizada e avaliada positivamente por milhões de usuários (isso mesmo, você não leu errado!).

A EAD Plataforma é uma solução de hospedagem de cursos online consolidada no mercado. São mais de 3 milhões de usuários cadastrados! 

Quer ir além das dicas para professores EAD e entender como a nossa solução se diferencia das demais disponíveis no mercado? Agende uma demonstração gratuita da nossa ferramenta!Basta preencher este formulário para ter acesso a uma explicação detalhada e exclusiva sobre a EAD Plataforma!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy