Storytelling para marketing: dicas de como contar as melhores histórias

Storytelling para marketing: dicas de como contar as melhores histórias

Contar histórias é intrínseco ao ser humano. Afinal, essa característica acompanha a humanidade desde a época das cavernas, quando as pessoas se reuniam em volta de fogueiras, e não se perdeu com a modernidade. 

Por isso, é bem comum que as marcas utilizem técnicas de storytelling no marketing, para potencializar os resultados das suas ações.

Storytelling é, basicamente, a arte de contar histórias. No marketing, essa estratégia é utilizada para envolver o público em uma narrativa e usar seus  sentimentos  para chamar atenção para um produto ou serviço. 

E aí, quer aprender como utilizar essa técnica no seu negócio? Então siga com a leitura, porque neste artigo, explcaremos:

  • o que é storytelling; 
  • exemplos do uso de storytelling no marketing; 
  • dicas de como usar storytelling na sua estratégia de marketing!

Confira!

Primeiramente, o que é storytelling?

Storytelling é um termo em inglês que significa narrativa ou, como ele é mais aplicado no marketing, “contação de histórias”. Em suma, é o uso de técnicas que transformam um texto comum em uma jornada, cujo objetivo final é passar uma mensagem impactante

Por isso, é bastante comum que essa estratégia utilize mecanismos característicos de livros e filmes. Dito isto, uma boa história é geralmente composta por:

  • temática central; 
  • personagens envolventes; 
  • bom cenário; 
  • trama bem desenvolvida; 
  • boa narrativa.

A Jornada do Herói, desenvolvida por Joseph Campbell, exemplifica bem o que é um storytelling eficiente. O escritor, que estudava mitos, percebeu que todas as histórias antigas seguiam uma certa estrutura narrativa e que isso poderia ser o motivo por trás do sucesso delas. 

No marketing, essa técnica pode ser aplicada na estrutura do conteúdo — como um curso —, em e-mails marketing, propagandas e até mesmo na construção da marca. O importante é usar a criatividade. 

>>>> Leia mais: marketing digital realmente funciona e vamos te mostrar como

Storytelling no marketing: 3 exemplos para você se inspirar

Por ser uma técnica de contar histórias, o storytelling pode ser aplicado na propaganda para criar uma conexão entre público e marca, ao trazer uma narrativa rica e envolvente. 

A seguir, trouxemos 3 exemplos de storytelling no marketing de sucesso para você ver como isso funciona na prática e se inspirar. Confira!

1. Always 

Um exemplo perfeito do uso do storytelling no marketing foi a campanha da Always, Like a Girl — como uma garota, em português — lançada em 2014. 

A ação usou uma frase que muitas mulheres ouviram para criar uma narrativa poderosa de que elas podem ser o quiserem. Confira abaixo a campanha completa: 

2. Advanced Business Solutions 

Nem sempre o storytelling para marketing aparece em formato de vídeo. Na verdade, é possível ter sucesso na estratégia utilizando diversos meios. Neste caso, o formato escolhido foi um livro. 

A ação FairITales, produzida por uma empresa de softwares, chamou diversos autores iniciantes para repensar contos de fadas famosos. 

As histórias utilizam elementos conhecidos há séculos, mas com uma inovação, os personagens usam a tecnologia para resolver seus problemas. 

3. Budweiser 

Outro uso bem-sucedido do storytelling no marketing é a ação Someone waits for you at home — alguém está esperando por você em casa, em português — de 2014. 

A ação foi uma conscientização sobre os perigos de beber e dirigir e construiu uma história emocionante entre um homem e seu cachorro. 

Assista ao vídeo completo: 

Precisamos destacar que estes cases são apenas exemplos para mostrar a versatilidade do storytelling para marketing. Eles provam que diferentes tipos de produtos ou serviços exigem abordagens distintas. 

Uma possibilidade para o marketing de um curso on-line é contar a história do criador do produto, para comprovar a origem dos conhecimentos e trazer mais autoridade para o que ele divulga, por exemplo. Compreendeu? 

Agora, veja algumas dicas de como usar storytelling na sua estratégia de marketing!

>>>> Veja mais: como criar um infoproduto e vender on-line em 5 passos?

Como usar storytelling no marketing? 3 dicas para uma campanha de sucesso

Para utilizar o storytelling em uma estratégia de marketing com sucesso, é preciso prestar atenção em alguns detalhes que fazem com que uma história seja envolvente e não apenas mais um texto comercial.

Por isso, continue lendo para conferir as 3 dicas de ouro que trouxemos para você a seguir!

1. Conheça seu público 

O primeiro passo para usar o storytelling no marketing e criar ações de sucesso é conhecer seu público-alvo. Para fazer isso, você deve:

  • estudar seus produtos ou serviços; 
  • pesquisar o mercado, para saber em que nicho seu negócio se encaixa; 
  • identificar as características das pessoas que podem se interessar pelo que você oferece.

Peguemos o exemplo da Always. A persona são mulheres jovens e, como a empresa tinha isso bem definido, conseguiu criar uma narrativa que falasse diretamente com elas.  

Por esse motivo, pesquise quem são seus clientes, o que eles compram, o que costumam consumir, etc. Tudo isso ajuda a criar um perfil, que serve de guia na criação de campanhas que os atinjam da maneira certa. 

Dessa forma, pode-se criar uma identificação com a marca. Isso, por sua vez, melhora a fidelização dos clientes.

>>>> Leia também: o que é Ideal Customer Profile? 4 exemplos, benefícios e mais!

2. Tenha objetivos claros 

Qual é o objetivo da campanha? É conscientizar o público a respeito de um tema importante ou divulgar um serviço? Isso precisa ser definido logo no início do planejamento, pois define o tom de voz, elementos narrativos, quais emoções despertar e até mesmo o formato da campanha. 

Portanto, tenha em mente o que deseja conquistar com a ação. A partir disso, pode-se deixar a criatividade correr solta, para contar a história, que é a dica do próximo tópico. 

3. Conte uma história 

Falamos que uma boa história costuma ter elementos característicos, como temática e personagens cativantes. Aliás, essa é a parte que pode trazer dor de cabeça para muita gente, pois costuma ser mais difícil. 

Sendo assim, dê uma personalidade aos seus personagens, use figuras de linguagem para dar profundidade ao discurso e se inspire em cases de sucesso ou até mesmo em um livro, ou filme. O importante é utilizar todas as ferramentas que tiver ao seu dispor. 

Entretanto, a principal dica é abusar da criatividade. Crie reviravoltas no roteiro, dê motivações para os personagens. Enfim, faça com que eles sejam humanos. Sem isso, a história fica “insossa” e não gera uma conexão com o público. 

E aí, gostou de aprender sobre o uso do storytelling no marketing? Então aproveite para ver mais sobre o assunto nos artigos: o que é storytelling na educação e como usar storytelling corporativo e confira outros usos para essa técnica! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy