diversidade e inclusão nas empresas

Diversidade e inclusão nas empresas: o que é e como implementar na sua

Diversidade e inclusão são tópicos cada vez mais discutidos no mundo dos negócios. 

Além de promover mais impactos sociais, a diversidade e inclusão nas empresas garantem mais produtividade, melhores resultados e uma imagem melhor do negócio. 

Continue acompanhando para entender a importância da diversidade e inclusão nas empresas, os principais grupos de diversidade e como tornar seu negócio mais inclusivo. 

O que é diversidade e inclusão nas empresas

Promover a diversidade e inclusão nas empresas significa reunir, no quadro de colaboradores, pessoas que sofrem algum tipo de rejeição social em razão da classe, gênero, etnia, deficiência, entre outras características que podem levar ao preconceito e à intolerância.

Vamos falar mais a frente dos benefícios de trabalhar com equipes diversas, mas já adiantando, podemos dizer que esses times garantem funcionários mais felizes, mais produtividade e inovação, o fortalecimento da marca e a chance de conquistar mais clientes

Presar pela diversidade gera admiração nas pessoas. 

Essa admiração vem tanto dos próprios funcionários, quanto de possíveis parceiros, potenciais clientes e outros stakeholders do seu negócio. 

Porém, não basta dizer que sua empresa é diversa e fazer posts nas redes sociais. 

A diversidade e inclusão nas empresas só funciona quando ela se torna um pilar essencial do negócio e uma de suas prioridades. 

Ainda não está certo de que deve investir em diversidade e inclusão?

Trouxemos dados que mostram o contrário! 

Dados sobre diversidade e inclusão nas empresas

Segundo um estudo da Accenture, equipes diversas possuem funcionários seis vezes mais criativos e são 11 vezes mais inovadoras. 

A mesma empresa já constatou que 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de marcas alinhadas aos seus valores pessoais. 

Além disso, empresas diversas também possuem 33% a mais de chances de serem mais lucrativas que seus concorrentes, de acordo com estudo da McKinsey

O que os dados sobre diversidade e inclusão nas empresas mostram é que não basta ter quantidade. 

É preciso pensar em quais cargos essas pessoas estão, já que em muitas empresas que possuem diversidade, a diretoria e os cargos de poder são compostos por homens brancos. 

Principais grupos de diversidade

Agora que você já entendeu o que é diversidade e inclusão nas empresas e entendem a sua importância através dos dados, vamos explicar os principais grupos de diversidade a seguir. 

Pessoas com deficiência (PcDs)

A deficiência pode ser física, intelectual, visual, auditiva, de locomoção ou múltipla – quando há mais de uma presente. 

Apesar de serem contempladas pela Lei das Cotas, que determina uma porcentagem de cota baseada no número de funcionários da empresa, as pessoas com deficiência encontram muita dificuldade para ingressar no mercado de trabalho. 

Pessoas negras

A maior parte dos brasileiros, 55,8%, se considera preta ou parda, mas essa representatividade não reflete no mercado de trabalho. 

Além da dificuldade de conseguir emprego, a população negra ainda ocupa os cargos mais baixos, assim como recebe os salários menores. 

Comunidade LGBTQIA+

A comunidade LGBTQIA+ também sofre com a discriminação no mercado de trabalho. 

De acordo com o levantamento Demitindo Preconceitos, realizado em 14 estados do Brasil, 38% das empresas demonstram restrições quanto à contratação de homossexuais. 

Quando levamos em consideração as pessoas trans, o preconceito e a discriminação são ainda maiores. 

60+

O etarismo é classificado como discriminação, preconceito e aversão contra pessoas por conta da idade avançada. 

No mercado de trabalho, o etarismo é muito comum. 

Com o percentual de idosos crescendo e a possibilidade de melhor qualidade de vida nessa etapa da vida, é preciso pensar formas de inclusão das pessoas com mais de 60 anos no mercado. 

Mulheres

A diversidade de gênero já é um assunto mais tratado dentro do mercado, mas ainda estamos longe da equidade de oportunidades e salários entre homens e mulheres. 

Estima-se que serão necessários 257 anos para que o abismo econômico entre homens e mulheres desapareça, de acordo com o Relatório Mundial sobre a Desigualdade de Gênero de 2020, feito pelo World Economic Forum

Indígenas

A população indígena também está entre as minorias que sofre preconceito e discriminação, principalmente na hora de conseguir emprego. 

Faltam indígenas nas maiores organizações brasileiras e nos cargos de poder, como executivos e administrativos. 

Refugiados

O número de refugiados aumentou de forma significativa nos últimos anos e essas pessoas também devem entrar para a lista dos principais grupos de diversidade. 

A desinformação e o preconceito impedem que essas pessoas, que estão em busca de melhores condições de vida, acabem na informalidade. 

Qual a importância da diversidade e da inclusão nas empresas?

Há alguns fatores que demonstram a importância da diversidade e da inclusão nas empresas, seja na vida dos trabalhadores, seja nos resultados e desempenho da empresa. 

Melhora o bem-estar e a produtividade dos colaboradores 

A importância da diversidade e da inclusão nas empresas vem, principalmente, da melhora na qualidade de vida dos colaboradores. 

É claro que oferecer salários, benefícios e estrutura de trabalho é importante, mas não basta para alavancar a produtividade de um time. 

O que mais impacta o bem-estar e a produtividade da equipe é ter diferentes experiências e visões do mundo trabalhando juntas para a obtenção dos resultados. 

A sensação de pertencimento e a valorização do trabalho são fundamentais para manter colaboradores motivados e, consequentemente, mais produtivos. 

Maior atração e retenção de talentos

Investir em diversidade e inclusão nas empresas também contribui para um processo de recrutamento mais efetivo e uma maior retenção de talentos, principalmente agora que os candidatos estão cada vez mais críticos a ambientes tóxicos e excludentes. 

Mais clientes e negócios

Como já falamos anteriormente, os consumidores estão cada vez mais ligados aos valores das empresas que estão comprando. 

Abraçar a diversidade faz com que mais clientes queiram comprar ou fazer parcerias com a sua empresa. 

Além disso, influenciadores, eventos e negócios procuram se associar a marcas conscientes e que tenham valores semelhantes. 

Mais oportunidade de inovação

Ter apenas uma perspectiva na equipe diminui consideravelmente as chances de inovar. 

Em grupos diversos, com diferentes vivências e opiniões, é de onde saem as melhores ideias e possibilidades. 

Por isso, o melhor caminho para trazer inovação para seu negócio é através da integração da diversidade cultural e da combinação de todas essas perspectivas diferentes. 

Aprimora a cultura organizacional

Quanto mais perspectivas você levar para dentro do seu negócio, mais fácil vai ser promover valores e atitudes que contribuam para a qualidade de vida da sua equipe. 

Ou seja, ter diferentes grupos de diversidade na empresa contribui para uma cultura organizacional fortalecida. 

Todo esse empenho e inclusão reflete no dia a dia de todos os colaboradores e transforma a empresa em um bom lugar para trabalhar. 

Melhora a imagem do negócio

Quando os grupos de diversidade procuram uma empresa para trabalhar, eles querem ter certeza que serão acolhidos e que terão as mesmas oportunidades que os outros. 

Integrar pessoas diferentes e promover a diversidade e inclusão nas empresas também melhora a imagem do negócio, o que contribui para futuras contratações e atrai novos clientes. 

Como promover diversidade e inclusão nas empresas

Promover diversidade e inclusão nas empresas não significa apenas contratar pessoas dos grupos minoritários. 

É preciso pensar maneiras de atrair esses profissionais, criar espaços inclusivos e medidas que garantam a equidade entre os funcionários. 

Para te dar um norte, separamos alguns passos para promover essa diversidade e inclusão nas empresas. 

Observe o quadro de funcionários atual

O primeiro passo para promover diversidade e inclusão nas empresas é olhar para dentro e observar como está o quadro de funcionários. 

Não só verifique a quantidade de pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres e outras minorias na empresa. 

Observe quais cargos elas ocupam, quanto ganham, o que falta para evoluírem na empresa e o que sua empresa pode fazer para incluí-los e integrá-los da melhor maneira possível. 

Torne o ambiente acessível

Assumir o papel de garantir diversidade e inclusão nas empresas é tornar o ambiente acessível para todo o tipo de pessoa. 

Um ambiente incluso para as mães é ter sala de amamentação, berçário ou ajuda de custo para creche. 

Pessoas de baixa renda e que moram longe precisam ter acesso a transporte de forma segura. 

Há acesso a todos os lugares e as adaptações necessárias para receber pessoas com deficiência? 

Não adianta contratar pessoas sem suporte. 

Tudo isso deve ser pensado e colocado em prática antes de abrir novos processos seletivos. 

Ouvir dos seus funcionários atuais também é importante para entender suas necessidades e possíveis demandas das novas contratações. 

Reveja seus processos seletivos

Rever os processos seletivos e pensar estratégias para atrair profissionais diversos é uma ótima forma de levar inclusão para sua empresa. 

Por mais que sua empresa não discrimine as pessoas diretamente, o processo pode estar impedindo a atração desses perfis. 

Em outras palavras, não basta eliminar a discriminação, é preciso aplicar ações que incentivem a inclusão daqueles que não se sentem incluídos com o processo seletivo atual. 

Crie um programa de inclusão

Um programa de inclusão é uma série de diretrizes que deverão ser seguidas por todos os setores da empresa, principalmente o de Recursos Humanos, para garantir a diversidade. 

Ele deve abranger não apenas as questões de contratação, mas outras ações efetivas para incentivar a diversidade em todos os processos e garantir a concretização do programa. 

Assim, a vontade de ter uma empresa mais diversa deixa de ser uma iniciativa de um único profissional e passa a se tornar parte importante da cultura interna. 

Crie ações de diversidade e inclusão nas empresas

Como falamos, o programa de inclusão deve conter ações de diversidade e inclusão nas empresas. 

São ações comuns: 

  • Criar conteúdos educativos para os colaboradores
  • Adequar a cultura organizacional
  • Criar vagas focadas em diversidade
  • Abrir canais de denúncia
  • Montar comitês de diversidade
  • Engajar as lideranças e formar times de líderes diversificados
  • Criar metas para equiparação salarial e hierárquica

Coloque a diversidade e inclusão como prioridade

Como você pode ver, diversidade e inclusão não são assuntos superficiais e de fácil aplicação em uma empresa. 

Para que todo esse esforço seja efetivo, é preciso colocar esses parâmetros como prioridade e fazer de tudo para que esses valores façam parte da empresa. 

Cases de sucesso

Agora que você entendeu a importância da diversidade e inclusão nas empresas e o que é necessário para colocá-las em prática, trouxemos dois exemplos de empresas que abraçaram a diversidade e se destacaram no mercado. 

Magazine Luiza

A empresa gerou um intenso debate ao lançar o primeiro programa de trainee exclusivo para pessoas negras do Brasil. 

Embora 53% dos colaboradores se considerem negros ou pardos, apenas 16% ocupam cargos de liderança. 

Com o programa de capacitação, a empresa busca aumentar a diversidade racial nas altas posições. 

Além disso, o Magazine Luiza também promove outras iniciativas para incentivar colaboradores, como realizar os treinamentos, que geralmente duram seis meses, mais próximos de onde os profissionais moram para que mães possam dar apoio aos filhos e concluir o processo. 

Natura

Natura se tornou a marca mais lembrada pela diversidade em 2020. 

O grupo Natura & Co, formado por Natura, Avon e The Body Shop, criou o Compromisso com a Vida, no qual pelo menos 30% de pessoas de grupos sub representados (pessoas pretas ou pardas, pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIA+) devem ocupar cargos de liderança até 2030. 

Uma das iniciativas é o Programa Avante, de aceleração de carreira dos funcionários que se autodeclaram pretos ou pardos. 

O projeto oferece jornadas de desenvolvimento individual por meio de mentorias e jornadas coletivas por meio de workshops e encontros, com duração de um ano. 

Mastercard

Para aumentar a abrangência da diversidade da organização, a Mastercard busca não só diversidade de estereótipos, mas diversidade de mente e pensamentos. 

Para isso, a empresa promove ações voltadas para grupos específicos, como jovens, mulheres na liderança, LGBTQIA+, entre outros. 

Além disso, possuem um grupo chamado adaptabilidade, voltado para familiares de pessoas com deficiência, no qual se discutem práticas a serem executadas para inclusão confortável dessas pessoas na empresa. 

Hora de colocar a mão na massa

Quer se juntar ao Magazine Luiza, Natura, Mastercard e outros negócios que investem em diversidade e inclusão? 

Então que tal dar o primeiro passo e organizar um treinamento de inclusão online dentro da sua empresa?

Com a EAD Plataforma você treina funcionários, acompanha o progresso e emite certificados, além de permitir que os funcionários desenvolvam novas habilidades de forma mais autônoma.
Conheça a EAD Plataforma para empresas e agende uma demonstração!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy