Por acaso, você costuma “dar vida” às ilustrações, desenhando tudo aquilo que vem à sua mente? Então, que tal traçar uma tática infalível para tirar os seus projetos do papel? Hoje, você vai descobrir como vender um curso de desenho e ganhar dinheiro com isso.
Muito além de conhecer as técnicas de ilustração, o pulo do gato é delinear uma estratégia de marketing digital. Assim, você agrega valor ao conhecimento e aumenta o potencial de novos alunos, principalmente se você escolher o ensino a distância (EAD).
Embora você possa optar por formações presenciais ou híbridas, a proposta aqui é falar do ambiente digital. Por isso, antes de te mostrar como vender um curso de desenho, vale conferir o vídeo que mostra os 8 passos fundamentais para começar a dar aula online.
3 dicas de como vender um curso de desenho online
A seguir, falaremos das dicas de como vender um curso de desenho, incluindo os insights para captar e fidelizar alunos. Para isso, vamos recapitular os 8 passos para dar o start na sua aula online, com base no vídeo que indicamos:
- encontre o valor do infoproduto. Logo, pense no diferencial do seu curso para atender, resolver e satisfazer as necessidades do público de interesse;
- defina o preço do curso, após considerar seu grau de expertise. Além disso, pesquise o que é praticado pela concorrência, para valorizar o seu trabalho;
- use um roteiro para organizar as ideias que serão trabalhadas. Por sinal, não se esqueça de fazer um roteiro geral do curso e outro para cada aula;
- invista no cenário e nos equipamentos de gravação. No começo, você pode usar os recursos que têm à disposição e apostar no DIY: do it yourself;
- produza conteúdos de qualidade, o que vai além da gravação de vídeos. Por exemplo, crie infográficos e e-books como materiais de apoio;
- aposte nas ferramentas de edição de vídeo, mesmo que sejam versões gratuitas. Assim, os produtos digitais ficarão ainda mais interessantes para os alunos;
- escolha uma plataforma EAD para hospedar o curso online. Aliás, aproveite para agendar uma demonstração gratuita e conhecer as funcionalidades;
- divulgue o curso pelas redes sociais e, também, por outros canais. A propósito, essa divulgação faz parte da estratégia que falaremos adiante.
Sem mais delongas, chegamos às 3 dicas de como vender um curso de desenho online. Dessa maneira, você poderá criar um negócio escalável para ter uma renda passiva. Vamos nessa?
1. Personas
O conceito de persona é uma dica de ouro, pois fará toda a diferença daqui em diante. Isso porque você vai criar personagens semi-fictícias que representam seu público de interesse. De maneira simplificada, listamos alguns exemplos para considerar os diferentes perfis de alunos:
- Gustavo, o adolescente que gosta das aulas de arte e quer desenvolver suas técnicas de desenho;
- Patrícia, a aluna de arquitetura que está com dificuldades para acompanhar algumas disciplinas da faculdade;
- Mariana, a designer que quer dar uma guinada na carreira, passando a trabalhar com ilustração digital.
Com isso em mente, chegou a hora de retomar o diferencial do curso. Ou seja, como seu infoproduto ajuda a solucionar os problemas ou facilitar a vida dessas pessoas? Pense nisso!
2. Gatilhos mentais
Existem várias maneiras de “ativar” a vontade de comprar na nossa mente. Por exemplo, podemos citar a escassez, quando ouvimos algo do tipo: corra, você não pode perder essa oportunidade! Oferta por tempo limitado! A promoção se esgota em 48 horas!
Para mais detalhes, recomendamos o post do Agendor que fala desses 7 gatilhos de vendas:
- autoridade;
- coerência;
- dor vs. prazer;
- efeito halo;
- escassez;
- prova social;
- reciprocidade.
3. Marketing digital
Dizem por aí que a propaganda é a alma do negócio. Justamente por isso, preparamos um artigo com 6 dicas de marketing digital para infoprodutos:
- criação de infoprodutos de qualidade (incluindo o curso online);
- possibilidade de venda nas diversas plataformas digitais;
- como marcar presença nas redes sociais, de modo efetivo;
- a importância de fazer parcerias para alavancar o negócio;
- montar uma rede confiável para promover avaliações e reviews;
- lançar promoções e descontos exclusivos para atrair novos alunos.
3 exemplos de curso de desenho para se inspirar
Lembra que falamos sobre pesquisar a concorrência antes de descobrir como vender um curso de desenho? No caso, o benchmarking não se resume a verificar o preço cobrado por outras pessoas. Afinal, o importante é descobrir as estratégias que estão dando certo (ou não).
1. Academia Brasileira de Arte
O curso online de desenho artístico da ABRA se divide em 5 módulos, a começar pelos fundamentos básicos:
- estruturas e proporções;
- estudos de luz e sombra;
- figura humana (cabeça);
- desenho do corpo humano;
- perspectiva artística.
2. Yumi Nakano – Clube do Anime
Para estudar os nichos e as personas, uma boa pedida é pesquisar o curso do Clube do Anime. Nesse caso, eles focam em pessoas que gostam de anime e mangá, já que muitas delas querem desenhar seus personagens preferidos.
3. Ricardo Yamaguchi
No canal do Ricardo Yamaguchi, você tem acesso a um curso online e gratuito. São 7 aulas focadas em iniciantes, um público que provavelmente está entre suas personas, não é mesmo? E lembre-se: descobrir com quem você quer falar é a dica de ouro para saber como vender um curso de desenho.
Bônus: como vender um curso de desenho sem ser professor?
Pode ser que, hoje em dia, você ainda não se veja como um professor. Porém, nada impede de começar a caminhada como um tutor EAD, um facilitador ou ainda um instrutor. Seja qual for o nome, não deixe de compartilhar conhecimento e entregar o que foi prometido aos alunos.
Com isso em mente, as dicas de como vender um curso de desenho são apenas o primeiro passo da jornada. Sendo assim, continue navegando no blog para buscar novas ideias, a fim de aprimorar a sua produção digital. E mais: fique à vontade para fazer o teste grátis da EAD Plataforma. Com isso, você vai descobrir todos os recursos que te esperam no nosso ambiente digital de aprendizagem! Conte com a gente! 😉
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024