como-montar-curso-corte-costura

Como montar um curso de corte e costura? Dicas de planejamento e vendas!

Saber como montar um curso de corte e costura é exatamente o que você precisa para empreender? Pois a hora chegou! 

Preparamos este artigo com 5 passos essenciais para elaborar seu conteúdo, organizar os módulos, selecionar o público-alvo e vender! Além disso, temos uma sugestão-bônus com uma ideia bastante promissora: investir em um curso de corte e costura online.

Já pensou nisso? 

Então continue a leitura e saiba mais! 

Como montar um curso de corte e costura? 

A seguir, separamos 5 dicas que te ajudam a entender como montar um curso de corte e costura e divulgá-lo para seu público-alvo. 

1. Segmente o conteúdo ensinado

O primeiro passo para entender como montar um curso de corte e costura é segmentar o conteúdo. Afinal, existem inúmeras possibilidades de ensino para o segmento, desde corte e costura básico até modelagem e alfaiataria. 

Portanto, faça um recorte de acordo com a sua experiência. Com quais práticas você se sente mais confortável? Se este for seu primeiro curso, nossa recomendação é começar por atividades de fácil compartilhamento. Na medida em que os cursos forem acontecendo e você se sentir mais confiante, eleve o nível de complexidade dos métodos ensinados. 

2. Determine seu público-alvo

O segundo passo após definir o recorte do conteúdo é desenhar, de forma clara, seu público-alvo. Aqui, algumas informações devem ser consideradas:

  • qual o público de maior identificação com o conteúdo ensinado? (gênero, idade, localização geográfica, renda etc).
  • que público você deseja atingir? 

Com as respostas a estas duas perguntas, será possível construir um conteúdo adequado e acessível ao perfil dos alunos. Da mesma forma, esta definição será essencial para direcionar suas estratégias de captação de alunos e de marketing digital

3. Crie materiais de apoio às aulas

Quando pensamos em um curso de corte e costura, obviamente nos vem à mente uma aula essencialmente prática. Entretanto, bons cursos são aqueles que oferecem materiais complementares que auxiliem a aplicação da prática pelos alunos iniciantes mesmo fora do horário da aula. 

Dessa forma, nossa recomendação é investir na produção de material didático: apostilas com fotos, passo a passo ilustrado, vídeo aulas com explicações detalhadas e informações-chave que ajudem os alunos a assimilarem o conteúdo aprendido nos momentos de aula são diferenciais. 

Leia mais: diferentes tipos de conteúdos digitais para complementar suas aulas de corte e costura

4. Determine o método de avaliação

Como montar um curso de corte e costura e avaliar os resultados dos alunos? Para isso, você precisa de um método de avaliação. 

Por estarmos falando de uma modalidade de ensino bastante ligada à prática, não é comum que o método, neste caso, seja constituído por provas e avaliações escritas. Ainda assim, é importante que você encontre caminhos para se certificar de que seus alunos estejam aprendendo o que é ensinado. 

Se, por exemplo, o foco do curso for alfaiataria, uma das formas de mensurar o aproveitamento da turma é solicitar uma peça autoral ou a reforma de uma peça com defeitos. 

Outra dica para testar o conhecimento da turma é fazer um “rodízio de professores”, permitindo que todos os alunos ocupem a posição do professor por algumas horas ao longo do curso. Dessa forma, é possível verificar se eles absorveram o que foi ensinado por meio da forma como transmitem este conhecimento para outras pessoas. 

5. Invista em marketing! 

Por fim, é preciso pensar em estratégias para captar alunos e garantir a sustentabilidade do seu negócio. 

Isso é feito com a ajuda de um plano de marketing digital, que vai desenhar os melhores caminhos para fisgar alunos e encantá-los com o material de promoção do curso. 

No plano, devem ser descritos os caminhos usados para captar alunos (criação de perfis em redes sociais, anúncios, vídeos no YouTube, etc), os recursos disponíveis e o cronograma com o tempo estimado para cada ação. 

Veja a seguir como construir um bom plano de marketing digital para direcionar suas ações: 

Curso de corte e costura online: é possível? 

Sem mais delongas, a resposta é sim! Mas como montar um curso de corte e costura pela internet? É possível transmitir todos os detalhes das práticas a distância? Mais uma vez, a resposta é positiva! 

A seguir, te mostramos o que é preciso, além dos passos anteriores, para montar um curso de corte e costura online: 

  • preparar conteúdo em vídeo: quanto mais detalhados forem os vídeos, maior é a chance de transmitir os ensinamentos do corte e costura com efetividade. Para saber como produzir vídeo aulas criativas, leia nosso artigo sobre o tema!;
  • transmitir aulas online ao vivo: este é o melhor caminho para tirar as dúvidas de seus alunos  e fazer demonstrações em tempo real. Neste artigo, você descobre tudo sobre a transmissão de aulas online ao vivo;
  • contratar uma plataforma EAD completa: com a plataforma EAD, será possível condensar todo o material didático, vídeo aulas e transmissões ao vivo em um só espaço. Além disso, será mais fácil gerir aspectos administrativos do curso, como presença dos alunos e pagamentos.  

Investir em um negócio digital, como montar um curso de corte e costura online, pode ser uma grande ideia para empreendedores que buscam flexibilidade de horários e a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar. 

Para te ajudar a dar o primeiro passo rumo à materialização do seu sonho, oferecemos um teste gratuito de 7 dias em nossa plataforma EAD. A EAD Plataforma é uma solução completa, e já ultrapassou a marca dos 3 milhões de usuários cadastrados.

Preencha o formulário e conheça todas as funcionalidades da nossa solução!

Fabio Godoy