principais erros de quem empreende online

Quais são os principais erros de quem empreende online? Conheça os 4 vilões!

Conhecer quais são os principais erros de quem empreende online ajuda a lidar com os desafios que vão surgir no meio do caminho. 

Afinal, montar uma empresa na internet não é uma tarefa fácil. Apesar dos recursos que facilitam o dia a dia, é necessário desenvolver um planejamento, conhecer o comportamento do cliente e ter clareza com o seu objetivo. 

Para quem está iniciando, é fundamental redobrar os cuidados. Isso porque, a construção de uma empresa é semelhante a de uma casa. É necessário desenvolver uma base forte para que ela suporte os desafios diários. 

Quer se preparar melhor para desenvolver um produto digital?

Então, leia o conteúdo até o final, descubra quais são os erros que podem impedir você de empreender e tenha mais segurança para tomar as suas decisões.

Vamos lá? 

Quais são os principais erros de quem empreende online? 

A partir de agora, você conhecerá quais são os erros mais comuns dos empreendedores. Separamos questões relacionadas à falta de foco, planejamento, pressa, entre outras. Confira: 

1- Focar apenas no faturamento 

Um dos erros mais comuns na hora de iniciar um negócio online é focar apenas no faturamento. Claro, isso é muito importante. Porém, não deve ser o único motivo pelo qual um empreendedor deve tirar uma ideia do papel. 

Ou seja: você precisa ter paixão por seu produto ou serviço. Afinal de contas, ter um negócio online exige dedicação e comprometimento. 

Ao longo dessa caminhada, você descobrirá que a concorrência é maior do que imagina e será necessário investir a todo o momento.

Se você não sentir entusiasmo pela área que escolheu, provavelmente, será mais complicado concentrar todas as energias na empresa. 

Por exemplo: se você estiver vendendo materiais esportivos, mas não gosta de futebol, terá dificuldades para melhorar a linha de produtos e para encontrar as principais tendências da área. 

Todos esses empecilhos refletirão no atendimento ao cliente, no controle de qualidade e em outras áreas que impactam diretamente no sucesso do negócio. 

Portanto, seja apaixonado pelo seu empreendimento online. Em outras palavras, você precisa saber tudo sobre o produto ou serviço que está vendendo. 

A regra é clara: quanto mais você gostar do seu negócio, mais sucesso terá no mundo empresarial.

A propósito, Steve Jobs, fundador da Apple e um dos maiores empresários da história, concorda com essa linha de pensamento e afirmou: “A maioria dos bem-sucedidos amavam o que faziam”. 

No vídeo a seguir, Jobs explica com mais detalhes a sua opinião sobre o assunto:

2- Ter pressa para alcançar os resultados 

É importante deixar claro que ser apaixonado pelo trabalho não significa sucesso imediato como empreendedor online. 

Isso porque, assim como em todo negócio, é necessário desenvolver um planejamento digital para driblar a concorrência e mostrar o seu diferencial competitivo para os consumidores.

Aqui, não queremos dar um banho de água fria em seu sonho, caro leitor. A ideia é mostrar que, para ter um negócio lucrativo e duradouro, é vital ter energia, tempo e esforço. 

Mesmo que na internet há diversos livros e gurus que prometem riquezas e semanas de trabalho de quatro horas no mundo virtual, optamos por mostrar o caminho certo de um negócio de sucesso. 

Quer um exemplo? 

A Amazon, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, está no mercado desde 1994. Em 1999, ela vendeu mais de  US$ 1 bilhão. Porém, o site não teve lucro até 2003. 

Imagina se os proprietários dessa companhia tivessem desistido no início do projeto? Perderiam a chance de aproveitar o sucesso da empresa atualmente, que dispensa apresentações. 

O lado positivo é que, diferente do período de lançamento da Amazon, atualmente, existem diversas ferramentas de marketing digital que ajudam a potencializar o sucesso de um negócio online. Confira, a seguir, algumas opções:

  • Canva: templates pré-prontos para story do Insta, vinheta de introdução do YouTube e vídeo para Tik Tok;
  • BuzzSumo: oferece dicas valiosas sobre os conteúdos que mais geram interação.

3- Falta de planejamento

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% das companhias vão à falência nos primeiros cinco anos. E, para que a sua marca não tenha o mesmo fim, um plano de negócios é fundamental. 

Geralmente, um bom planejamento é aquele que contém as seguintes informações abaixo: 

  • Informações básicas;
  • Confidencialidade;
  • Produtos e serviços;
  • Status da indústria;
  • Análise de marketing;
  • Estratégias de produção e garantia de qualidade;
  • Projeções financeiras;
  • Sumário executivo.

Em um primeiro momento, o desenvolvimento de um plano de negócios pode ser desafiador. Mas os benefícios oferecidos por essa ferramenta justificam o tempo investido para a sua construção. 

Para resumir, o planejamento permite identificar possíveis gargalos e ajuda a construir um cronograma para os seus objetivos.  

E se você pretende criar produtos digitais, como cursos EAD, por exemplo, aqui trazemos algumas dicas de ouro para criar um plano perfeito. Acompanhe:

4- Focar em todos os públicos 

A falta de clareza sobre o cliente ideal é um dos principais erros de quem empreende online. Por isso, antes de iniciar um negócio, é vital conhecer mais detalhes sobre o seu consumidor. 

Nem sempre vamos conseguir atender as necessidades de todas as pessoas. Mas, pelo menos, definir uma persona ajuda a desenvolver produtos e serviços focados nas dores dos consumidores. 

Imagine, por exemplo, que você pretende montar um curso de corte e costura. Antes de iniciar o planejamento, é importante definir o público que pretende atingir: alunos iniciantes, intermediários ou avançados? 

Dessa forma, você montará um plano de curso que esteja mais associado às necessidades dos participantes. 

O filme A Rede Social (2010) retrata bem a importância de conhecer o seu cliente.

Essa obra narra a história da rede social Facebook.

Mark Zuckerberg, fundador da ferramenta, fez com que os alunos da universidade de Harvard, interagissem uns com os outros por meio da tecnologia. 

E, com base nesse experimento, desenvolveu a ferramenta mundialmente conhecida por todos os usuários da internet. 

Sem dúvidas, é um ótimo filme sobre os mundos dos negócios e que serve de inspiração para os empreendedores iniciantes. 

Quer entender como criar uma persona? 

Leia mais: O que é buyer persona e a importância no atendimento ao cliente

Como aprender com os principais erros de quem empreende online? 

Agora que você já sabe quais são os quais são os erros dos empreendedores iniciantes, vamos entender melhor o que fazer para lidar com as falhas?

Bem, antes de mais nada, é importante que você compreenda que os erros são inevitáveis. 

No entanto, os obstáculos podem ser uma chance única para inovar, trazer novas atitudes e experiências para uma empresa ou uma organização. 

É importante deixar claro que não estamos dizendo que tirar o medo de errar é um incentivo para desleixo ou relaxamento por parte dos funcionários ou empreendedores.

Na verdade, o que queremos transmitir é que falhas acontecem e que todos devem estar preparados para aproveitá-las ao mesmo. 

Conheça a EAD Plataforma

Se você pretende desenvolver um curso online, pode contar com ótimas tecnologias disponíveis no mercado, como a EAD Plataforma.

É uma oportunidade descomplicada para iniciar sua escola online com mais eficiência e menos erros. Isso porque, ela oferece a melhor experiência de ensino a distância para os seus alunos.. 

Com a EAD Plataforma, você tem total controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. 

A ferramenta permite acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online.

Com os relatórios personalizados, você pode conhecer o seu aluno, desenvolver um planejamento eficiente e evitar os principais erros de quem empreende online. 

Quer mais? 

Experimente os recursos disponíveis por 7 dias grátis.

É simples! Com menos de 1 minuto, você tem acesso a uma plataforma de cursos online. 
Acesse o nosso site e tire a sua ideia do papel hoje mesmo.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy