como-dar-aula-divertida

Como dar uma aula divertida? 6 segredos para aliar entretenimento e aprendizado

“Diga-me e eu esqueço, ensine-me e posso lembrar, envolva-me e eu aprendo.” Esta frase, dita por Benjamin Franklin, ilustra muito bem os desafios de como dar uma aula divertida. Muito além de dizer ou ensinar, neste formato, o objetivo é envolver e transformar os alunos. 

Quer entender como dar uma aula divertida em 6 passos? Continue a leitura e veja tudo sobre: 

  1. Conectar o conteúdo com as experiências de vida dos alunos
  2. Usar músicas e filmes como recursos educacionais
  3. Incorporar memes no processo de aprendizagem
  4. Usar plataformas dinâmicas para se comunicar com a turma
  5. Dar protagonismo aos alunos
  6. Apostar na gamificação

Como dar uma aula divertida? 6 dicas

Quer sair da mesmice e transformar a maneira como seus alunos absorvem conteúdo online ou presencial? Então veja a seguir as nossas dicas sobre como dar uma aula divertida! 

1. Conecte o conteúdo com as experiências de vida dos alunos

A primeira dica para entender como dar uma aula divertida é esquecer a ideia de que o conteúdo educacional deve seguir única e exclusivamente aquilo que diz o material didático

Na verdade, pesquisadores já mergulharam neste tema e descobriram que conectar temáticas educacionais a problemas da vida real é uma forma efetiva de estimular a assimilação de conteúdos de diversas temáticas. 

Os professores do Texas Terrance O’Neil e Tim Livingston se dedicaram à comprovação da relação entre a conexão do conteúdo com a vida cotidiana e a performance dos alunos em aula. 

De acordo com o artigo publicado no portal k12dive, “objetivos práticos, como construir um prédio na aula de matemática ou projetar uma perna protética para um pato em uma aula de tecnologia, ajudam os alunos a desmistificar conceitos abstratos, como matemática e ciências, ao mesmo tempo que lhes dão provas tangíveis de que o que estão fazendo na escola faz a diferença”. 

2. Use músicas e filmes como recursos educacionais

Conectar conteúdo e vida real também é possível quando o professor ou tutor EAD lança mão de recursos não-convencionais como ferramentas de ensino. É o caso das músicas e filmes. 

Mais utilizados por professores de inglês ou outros idiomas, as músicas e filmes podem ser grandes aliados no ensino de outras temáticas também. O mundo do empreendedorismo e dos negócios, por exemplo, está repleto de retratos cinematográficos que abordam diferentes perspectivas. Aliás, quer um pouco de inspiração? Conheça nossa lista de 10 filmes sobre educação com insights valiosos! 

Por isso, para entender como dar uma aula divertida, lembre-se de diversificar os canais de conteúdo e deixar de lado o conceito padrão de aulas baseadas em apresentações de slides e longas apostilas. 

3. Saiba incorporar memes no processo de aprendizagem

É impossível fazer parte do ambiente virtual sem ser impactado pelos memes — figuras de humor construídas a partir de situações cotidianas e que viralizam (se espalham) pela rede de forma impressionante. 

Um dos caminhos para entender como dar aulas divertidas é justamente este: incorporar tendências de humor ao aprendizado. Assim, o professor conecta os alunos com temáticas leves e divertidas, e leva a uma conexão natural e simplificada entre o conteúdo ensinado e a figura de humor disseminada.

Veja esta palestra, de Douglas Calixto, sobre o poder dos memes e do humor no processo educacional: 

4. Use plataformas dinâmicas para se comunicar com a turma

Outro caminho para dar uma aula divertida e construir uma cultura de aproximação com os alunos é levar a comunicação para além das ferramentas de interação tradicionais. Que tal, além do fórum EAD ou do e-mail, criar grupos no WhatsApp ou Telegram para dinamizar o contato com a turma? 

E mais: se você usa o Instagram para dar aulas, pode apostar na ferramenta de Melhores Amigos para criar grupos segmentados e compartilhar conteúdo exclusivo com os integrantes. 

As possibilidades são muitas. O essencial, no entanto, é ter em mente que os modelos quadrados e hierárquicos de ensino estão dando lugar, cada vez mais, a estruturas colaborativas e ágeis de troca de conhecimento. 

5. Dê protagonismo aos alunos

Como dar uma aula divertida sem saber o que esperam seus alunos? Sem conhecer seu perfil, gostos e histórias? Fica mais difícil, não é?

A dica, neste caso, é inverter a centralidade comum às estruturas curriculares. Em vez de manter o professor como figura central, que tal dar protagonismo aos alunos? 

Envolva-os na pesquisa e no debate sobre o conteúdo, leve demandas para o centro das discussões e faça com que cada estudante se sinta verdadeiramente especial. 

E não estamos falando apenas do público infantil ou adolescente! Cursos livres, de curta duração ou modulares, também podem se beneficiar desta estratégia. 

Um dos caminhos para alcançar este objetivo na prática é lançar mão de modelos como o da sala de aula invertida, que estimula a pesquisa autônoma e empodera o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem. 

6. Aposte na gamificação

Por fim, aqui está uma ideia infalível para dar uma aula divertida e “fora da caixa”: o recurso da gamificação. Neste modelo, a trajetória educacional é transposta para um ambiente lúdico, comumente associado ao mundo dos games. 

São adicionados à equação elementos como a competição saudável, a segmentação da jornada em fases, a superação de obstáculos e o desenvolvimento de soluções criativas para problemas postos.

Um detalhe importante e valioso é que a gamificação, assim como as demais dicas trazidas neste post, não é uma alternativa exclusiva ao ensino infantil. Este é um recurso promissor para treinamentos empresariais, e tem grande aceitação por parte dos funcionários, conforme mostra a pesquisa Talent LMS. O estudo mostra que a gamificação faz com que:

  • 89% dos funcionários se sintam mais produtivos;
  • 83% dos colaboradores se sintam mais engajados. 

No vídeo a seguir, você vê, em mais uma palestra do TED, como a gamificação traz dinamismo e diversão ao processo de aprendizado: 

Integre seus recursos educacionais em um só lugar com a Plataforma EAD! 

Se você quer entender como dar uma aula divertida, mas tem medo de explorar muitas ferramentas e acabar criando um ambiente educacional disperso, pode respirar com alívio. 

Nós, da EAD Plataforma, reconhecemos a necessidade de tutores e professores de utilizarem recursos e ferramentas diversas para criar um ambiente de ensino motivador. Por isso mesmo, nossa plataforma foi pensada para abrigar diferentes tipos de conteúdos digitais e para estimular a interação entre alunos e professores. 

Quer ver, na prática, como a EAD Plataforma contribui para a criação de aulas mais dinâmicas? Preencha este formulário e acesse gratuitamente a ferramenta por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy