Uma pesquisa feita pelo Datafolha descobriu que 92% dos brasileiros usam o WhatsApp. Fora isso, ele é a rede social favorita de 44% das pessoas. Essa informação, por si só, pode trazer a seguinte dúvida: afinal, como fazer marketing no WhatsApp?
Quando olhamos um levantamento de 2023 da Mobile Time, que mostrou que o WhatsApp é o aplicativo que as pessoas mais acessam durante o dia e também o que passam mais tempo usando, essa questão se torna ainda mais relevante.
Afinal, com tantos usuários, fica claro o porquê desse aplicativo ser tão popular entre os empreendedores, já que, como mostrou outra pesquisa da Loja Integrada, 75% dos lojistas de pequeno e médio porte utilizam a ferramenta para vender.
E você, vai ficar de fora dessa? Então continue lendo, porque no artigo a seguir demos 12 dicas de ouro de como colocar as estratégias de marketing pelo WhatsApp em prática e ainda trouxemos 6 vantagens dessa tática para você conhecer!
Primeiramente, o que é uma estratégia de WhatsApp marketing?
A estratégia de WhatsApp marketing é simplesmente uma tática que usa esse aplicativo de mensagens instantâneas como canal de vendas. Em outras palavras, ele é utilizado para atrair e conversar com clientes, divulgar lançamentos e promoções e aumentar a taxa de conversão e o engajamento com os clientes da marca.
A intenção é contar com todos os recursos disponíveis na plataforma para atingir o público-alvo — parcelas de pessoas que podem se interessar por uma solução — do negócio e construir um relacionamento com ele para, assim, promover um aumento das vendas.
Por que usar o WhatsApp como ferramenta de marketing? Principais benefícios
Há muitas vantagens em fazer marketing no WhatsApp. A seguir trouxemos 6 delas para convencer você a adotar essa estratégia no seu negócio. Confira!
1. Mais rapidez
Uma das vantagens do WhatsApp marketing é que você ganha mais rapidez no envio das suas ações para os clientes. Até porque, no fim das contas, esse é um aplicativo de mensagens instantâneas.
Fora isso, é possível enviar comunicados para várias pessoas ao mesmo tempo, com uma única ação. Tudo isso reduz o tempo gasto e permite que você foque em outras atividades, enquanto espera as respostas.
2. Bom custo-benefício
O WhatsApp marketing em massa — enviar a mesma mensagem para um grande número de pessoas — reduz os custos com divulgação e prospecção de clientes.
Isso porque é possível fazer várias ações ao mesmo tempo, e, além disso, basta ter um celular com acesso à internet para acessar o aplicativo.
3. Atendimento humanizado
O WhatsApp é um aplicativo mais pessoal, já que as pessoas costumam usá-lo para se comunicar com a família e amigos. Fora isso, ele possibilita o uso de uma linguagem mais informal e personalizada.
Por conta disso, ele permite humanizar o atendimento, aproximando mais a marca dos consumidores.
4. Melhora do relacionamento com os clientes
Outro benefício dessa estratégia de marketing é a melhora do relacionamento com os clientes. Isso porque com ela você consegue não apenas humanizar, mas também personalizar o atendimento.
Ademais, com a plataforma disponibiliza o envio de diversos formatos de mensagens e até consegue programar respostas automáticas. Assim, agiliza o processo de atendimento.
5. Maior alcance
O fato do WhatsApp ser o aplicativo mais acessado pelas pessoas no dia a dia aumenta as chances das mensagens serem visualizadas.
Além disso, o grande número de usuários permite que você alcance diferentes perfis de clientes e ainda há chances dos conteúdos serem compartilhados com outras pessoas.
Com isso, suas ações de marketing têm maior alcance, aumentando a taxa de conversão.
Como fazer marketing no WhatsApp? 12 dicas para arrasar
As melhores estratégias de WhatsApp marketing são:
- usar o WhatsApp Business;
- definir objetivos;
- construir uma base de contatos;
- investir em automação;
- segmentar a base de clientes;
- planejar os conteúdos com cuidado;
- criar grupos e listas de transmissão;
- divulgar o link para o WhatsApp;
- colocar mensagens automáticas;
- evitar enviar muitas mensagens;
- abrir um canal de vendas;
- aposte no pós-venda.
Agora, siga com a leitura para aprender como colocar cada uma dessas dicas em prática!
1. Usar o WhatsApp Business
A primeira dica é instalar o WhatsApp Business, que é a versão oficial do aplicativo para empresas. Essa ação é necessária porque o recurso possui funcionalidades extras, como:
- perfil da companhia;
- catálogos;
- etiquetas;
- respostas automáticas.
Tudo isso facilita bastante o dia a dia. Além do mais, ter um perfil profissional dá mais credibilidade para o negócio. Para acessar, basta baixar essa versão na loja de aplicativos e instalar gratuitamente.
2. Definir objetivos
A segunda dica é definir seus objetivos. Isso é o que você deseja alcançar com a estratégia. Por exemplo, pode ser lançar um curso on-line ou aumentar o número de downloads de um e-book.
Lembre-se de ter objetivos claros e alcançáveis. Uma opção é utilizar o método SMART. Ele diz que todas as metas devem ser:
- específicas (specific);
- mensuráveis (measurable);
- atingíveis (attainable);
- relevantes (relevant);
- temporizáveis (time-bonded).
Na prática, isso significa que os objetivos devem ser detalhados, possíveis de serem medidos e atingidos, importantes para o negócio e terem um prazo para serem alcançados.
Em seguida, determine as métricas que precisa monitorar. Fique atento, pois elas devem estar alinhadas com as metas, como a taxa de conversão dos alunos — caso queira conquistar mais alunos — ou de downloads — aumentar o acesso a um e-book.
>>>> Saiba mais: quais são as principais métricas do inbound marketing? Entenda!
3 Construir uma base de contatos
Aqui, a dica é construir uma base de contatos sólida. Em outros termos, conseguir números de pessoas interessadas em receber atualizações sobre seu produto.
Entretanto, nunca compre listas de contatos, mesmo que a tentação no começo seja grande. Tenha em mente que aquelas pessoas não concordaram em entregar os números para você e não ficarão felizes ao receber uma mensagem do nada.
O ideal é que todos da lista sejam conseguidos organicamente. Pode ser em cadastros na landing page de um curso ou na página de download de um e-book, por exemplo.
Ao fazer contato, sempre informe onde pegou o número. Pode ser um simples: “oi, você deixou seu contato quando baixou o e-book X”. Isso reduz as chances de você ser bloqueado imediatamente.
4. Investir em automação
Investir em automação de marketing no WhatsApp é uma ótima maneira de poupar tempo e personalizar o atendimento. Por isso, aposte em ferramentas para disparo automático de mensagens e chatbots.
Com essa última, você atende os clientes 24 por dia, já que a ferramenta pode responder questões simples, como horário de funcionamento ou preços, sem interferência humana. Logo, você se comunica mesmo sem estar on-line.
Outra ferramenta de marketing no WhatsApp que vale a pena usar é um bom CRM. Ele serve para armazenar e analisar os dados dos clientes, facilitando o acesso a informações relevantes sobre eles. O melhor é que muitos softwares já contam com integração com o WhatsApp.
5. Segmentar a base de clientes
Não envie a mesma mensagem para todos os clientes. Isso retira a personalização da abordagem. Mas isso não significa que é preciso escrever cada texto individualmente, basta segmentar sua base de contatos.
Para isso, identifique os perfis de cada um e separe os consumidores por grupos, reunindo aqueles que possuem características em comum.
Como pessoas que adquiriram um e-book com dicas de português em uma lista e pessoas que compraram um curso de inglês em outra. Esse processo ajuda a enviar os conteúdos de marketing correto para cada tipo de cliente, aumentando as chances de vender.
6. Planejar os conteúdos com cuidado
Planeje com cuidado o tipo de conteúdo para compartilhar com sua base de contatos. Não se prenda apenas às mensagens de texto. Aproveite todas as funcionalidades da ferramenta para montar uma estratégia de marketing completa.
Posto isso, é possível explorar o envio de catálogos, vídeos, fotos, áudios, GIFs e até links de conteúdos postados nas suas outras redes sociais ou site. Fora isso, dá para atualizar o status em ocasiões especiais, como lançamentos.
De qualquer forma, o ideal é diversificar e pensar em conteúdos que gerem valor para os clientes. Faça com que eles se encantem pelos seus produtos e sintam vontade de comprá-los.
7. Criar grupos e listas de transmissão
Uma das estratégias para usar o WhatsApp marketing em massa é criar grupos e/ou listas de transmissões. Essas funcionalidades são ótimas para atingir uma grande quantidade de clientes e abrem espaço para a segmentação.
Crie várias opções e agrupe as pessoas conforme os interesses em comum. Feito isso, é possível enviar mensagens personalizadas para cada perfil de contato sem muito esforço.
8. Divulgar o link para o WhatsApp
A oitava dica é divulgar o link para o seu WhatsApp para incentivar as pessoas a entrar em contato com sua empresa pelo aplicativo. Você pode fazer isso pela landing page de um curso ou colocá-lo no perfil do Instagram. O importante é que ele seja visto.
>>>> Aproveite e confira: como colocar link do WhatsApp no Instagram?
9. Colocar mensagens automáticas
As mensagens automáticas são textos programados para serem enviados quando você não estiver presente para atender no momento, permitindo que os clientes recebam uma resposta imediata.
A boa notícia é que é bem fácil de fazer isso pelo WhatsApp Business e até preparamos um tutorial que te ensina o passo a passo e dá dicas de como escrever a mensagem perfeita.
10. Evitar enviar muitas mensagens
Antes de colocar suas campanhas de marketing no ar, certifique-se de criar um cronograma de envios. Um erro bastante comum é não pensar nisso, seguir o que o coração manda e enviar mensagens demais para os clientes.
Imagine, você gostaria de receber 20 notificações por dia, mesmo que seja da sua marca favorita? É chato, atrapalha e ainda aumenta as chances de você ser bloqueado ou pior, marcado como spam.
Por conta disso, seja comedido e comece aos poucos. Veja como é a resposta dos seus consumidores e deixe que eles liderem as interações. Outra dica é fazer testes.
Crie um fluxo de mensagens mais longo em uma semana, reduza a frequência na outra e acompanhe os resultados para descobrir qual estratégia teve mais efeitos positivos. Caso algum cliente peça para ser retirado da lista de contatos, faça isso imediatamente.
11. Abrir um canal de vendas
Use seu WhatsApp como um canal de vendas. Isso não significa que você deve excluir seus outros canais, como site, mas que ele deve ser usado em conjunto para potencializar os resultados.
Monte um catálogo ou uma landing page matadora e compartilhe com as pessoas interessadas. Ao mesmo tempo, abra espaço para interações e responder a quaisquer objeções que os consumidores apresentarem.
Aproveite que o WhatsApp Business conta com a funcionalidade de pagamento dentro da própria plataforma para conquistar clientes com mais facilidade e agilidade.
>>>> Aprenda mais: como lidar com as objeções dos clientes? 6 dicas para respondê-las corretamente
12. Apostar no pós-venda
Não se esqueça de acompanhar os clientes. Essa é uma estratégia conhecida como pós-venda, que emprega táticas para manter o contato com os consumidores mesmo após eles adquirirem um produto/serviço.
Só para exemplificar, em um curso on-line isso pode ser perguntar sobre o andamento das aulas ou o que os clientes acham do curso.
Você pode ainda oferecer outros serviços, como um curso complementar ou enviar um e-book sobre o tema, ou avisar sobre novos lançamentos.
Enfim, a ideia é manter o relacionamento vivo. Afinal, é normal que as pessoas voltem a fazer negócios com uma marca, caso gostem do serviço prestado por ela, concorda? Sendo assim, crie um cronograma para contactar quem já é consumidor.
E aí, gostou de ver nossa lista de estratégias de marketing no WhatsApp? Então arregace as mangas e coloque tudo que aprendeu aqui em prática. Também aproveite para conferir nosso artigo com dicas de como dar aula pelo WhatsApp!
- Guia prático de rebranding: por que fazer e quando é necessário? - 16 de setembro de 2024
- Gestão do capital humano: o que é, como fazer + vantagens - 13 de setembro de 2024
- Diferença entre mentoria e consultoria: como escolher a melhor? - 12 de setembro de 2024