Editar o texto, “layoutar” o design e, enfim, divulgar o material para seus clientes e alunos. Essas são etapas fundamentais na hora de produzir um livro digital – então é hora de conhecer 9 ferramentas para criar ebook, que são verdadeiras aliadas no processo.
Antes de tudo, é legal ver como o mercado está aquecido: um estudo da Nielsen apontou que mais de 8 milhões de livros digitais foram vendidos no Brasil ano passado – e o faturamento desse segmento saltou 36%.
Não é segredo que os ebooks são uma excelente forma de produção de conteúdo. Mas como, de fato, elaborar um livro digital? Quais as melhores ferramentas para criar ebook – do texto ao layout? E na hora de divulgar, que tecnologias utilizar?
Tudo isso (e mais um pouco) você vai conferir nesta matéria. Boa leitura!
Conheça 9 ferramentas para criar ebook a partir de agora
Para a edição do texto
Bom, o primeiro passo para fazer um ebook é criar o arquivo de texto – que servirá de base na hora de editar o layout. Para escrever, existem boas opções de ferramentas.
Confira!
1. LibreOffice Writer
O LibreOffice é um software de edição de texto bem fácil de usar. Por ser de código aberto – isto é, gratuito e acessível a todos –, só é preciso fazer o download e instalar no seu computador.
Além do Writer, que é a melhor ferramenta para fazer ebook, o pacote conta com softwares de planilhas, apresentações, desenhos e fórmulas – e permite salvar em extensões de PDF, Doc e HTML.
2. Microsoft Word
Um dos editores de texto mais tradicionais é o Word, que faz parte do pacote Microsoft Office. O programa tem uma interface moderna e intuitiva, mas a desvantagem é que você precisa comprar a licença para conseguir usar livremente.
Ainda assim, o investimento vale a pena, pois os softwares são confiáveis e compatíveis com diversos formatos.
3. Google Docs
A vantagem do Docs é que, além de ser gratuito e permitir a exportação dos arquivos do Writer e do Word, ele também possibilita que você crie documentos de texto diretamente na plataforma e os salve na nuvem.
Ou seja, dá para contar apenas com o servidor do Google (sem sobrecarregar seu computador) e acessá-lo em qualquer dispositivo móvel.
Para a produção do layout
Ok, com o texto pronto (já escrito e revisado), é hora de partir para a próxima etapa da criação do seu ebook: as ferramentas de layout. O bom é que a transferência do texto para o design é simples de fazer: só copiar e colar.
Veja algumas ferramentas para criar ebook e editar suas imagens!
4. Canva
Uma das melhores opções de design para iniciantes é o Canva. Você só precisa se cadastrar gratuitamente para aproveitar as funcionalidades de edição – tanto online (no seu navegador) quanto pelo app para dispositivos móveis.
No Canva há planos premium, mas com os recursos grátis você consegue desenvolver seu ebook numa boa. O programa tem uma biblioteca repleta de templates já prontos – que podem servir de inspiração para o seu ebook.
Os recursos são bem fáceis de entender e mexer, com várias imagens, ilustrações, ícones e outros elementos gráficos – e o editor salva todos os arquivos na própria plataforma, automaticamente, e permite que você altere sempre que precisar.
Ah, inclusive, o Canva conta com um banco de imagens gratuito, de onde você pode baixar fotos de alta qualidade e sem direitos autorais. Assim, dá para utilizá-las em diversos materiais de comunicação da sua marca, como flyers, posts de redes sociais, apresentações e cartazes.
5. Trakto
Mais uma boa opção de ferramenta para fazer ebook é a Trakto.
No plano grátis, você tem acesso ilimitado ao banco de fotos e ícones da plataforma – além de poder usar um número restrito, mas ainda assim interessante, de remoções de fundo.
Se quiser investir nos recursos premium, a Trakto oferece diversos filtros de imagem, tipografias e templates diferenciados.
Esses templates já vêm prontos e divididos de acordo com o segmento – vendas, marketing, saúde, negócios e muito mais. Apesar disso, você pode alterar cores, design e tamanho/posição do texto, além de inserir links para vídeos do YouTube, gifs e outros elementos.
Mas o grande diferencial da Trakto é que ela permite a criação de um link com o seu nome. Ele serve, na prática, como um portfólio – no qual você pode salvar os arquivos e compartilhar com todo mundo.
6. Livros Digitais
A Livros Digitais é uma opção bem mais simples, mas também bastante eficiente na hora de produzir o ebook. A ferramenta possibilita personalizar a capa e as páginas do miolo, e importar suas próprias fotos.
Por mais que não tenha recursos avançados de design, é bem fácil de mexer e tem uma vantagem: você consegue salvar o arquivo na biblioteca da Livros Digitais, que também disponibiliza um link só seu, para divulgação.
Para a divulgação do ebook
Depois de usar as ferramentas para criar ebook e ter tudo pronto, vamos para a etapa final: fazer com que os outros leiam seu livro.
Veja algumas formas de divulgá-lo na internet!
7. Ferramentas de email marketing
Se você der uma olhada rápida na caixa de entrada do seu email, com certeza verá que algumas marcas te enviaram mensagens – seja sobre promoções, seja sobre materiais de comunicação (como um ebook ou uma matéria de blog).
Essa é a estratégia de disparo de email marketing – e pode ser muito interessante na hora de fazer a publicidade do seu ebook. O bom é que existem várias opções de ferramentas gratuitas para fazer essa gestão:
Na hora de decidir qual software usar, é legal analisar o número de contatos de clientes que você já tem e quantos envios gostaria de fazer por mês.
Algumas opções oferecem milhares de disparos mensais e uma boa quantidade de base de contatos – e dá para editar o texto e o layout do email marketing diretamente na plataforma, o que deixa o processo mais prático.
Leia também: Ferramenta de email marketing gratuita: 5 opções com prós e contras
8. Redes sociais
Outra forma de divulgar o seu ebook é usar as redes sociais, como o Instagram e o Facebook.
Além dos tradicionais posts no feed e stories, comuns nas duas ferramentas, o Instagram fornece a estratégia de close friends – pela qual você pode divulgar conteúdos para seguidores selecionados, e ainda lucrar com a assinatura deles.
Fizemos uma matéria bem completinha sobre esse recurso. Se ainda não leu, não perca tempo: Como ganhar dinheiro com close friends do Instagram? 5 dicas exclusivas!
9. Google Ads
O Google Ads é mais uma boa ferramenta para divulgar o ebook, pois é um mecanismo de patrocínio de links que aparecem nas páginas de busca.
Funciona como um leilão: quem paga mais, aparece primeiro. Você pode criar um anúncio no Ads com a chamada do seu ebook, selecionando as palavras-chave que mais têm a ver com o assunto (e que estão sendo procuradas no Google).
A própria ferramenta já dá algumas ideias para isso!
Leia também: Facebook Ads ou Google Ads? Vantagens e desvantagens de anunciar em cada plataforma
Ferramentas para criar ebook: hospedagem em sites
Antes de finalizarmos nossa matéria, aqui vai uma dica extra: outra ferramenta interessante para seu ebook é a EAD Plataforma, que permite a hospedagem do material online e facilita bastante o compartilhamento do link.
Com uma estrutura digital completa, é possível ter um domínio só seu – e ainda contar com espaço para subir seus cursos, ministrar aulas online, gerenciar matrículas e muito mais.
Quer conferir bem de perto? Faça um teste gratuito a partir de já!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024