Que tal aproveitar os recursos tecnológicos para alavancar o número de novas matrículas da sua escola? No post de hoje, falaremos sobre como fazer a macro captação de alunos com três dicas que potencializam os resultados.
Antes de mais nada, cabe ressaltar que as estratégias de marketing educacional podem abrir muitas portas. Entretanto, elas precisam estar alinhadas com as ferramentas digitais que propiciam a escalabilidade.
Nos cursos online, por exemplo, será mais fácil implantar um processo de macro captação de alunos. Afinal, a educação a distância (EAD) tem soluções que viabilizam os negócios escaláveis, aumentando as receitas sem que as despesas sigam essa mesma proporção.
Nesse sentido, confira um vídeo do Sebrae que fala do apoio das tecnologias para escalar quaisquer negócios. E, depois disso, continue conosco para conferir os insights que contribuem para captar novos alunos na sua instituição de ensino, de forma efetiva.
Na prática, o que significa macro captação de alunos?
A seguir, confira três pontos-chave que contextualizam as oportunidades de captação de alunos em larga escala. Por falar nisso, vale lembrar que as estratégias “micro” representam ações individuais e personalizadas. Já no macro, a proposta é abrir o leque para captar muitos leads (alunos em potencial) e, então, converter o interesse em matrículas efetivas.
E, se você ainda não sabe o que são esses leads, aproveite para conferir esse vídeo:
1. O que é macro captação de alunos?
A macro captação de alunos visa atrair um grande número de pessoas que teriam interesse em fazer matrículas. Sendo assim, a ideia central é criar um ambiente favorável para impactar esses prospects, como forma de agregar valor ao que você tem a oferecer.
2. Vale a pena captar alunos por meios online ou offline?
O processo de captação pode acontecer em canais online ou offline, o que fica a seu critério. Para comparar o custo-benefício, é preciso considerar as características de ambas as estratégias, sobre as quais falaremos a seguir.
No ambiente digital, pode-se criar artigos para blogs, criar anúncios pagos, fazer tour virtual e até mesmo promover webinars. Por sua vez, a estratégia offline envolve os encontros presenciais, a exemplo da abertura da escola para visitas guiadas.
3. Como fazer macro captação de alunos?
Devido ao isolamento social, a pandemia da Covid-19 acelerou as tendências ligadas ao ambiente digital. Segundo o estudo da Zendesk, 64% das pessoas migraram suas conversas para as redes sociais, além de explorar novos hábitos de compras.
Portanto, isso pode (e deve) ser considerado na sua estratégia de captação de alunos. Embora você possa mesclar as ações online e offline, as mídias digitais otimizam os recursos e, certamente, diminuem os custos operacionais.
Em um evento presencial que objetiva receber 100 pessoas, seria necessário considerar:
- disponibilidade do espaço físico;
- convites ou folhetos impressos;
- rotina de organização do evento;
- alimentos, bebidas e brindes;
- treinamento dos funcionários;
- script para esclarecer dúvidas;
- entre outros aspectos.
Por outro lado, a captação online permite a economia de boa parte desses itens. No próximo tópico, falaremos mais sobre esse ponto, ok? Siga conosco!
3 dicas para alavancar os resultados na macro captação de alunos
Para complementar, listamos três dicas que agilizam a captação e, também, a fidelização. No fim das contas, não basta captar novas matrículas, mas também manter sua base de alunos devidamente satisfeita. E essa é a dica de ouro para obter resultados sustentáveis!
1. Invista na transformação digital da sua escola
A transformação digital traz mais eficiência aos processos administrativos, da matrícula até o pagamento. Adicionalmente, essa mudança de paradigma reflete nas experiências de aprendizagem, uma vez que os alunos se tornam protagonistas das próprias trilhas.
2. Defina uma estratégia de captação online
Aqui vai um exemplo da macro captação de alunos online, com um passo a passo focado no Ensino Médio. Mas fique à vontade para adaptar os conceitos para as outras etapas da Educação Básica, bem como Ensino Superior, Cursos Livres e daí em diante.
- primeiramente, pense em como agregar valor à oferta que será feita para atrair mais alunos. Por exemplo, muita gente se interessa pelo novo Ensino Médio, que entra em vigor em 2022;
- divulgue um anúncio nas redes sociais e no Google chamando a atenção para essas mudanças. Nessa divulgação, faça um convite para participar da transmissão ao vivo com educadores que esclarecem as dúvidas sobre os itinerários formativos;
- elabore uma página de captura (landing page) para captar contatos de interessados na live. Após o evento virtual, você poderá continuar conversando com as pessoas que demonstraram um interesse inicial no método de ensino;
- monte um roteiro que aborda o novo Ensino Médio em relação à proposta de valor da escola. Dessa forma, será mais fácil converter as matrículas de pessoas que percebem o padrão de excelência na educação;
- não se esqueça de evidenciar as ferramentas digitais que enriquecem o aprendizado. Aliás, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abrange as áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências etc.) e as respectivas tecnologias.
3. Use a automação para fazer macro captação de alunos
Depois de captar os leads, o que fazer com todos esses contatos? Se você adotar a automação de marketing, será mais fácil fazer novas matrículas. Basicamente, será possível acompanhar cada etapa da jornada do prospect até se tornar um aluno de fato.
Na EAD Plataforma, por exemplo, temos uma integração com o software da Lahar. E, para facilitar o entendimento sobre o potencial dessa estratégia, confira um infográfico prático. Em especial, veja como você poderá ter um carrinho de compras para facilitar o processo de pagamento:
E então, o que achou dos insights? Se você quiser mais detalhes sobre como podemos te ajudar a melhorar os resultados de captação, agende uma demonstração personalizada. Temos uma equipe à disposição para explicar ponto a ponto dos nossos recursos, como:
- aulas ao vivo, contando com o chat integrado;
- cupons de desconto para ações promocionais;
- possibilidade de incluir múltiplos professores;
- inserção de provas e exercícios nos módulos;
- facilidade para administrar o painel administrativo;
- fórum EAD para agilizar a comunicação com a turma;
- integração com outros sistemas já usados pela escola;
- otimização para acesso por celulares e dispositivos móveis.
Enfim, se você quer ver tudo isso em ação, saiba que o teste grátis está disponível para começar agora mesmo! Vamos lá?
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024