quais são os sites de jogos educativos online

Quais são os sites de jogos educativos online? Confira 6 portais!

Engajamento, criatividade, concentração, pensamento crítico, superação de dificuldades e mais. Se você quer conhecer os benefícios das atividades lúdicas para enriquecer a aprendizagem, venha conosco descobrir quais são os sites de jogos educativos online

Muito além de manter a atenção dos alunos, tais recursos pedagógicos favorecem a construção do conhecimento de modo colaborativo. Em outras palavras, são estratégias que propiciam o entendimento dos conteúdos de maneira leve, dinâmica e assertiva.  

Pensando nisso, preparamos um post para mostrar quais são os sites de jogos educativos online mais acessados. E, antes disso, abriremos um parêntese para entender como essas táticas podem se alinhar ao projeto pedagógico, o que não se resume à educação básica.  

Como saber quais são os sites de jogos educativos online?

Para que possamos mostrar quais são os sites de jogos educativos online, falaremos sobre os conceitos e a importância da ludicidade. Em seguida, traremos uma lista de portais que têm atividades voltadas para todas as idades, com um amplo leque de ações formativas.

O que são jogos educativos online?

Jogos educativos online são atividades lúdicas que promovem conhecimento e entretenimento, no ambiente virtual. Basicamente, são experiências inovadoras de aprendizagem, que facilitam a absorção dos conteúdos de modo recreativo.

Como as atividades lúdicas ajudam no aprendizado?

Para entender como a ludicidade contribui para o desenvolvimento, vamos à teoria de Lev Vygotsky. Para o psicólogo, tais atividades criam um ambiente propício para consolidar conhecimentos e valores, o que pode auxiliar em diversos pontos, como:

  • engajamento nas atividades propostas pelos educadores;
  • exercício da criatividade e do pensamento crítico;
  • melhoria na concentração e ampliação do repertório;
  • construção do conhecimento de maneira colaborativa;
  • superação das eventuais dificuldades na aprendizagem.

Quais os jogos educativos mais eficazes?

Para refletir sobre essa eficácia, é preciso considerar a faixa etária e o propósito educativo. Por exemplo, o psicólogo Jean Piaget cita diversas atividades lúdicas, a exemplo dos jogos de regras que norteiam tanto a cooperação, quanto a competição, como cartas e xadrez. 

Com isso em mente, confira adiante 6 portais de jogos educativos, com diferentes propósitos. Depois, basta escolher aqueles que atendem às suas demandas, lembrando que muitos deles podem ser adotados nas plataformas de educação a distância (EAD), ok? 

Afinal, quais são os sites de jogos educativos online? 6 dicas

A seguir, listamos 6 alternativas para quem quer descobrir quais são os sites de jogos educativos online. Dê uma olhada!

1. Khan Academy 

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos que visa “oferecer uma educação gratuita de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar”. Na plataforma, cada aluno aprende no próprio ritmo, com avatares que acompanham o progresso individual. 

Por exemplo, pode-se criar um jogo da memória online com os conceitos de programação. Traçando um paralelo com “o uso da memória do computador para guardar informação, com arrays”, a ideia aqui é “implementar as regras do jogo usando variáveis e lógica”.

2. Matific

A plataforma Matific é voltada para jogos matemáticos, que são desenvolvidos por experts em educação. São 2.000 atividades direcionadas às etapas da educação infantil e do ensino fundamental, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Tais jogos são focados na resolução de problemas, no raciocínio lógico-matemático e, ainda, no pensamento crítico. Além disso, cada aluno dispõe de uma trilha de aprendizagem personalizada, contribuindo assim para suprir as eventuais lacunas de aprendizado.

3. Duolingo

Conhecido mundialmente pela gamificação no ensino de idiomas, o Duolingo não poderia ficar de fora da lista, não é mesmo? De acordo com o portal Isto É Dinheiro, são 300 milhões de usuários no Brasil, sendo que 61% optam pelo estudo de inglês na plataforma. 

“Ao completar as aulas (curtas, de cinco minutos em média) e exercícios baseados em situações cotidianas como ir ao aeroporto ou fazer compras no mercado, o usuário ganha vidas, pontos de experiência, há divisões ranqueadas para competir com outros estudantes e até conquistas a serem desbloqueadas. 

A corujinha Duo (mascote do Duolingo) também aparece na dinâmica para orientar e dar dicas para obter melhor desempenho. Inteligência artificial auxilia a calibrar o nível de aprendizado em que está cada usuário.”

4. Discovery Kids

O canal Discovery Kids também disponibiliza uma série de jogos educativos em seu site, sabia? E o melhor: eles estão relacionados aos personagens de desenhos famosos, em que pode-se aprender no fundo do mar com O Show da Luna, desenhar com a Peppa Pig etc.

5. Ludo Educativo

O Ludo Educativo foi criado porque é “divertido aprender jogando”. Não por acaso, a meta desse “ensino ninja” é viabilizar o aprendizado sem que as crianças e os adolescentes notem que estão praticando aquelas matérias curriculares pré-concebidas como “chatas”.

Como diferencial, é possível selecionar as atividades específicas para cada etapa da educação básica, desde a pré-escola. E, além das atividades de disciplinas como Ciências, Artes, Português, Matemática, História, Geografia e afins, o site tem games pré-vestibular.    

6. Racha Cuca

Para finalizar a lista de quais são os sites de jogos educativos online, vale conferir o Racha Cuca. Por sua vez, o portal busca propiciar “entretenimento inteligente dedicado a todas as idades”, incluindo: jogos de raciocínio, problemas de lógica, anagramas, quizzes e mais.

Entre os problemas de lógica, destaca-se o teste de Einstein para descobrir o quociente de inteligência (QI). Já nos desafios de raciocínio, há o Tangram e, também, o 2048, sendo que esse último é focado em movimentar blocos a fim de formar o valor que dá nome ao jogo. 

Enfim, esperamos que você tenha gostado de conhecer quais são os sites de jogos educativos online. E mais: no blog da EAD Plataforma, temos várias formas de colocar as atividades lúdicas em prática, inclusive no treinamento e desenvolvimento empresarial. Confira! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy