O que é crowdsourcing e como isso pode ajudar as empresas?

O que é crowdsourcing e como isso pode ajudar as empresas?

O termo crowdsourcing se tornou bastante popular nos últimos anos, quando se expandiu para o mundo inteiro, você já ouviu falar nele? Caso não, saiba que pode estar perdendo uma ótima oportunidade de melhorar o processo de criação do seu negócio. 

Para adiantar, esse termo é usado para descrever um modelo de produção coletiva. Ou seja, no qual várias pessoas dão ideias e trabalham em conjunto para obter um resultado  que pode ser aplicado em empresas de diversos portes e segmentos.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue lendo, pois neste artigo explicamos para você o que é crowdsourcing, quais as suas vantagens e 4 dicas de como implementar essa ideia com sucesso!

Primeiramente, o que é crowdsourcing?

Crowdsourcing é uma estratégia de produção que usa soluções coletivas para chegar a um resultado. Ele é, basicamente, uma junção das palavras da língua inglesa crowd e outsourcing, que, traduzidas para o português, significam multidão e terceirização, respectivamente.

O termo foi cunhado em 2006 por Jeff Howe e Mark Robinson, quando apareceu pela primeira na revista Wired. Desde então, ele vem se tornando bastante popular e sendo adotado por empresas de todo o mundo. 

A propósito, o crowdsourcing tem muitas aplicações práticas. Por exemplo, em uma companhia, essa estratégia pode ajudar produtores de conteúdo. No caso, na criação de infoprodutos que compilem soluções pensadas por diversas fontes, em um material único e coeso.

>>>> Leia mais: produção de conteúdo EAD — dicas de ouro para garantir seu sucesso!

Como funciona o crowdsourcing?

É bem fácil de entender como funciona o crowdsourcing. Basicamente, é quando uma pessoa ou companhia resolve enviar uma mesma tarefa para diferentes pessoas, visando que elas trabalhem juntas na criação de uma ideia. Ficou claro?

Para compreender melhor, veja o seguinte exemplo. Imagine que uma empresa precise criar um infoproduto que explique como usar um aplicativo voltado para a gestão de negócios. 

No crowdsourcing, essa tarefa é enviada para um grupo de pessoas que colaboram para a finalização do projeto, dando suas ideias e pensando na melhor maneira de executá-las. 

>>>> Veja mais: como trabalhar com infoprodutos? Tudo que você precisa saber

Qual a diferença entre crowdfunding e crowdsourcing?

Com a velocidade que as informações são compartilhadas e consumidas, é preciso tomar cuidado para não se confundir com os termos crowdfunding e crowdsourcing, uma vez que  têm significados diferentes.

Crowdsourcing, como explicamos, é o compartilhamento de informações para criar uma solução. Já crowdfunding, é, literalmente, um financiamento coletivo. Isso é, por meio dele, várias pessoas investem dinheiro em uma ideia, para tirá-la do papel. 

Quais as vantagens do crowdsourcing?

As vantagens do crowdsourcing são: 

  • integração entre vários setores da companhia;
  • economia de dinheiro; 
  • aumento do engajamento dos colaboradores; 
  • inovação das ideias apresentadas; 
  • melhora da comunicação. 

E as desvantagens?

Porém, “nem tudo são flores” e isso quer dizer que também existem algumas desvantagens do uso do crowdsourcing. Algumas delas são:

  • participação de pessoas sem qualificação; 
  • dificuldade de gerenciar os grupos; 
  • baixa qualidade das ideias.

Por esse motivo, é fundamental pensar com cuidado e se planejar, antes de adotar essa tática. Para te ajudar com isso, trouxemos a seguir 4 dicas práticas para implementar o crowdsourcing com sucesso no seu negócio. Continue lendo para conferir!

4 dicas simples para implementar um crowdsourcing com sucesso 

Adotar a estratégia de crowdsourcing em uma empresa requer cuidado, mas não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Na verdade, seguindo estas 4 dicas, é possível dar o pontapé inicial e colher os benefícios lá na frente. 

1. Desenvolva uma cultura de colaboração

De nada adianta você, do nada, resolver adotar uma estratégia de crowdsourcing, se os colaboradores não estão preparados para se comprometer com ela. Isso significa que, em primeiro lugar, é importante  implementar uma cultura colaborativa na companhia. 

Em outros termos, é crucial que os membros da equipe adotem a ideia de trabalhar em conjunto. Isso, por sua vez, não é atingido do dia para a noite. 

É preciso treinar as pessoas, o que pode ser feito por meio de dinâmicas de grupos e outras atividades que visem melhorar o trabalho em equipe. 

>>>> Confira: ações de educação corporativa — 7 dicas infalíveis para inovar

2. Analise em quais áreas isso pode ser implantado

Nem todos os setores de uma empresa serão beneficiados com o crowdsourcing, já que alguns trabalhos demandam ações bem específicas. Desse modo, analise com bastante cuidado o negócio, para descobrir onde isso pode ser aplicado. 

Ao mesmo tempo, já procure os líderes, que são as pessoas responsáveis por acompanhar o processo de perto, para aumentar a eficácia dele.  

3. Faça uma curadoria das ideias 

Após estar com tudo pronto é vital acompanhar e fazer uma curadoria das ideias. Assim, você não apenas evita perder ideias boas, mas também se previne de aceitar uma sugestão ruim. 

4. Use a tecnologia ao seu favor 

Para finalizar, use as ferramentas certas. Atualmente existem diversos tipos de plataformas que ajudam a potencializar o crowdsourcing. Elas podem ser desde algumas específicas para este fim, ou apenas um canal onde todos de um time podem conversar e compartilhar suas ideias. 

Também é ideal usar a tecnologia para preparar seus colaboradores para essa inovação. Por isso, invista em treinamentos para melhorar a cultura da sua empresa.

Por exemplo, a EAD Plataforma permite que você treine todo seu time de forma on-line Quer saber mais sobre? Então peça uma avaliação gratuita e confira tudo que essa plataforma pode te oferecer!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy