A lista de transmissão do WhatsApp é uma funcionalidade que vem ganhando bastante destaque. A funcionalidade permite manter os clientes engajados e, ainda, divulgar serviços e promoções de maneira rápida e gratuita.
E por que usar esse recurso? Para compreender, veja o que mostram os dados. Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 92% dos brasileiros usam o aplicativo. Já um levantamento da Mobile Time descobriu que o WhatsApp é a rede social mais checada pelos usuários, além de ser aquela na qual o público passa mais tempo.
Posto isso, é possível afirmar que o aplicativo pode ser muito útil para atrair e conquistar mais potenciais clientes, aumentando a presença digital e as vendas do seu negócio.
Para te ajudar a aproveitar as potencialidades da ferramenta, preparamos este artigo. Continue a leitura e aprenda como usar as listas de transmissão com um passo a passo e dicas simples. Confira!
Primeiramente, o que é lista de transmissão no WhatsApp?
A lista de transmissão do WhatsApp é uma funcionalidade gratuita que permite enviar a mesma mensagem para mais de um contato simultaneamente. Na prática, significa que você não precisa clicar em cada número individualmente, e sim selecionar a lista criada, para que as mensagens sejam mandadas automaticamente para todos.
As listas são recursos muito úteis para fazer marketing no WhatsApp, agilizando o compartilhamento dos conteúdos e atingindo uma parcela maior do público da empresa.
Como funciona uma lista de transmissão no WhatsApp?
As listas de transmissão no WhatsApp funcionam a partir de uma rede de contatos pré-definidos, que são salvos e ficam armazenados em conjunto. A partir daí, é possível selecionar cada rede individualmente, segmentando o envio de mensagens de texto, áudio, vídeo e imagens.
Para compreender melhor, é como se você selecionasse os contatos para os quais deseja encaminhar determinados conteúdos. Entretanto, o processo de escolha é feito previamente, permitindo o envio das mensagens com apenas alguns cliques.
>>>> Veja também: como colocar mensagem automática no WhatsApp Business? TUTORIAL!
Quem recebe minha lista de transmissão?
Apenas as pessoas adicionadas na lista de transmissão recebem as mensagens. Logo, os números que não estão salvos na lista, ficam de fora do disparo. Além disso, é possível criar mais de uma rede. Assim, você segmenta as ações de marketing para que os conteúdos se encaixem com diferentes públicos.
Entretanto, tem um detalhe: os usuários da plataforma precisam ter o seu contato salvo para receber a lista de transmissão. Por isso, certifique-se de informar a seus clientes sobre a existência da lista e peça para que adicionem seu negócio.
Quantas pessoas podem ter na lista de transmissão do WhatsApp?
O WhatsApp permite adicionar até 256 contatos em cada lista de transmissão, enquanto a quantidade mínima é de 2 pessoas. No entanto, você pode criar mais de uma lista e escolher quais mensagens enviar para cada uma, aplicando o recurso em estratégias personalizadas de marketing.
Aliás, não existe limite máximo de criação de listas. Então, você pode fazer quantas forem necessárias para as suas campanhas de marketing e vendas.
Como criar uma lista de transmissão no WhatsApp? Passo a passo completo!
Para criar uma lista de transmissão no WhatsApp Business, siga este passo a passo:
- instale e abra o WhatsApp Business — a versão empresarial da plataforma;
- clique nos três pontinhos localizados no canto superior do aplicativo;
- escolha a opção nova transmissão;
- selecione os contatos que deseja adicionar na sua lista de transmissão;
- clique em OK e salve.
Ao fazer o processo, sua lista de transmissão ficará salva podendo ser encontrada na página de conversas do aplicativo. Agora, se sua dúvida é: como mandar uma lista de transmissão no WhatsApp, afinal? Pode ficar tranquilo, porque é bem fácil.
Basta abrir o aplicativo, selecionar a lista, escrever — ou copiar a mensagem — e clicar em enviar. Pronto: os conteúdos são enviados para todos os contatos salvos na rede, que os recebem assim que estiverem on-line. Fácil, não é mesmo?
Como usar a funcionalidade no seu negócio?
Compreendeu como criar uma lista de transmissão no WhatsApp? Pois, agora, continue lendo para conferir 4 dicas de como usar a funcionalidade para alavancar os resultados do seu negócio!
1. Peça permissão para usar os contatos
A primeira dica é pedir permissão para adicionar os contatos dos clientes na sua lista de transmissão. Esse processo serve para evitar problemas derivados do envio de mensagens para pessoas que não desejam recebê-las.
Por esse motivo, ao coletar os dados dos consumidores, peça permissão para usá-los e deixe claro os motivos e o que eles podem esperar receber nos próximos dias.
Da mesma forma, evite comprar listas de contatos. Colete todos os números organicamente, por meio de uma landing page ou de um cadastro na sua página de vendas, para garantir que sua lista seja composta por clientes reais.
2. Segmente suas listas de transmissão
A segunda dica para usar a funcionalidade para vender mais é segmentar as listas de transmissão. Para colocar a indicação em prática, você deve criar mais de um grupo e incluir os contatos que têm características em comum.
Por exemplo, uma lista pode ser composta por mulheres, com idades entre 20 e 30 anos, que se interessam por artesanato. Já outra pode ter contatos de jovens adultos que estejam se preparando para prestar o vestibular ou um concurso público.
Esse processo ajuda a personalizar as ações de marketing. Desse modo, você evita enviar conteúdos que não são do interesse de determinado perfil de cliente. Ficou claro?
>>>> Aproveite e leia: segmentação de clientes — o que é, como fazer e para que serve?
3. Planeje os conteúdos com cuidado
Além de segmentar suas listas de transmissão, indicamos prestar bastante atenção na hora de criar os conteúdos que serão enviados para a sua rede de contato.
Em seguida, escreva mensagens focadas em conversão e que sejam compatíveis com os interesses dos clientes. Evite também criar textos muito longos ou usar muitos recursos em um mesmo envio.
Ao mesmo tempo, varie os formatos, mesclando mensagens de texto com áudios e vídeos. Por último, use gatilhos mentais para prender a atenção dos clientes e incentivar a compra dos seus produtos.
>>>> Veja mais: 5 gatilhos mentais de vendas para persuadir consumidores de infoprodutos
4. Crie uma rotina
A última dica é manter uma rotina na hora de alimentar a sua lista de transmissão. Em outros termos, determine a frequência de envio das mensagens, os horários e para quais segmentos do seu público elas são destinadas.
Esse processo ajuda a manter a consistência das ações de marketing e evita que você acabe “inundando” seus consumidores com conteúdos pouco relevantes ou mensagens exageradas, o que pode irritar muitas pessoas, resultando no bloqueio do seu contato.
E aí, gostou de aprender como criar uma lista de transmissão no WhatsApp? Então, aproveite para conferir nossos artigos sobre como aplicar o funil de vendas e como vender cursos pela plataforma e faça seu negócio decolar!
- Metodologia spin selling: aprenda para vender mais e melhor - 14 de outubro de 2024
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024