heutagogia

Heutagogia: como ela funciona na prática? Entenda mais sobre esse método!

A tecnologia proporcionou mudanças profundas em todos os aspectos da sociedade. Principalmente quando falamos em métodos de ensino e aprendizagem. Além das formas tradicionais, surgiram outras, mais modernas, como a heutagogia.

Em resumo, ela torna o aluno um autodidata e o ensina a aprender. Com o crescimento de plataformas de ensino online, esse método ganhou destaque entre alunos e professores.

Quer saber por que ele marca uma revolução do ensino? Leia este artigo até o final e entenda o que é heutagogia, as diferenças entre pedagogia, andragogia e heutagogia e como esse método inovador pode ser aplicado na prática nos cursos a distância.

O que é heutagogia?

O método criado na década de 1990 por Stewart Hase e Chris Kenyon, na Austrália, é uma abordagem educacional em que o aluno é o único responsável pelo seu aprendizado.

O termo heutagogia, derivado do grego, explica por si só o seu conceito: heuta (auto) + agogus (guiar). Isto é, ele é um processo de aprendizagem autodirigida ou autodeterminada. O estudante é quem define o que quer saber e como vai aprender determinado conteúdo.

Ou seja, ela pode ser aplicada tanto no ensino presencial quanto no a distância. Porém, ela apresenta mais sucesso e versatilidade quando aplicada nos ensino online. Afinal, a internet oferece ferramentas valiosas de aprendizagem, tornando-se também mais prática e atrativa para estudar sobre assuntos do próprio interesse.

A heutagogia transcende a capacidade de adquirir habilidades e conhecimentos, oferecendo uma aprendizagem mais completa e contínua, que dura ao longo da vida.

Para o professor, a heutagogia desafia:

  • o processo de ensino sobre o conteúdo;
  • que o professor abra mão de dar o sentido do seu próprio mundo sobre assunto. O assunto é pensado e questionado apenas pela visão do aluno;
  • o ensino além da sua própria disciplina e conteúdos favoritos ou considerados mais importantes.

Exemplos de heutagogia

Muitas ferramentas tecnológicas podem ser usadas por esta metodologia de aprendizado, como:

  • transmissão por sinal digital de satélite;
  • videoaulas gravadas;
  • aulas online ao vivo;
  • uso da internet para pesquisas e grupos de discussão;
  • atividades interativas.

Leia também: 13 Ferramentas do Google para Educação que vão revolucionar o aprendizado na sua instituição de ensino

Qual o papel do professor na heutagogia?

O professor continua sendo fundamental nesse processo de aprendizagem. Afinal, é preciso dar aulas e usar recursos variados. Mas, na heutagogia, ele desempenha um papel de facilitador, assim como é na andragogia.

O que muda na heutagogia é que o professor precisa ser requisitado pelo aluno para ensinar algo diretamente a ele. Como já dissemos acima, o aluno é o protagonista de seu aprendizado.

É importante lembrar que essa aprendizagem autodirigida é voltada para adultos. Afinal, o estudante precisa ter um amadurecimento maior para escolher qual curso quer fazer, quais conteúdos deseja aprender, quais atividades fazem mais sentido, o modo de executá-las e o tipo de avaliação adotada.

Na heutagogia, a avaliação não é feita para medir o aproveitamento ou a quantidade de conteúdos assimilados pelo aluno. Ela é usada como aliada ao estudo e ao conhecimento, sendo considerada mais uma experiência formativa.

Benefícios da heutagogia

Por estar intimamente ligada à tecnologia, essa metodologia ativa de ensino é muito bem aplicada na educação a distância. Afinal, ela oferece ferramentas digitais que permitem a independência do aluno em estudar quando e onde quiser.

Por não ser focada no professor, a heutagogia traz vários benefícios aos estudantes, como:

  • desenvolvimento de competências empreendedoras;
  • autoconhecimento, autodisciplina e autoconfiança;
  • melhora da criatividade;
  • aumento da proatividade e da autonomia;
  • facilidade em aprender;
  • senso de responsabilidade;
  • melhora da organização.

Diferença entre pedagogia, andragogia e heutagogia

Para entender ainda melhor o que é heutagogia, vamos ver qual é a diferença entre ela e os métodos pedagogia e andragogia?

Pedagogia

A pedagogia é o método mais conhecido: o professor desempenha o papel principal no aprendizado. É ele quem define o que será falado e qual método de ensino será utilizado.

As matérias são pré-estabelecidas e o ensino é teórico e didático, apresentando o ponto de vista do professor e não o do aluno.

Andragogia

Já a diferença entre andragogia e heutagogia é que precisa de mais atenção.

Na andragogia o professor continua escolhendo quais conteúdos serão ensinados, mas o estudante pode interferir mais nesse processo. Por isso, ela é também mais usada com adultos.

O professor tem a função de facilitador do conhecimento, e o aluno possui a responsabilidade pelo modo como irá aprender o conteúdo.

Na andragogia o estudante desenvolve suas competências e possui uma abordagem linear. Ele aprende primeiro o conteúdo.

Heutagogia

Já na heutagogia, o estudante desenvolve suas capacidades e aprende de forma não-linear. Ele estuda primeiro o processo e depois o conteúdo.

Aprenda mais: Como dar uma aula divertida? 6 segredos para aliar entretenimento e aprendizado

Como funciona a heutagogia no EAD?

É claro que cada professor tem o seu método de conduzir o processo de heutagogia na prática. Mas, normalmente, há um acordo entre ele e o aluno para decidir como será a trajetória.

Nas aulas online, o professor grava o vídeo e o aluno acessa as aulas de seu interesse e na ordem que desejar.

Por isso, a heutagogia tem sido muito disseminada pelos cursos de educação a distância. É o aluno que precisa ir atrás do conhecimento e montar seu roteiro de estudo. O professor assume o papel de mediador, transmitindo apenas o conhecimento.

Ou seja, os cursos online aplicam na prática a heutagogia permitindo que cada estudante respeite seus próprios processos de aprendizado de acordo com suas escolhas, suas motivações e seus objetivos.

As ferramentas oferecidas pelas plataformas EAD são perfeitas para aplicar essa metodologia, pois oferecem aulas ao vivo, videoaulas e chats.

A heutagogia propõe uma flexibilidade maior ao aluno, pois ele escolhe o melhor horário e local para estudar, além de buscar suas próprias fontes de conhecimento para assimilar o conteúdo.

Dessa forma o aluno aprende a se tornar autodidata e a ter mais autodisciplina, automotivação e organização na vida pessoal e profissional.

Quer conhecer as funcionalidades da EAD Plataforma que estimulam a aplicação do método da heutagogia? Teste gratuitamente agora mesmo e veja como você pode somar na vida de muitos alunos!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy