Como fazer um plano de aula para o ensino médio? [Guia] 

Como fazer um plano de aula para o ensino médio e porque ele é importante? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo!

Do 1º ao 3º ano, o foco está em “garantir a permanência e as aprendizagens dos estudantes, respondendo às suas demandas e aspirações presentes e futuras,” segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Em linhas gerais, é importante ainda:

  • promover um ambiente acolhedor para a diversidade;
  • considerar os estudantes como os próprios protagonistas do seu processo de aprendizado;
  • abrir espaço para que o aluno decida o seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo quanto na carreira. 

De fato, são muitos pontos para se levar em consideração na hora de planejar um plano de aula.

Por isso, continue conosco neste artigo e aprenda como montar o seu!  

Preparando o terreno: como fazer um plano de aula para o ensino médio? 

Antes de mais nada, é vital analisar as diretrizes da BNCC. 

Seu plano de aula para o Ensino Médio deve considerar o contexto da educação plural. Nesse sentido, confira a reflexão que consta no documento: 

“Com a perspectiva de um imenso contingente de adolescentes, jovens e adultos que se diferenciam por condições de existência e perspectivas de futuro desiguais, é que o Ensino Médio deve trabalhar. 

Está em jogo a recriação da escola que, embora não possa por si só resolver as desigualdades sociais, pode ampliar as condições de inclusão social, ao possibilitar o acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho (Parecer CNE/CEB nº 5/201152; ênfases adicionadas).”

Além disso, é importante contextualizar as finalidades do Ensino Médio, definidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. São elas:

  • I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental,possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

O que é um plano de aula para o ensino médio? 

O plano de aula é um documento criado pelo professor que reúne as informações relacionadas às respectivas disciplinas. 

Nesse material, o orientador define: o tema de cada aula, os conteúdos, a metodologia de ensino, os resumos e os métodos de avaliação do aprendizado. 

Basicamente, é um planejamento que deve estar devidamente estruturado de acordo com a BNCC. 

Logo, é indispensável conectar as atividades conduzidas em sala com o projeto pedagógico de cada fase do ensino médio. 

Passo a Passo: como montar um plano de aula para o ensino médio?

Para facilitar, segue um modelo de plano de aula do Ensino Médio com base no ensino de matemática online. Mas lembre-se de que é fundamental ajustar os conceitos para cada disciplina e tema, ok?

1. Dados gerais

Primeiro, reúna as informações que contextualizam a ação formativa: 

  • nome do docente;
  • turma;
  • disciplina;
  • unidade temática;
  • duração.

2. Tema da aula 

O próximo passo é especificar qual será o assunto dessa aula, por exemplo, um conceito ligado à análise combinatória, por exemplo:

“Nesta unidade temática, estudar a quantidade de agrupamentos que podem ser formados a partir de um conjunto de valores.”

3. Objetivo da ação formativa 

Em se tratando de análise combinatória, é preciso: 

“Aplicar os conceitos de arranjo e combinação em problemas de combinatória.”

4. Conteúdo programático

Em alinhamento com o objetivo, pode-se ensinar o aluno a organizar, combinar e permutar um conjunto e subconjunto de elementos de maneiras diferentes. 

Ademais, o professor pode diferenciar problemas de arranjo e de combinação, bem como, aplicar a análise combinatória no dia a dia, contando com ferramentas tecnológicas como os softwares de análise combinatória. 

5. Recursos didáticos 

Os recursos didáticos, por sua vez, ajudam o aluno a compreender com mais clareza os conteúdos.

Aqui estão alguns exemplos interessantes para aplicar em sala de aula:

  • webinars;
  • infográficos;
  • animações;
  • conteúdo mobile learning (para consumo em dispositivos móveis); 
  • conteúdo em pílulas (também conhecido como microlearning); 
  • gamificação

6. Metodologias de ensino 

Por falar em gamificação, ela é uma boa pedida para “quebrar o gelo” e, em paralelo, compartilhar o conhecimento. 

Enquanto os alunos jogam, eles aprendem temas da disciplina de uma maneira descontraída, o que contribui para a assimilação do conteúdo. 

Quer saber mais? Assista: 

7. Avaliação do aprendizado

Quando pensamos em um plano de aula do ensino médio, obviamente nos vem à mente uma aula essencial prática, sobretudo, de matemática. 

Contudo, há outras formas para avaliar o que realmente foi compreendido e aplicado, como a apresentação de algum conteúdo em grupo ou até uma espécie de teatro, com o uso da análise combinatória no dia a dia. 

8. Referências pedagógicas

Por fim, lembre-se de informar as referências que os alunos podem encontrar nos seus materiais didáticos. E isso está relacionado não só aos livros utilizados em sala de aula, mas também possíveis indicações de outras fontes.

Agora, se depois de ler esse texto ainda restar alguma dúvida sobre como montar um plano de aula para o ensino médio, veja outros posts da EAD Plataforma que também podem te interessar:

Aproveite os conteúdos para potencializar o processo de aprendizagem.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy