call to action exemplos

Exemplos de call to action: venda em 3 canais de comunicação

Hey, você! Sim, você mesmo que está lendo o post! Chegou a hora de conhecer seis exemplos de call to action para arrasar nos materiais de comunicação em diferentes mídias. Por sinal, vamos buscar inspiração no Instagram, Facebook e em sites que estão dando o que falar.

E, antes de mais nada, vale recapitular o que significa call to action (CTA), a famosa chamada para ação. Para divulgar os cursos online, por exemplo, essa é uma maneira irresistível de convidar seus prospects a realizar uma determinada ação, como a matrícula.

Aliás, lembre-se de que cada plataforma tem suas características e, portanto, esse “apelo” deve ser adaptado. Para facilitar, vale conferir este vídeo com exemplos de call to action que bombam no Instagram. Depois disso, continue a leitura para aproveitar outros insights valiosos!

Como usar os exemplos de call to action para vender cursos online?

Nas redes sociais, a grande sacada é estreitar o relacionamento com os prospects. Ou seja, são alunos em potencial que, no futuro, podem se matricular no seu curso online. Além disso, existe a possibilidade de indicar para outras pessoas, se houver um valor agregado.

Por isso, a dica de ouro é: não tente vender o tempo todo. Ao invés disso, crie e divulgue conteúdos interessantes e divertidos, que têm grandes chances de gerar engajamento digital. Os memes e os posts irreverentes são maneiras de fazer isso. Enquanto muita gente compartilha, a marca vai ganhando cada vez mais visibilidade, de maneira orgânica.

Nesse sentido, divirta-se com um meme aqui da EAD Plataforma (e siga nosso Instagram, hein):

A propósito, não deixe de considerar uma estratégia de mídia paga (via anúncios) para dar um up nas vendas. Pensando nisso, temos um post que fala justamente das táticas de marketing digital para infoprodutos. Agora não tem mais desculpa pra vender pouco, né? 

Arraste para cima: 2 exemplos de call to action no Instagram

Calma, sabemos que nem todos os perfis têm o tal “arrasta pra cima” já que é preciso ter 10 mil seguidores. Por outro lado, isso chamou a atenção, certo? Então, aproveite dois exemplos de call to action que você pode usar agora mesmo para vender seu curso online. 

1. Arrasta pro lado (se ainda não tem o arrasta para cima)

No carrossel do Insta, é interessante colocar uma CTA para que a pessoa continue vendo os cards. Afinal, nem todo mundo percebe que existem ramificações do conteúdo nesse formato. Imagina só ter um trabalhão e a pessoa só ver a primeira informação… 😢

Na escola de idiomas Be-Live Language, eles mostram a tradução de termos que não vemos muito por aí. Assim, aprendemos coisas novas enquanto estamos despretensiosamente navegando no Instagram. Legal, né?

2. Convida todo mundo para a live (quanto mais gente, melhor)

As lives do Instagram são usadas para muitas finalidades, inclusive para transmitir conhecimento. Inicialmente, pode até parecer algo que não ajuda a vender de fato, mas é aí que você se engana. 

Para exemplificar, vamos ao perfil do Papai Financeiro, que é o especialista em psicologia do dinheiro Thiago Godoy. À medida que divulga as transmissões ao vivo, ele vai preparando o terreno para os cursos online de educação financeira da Xpeed School.

Metaverso: 2 exemplos call to action no Facebook

Sim, o Facebook passou a ter o próprio multiverso deles. Eles já são donos do Instagram e do WhatsApp. Seria coincidência esse multiverso todo? 🤔

1. Marque alguém e saia correndo (sim, dá super certo)

Além das dicas de idiomas, a escola Inglês para Desesperados (IpD) cria posts para curtir, marcar e compartilhar. Falando nisso, um dos exemplos de call to action é bem simples: “marque alguém que…” e aí é só esperar a mágica acontecer. Que tal tentar no seu Facebook e ver o que acontece? 👀

Vale lembrar que os intercambistas costumam ser alunos em potencial para quem dá aulas de inglês. Em outras palavras, a IpD está apostando em um jogo de ganha-ganha, com a finalidade de captar futuros alunos.

2. É de graça anunciar o curso no seu perfil (para quem te segue)

É verdade esse “bilhete”: fique à vontade para compartilhar o curso online com as pessoas que já te seguem. Porém, saiba que você terá um alcance muito maior se investir uma grana no Facebook Ads. Em todo caso, uma coisa não exclui a outra, não é mesmo?

Olha só quanta gente se interessou pela promoção que o PedroAquinoFX lançou no perfil dele. E isso só contando a Masterclass de Liquid Motion, do software After Effects, sem contar os outros 13 cursos na plataforma digital dele.  

Direto ao ponto: 2 exemplos de call to action no site

Quando alguém acessa seu site, provavelmente está em busca de algo que você tem a oferecer. Nas redes sociais, as pessoas são impactadas independentemente de fazer uma busca ativa. No portal, isso é bem diferente. Descubra logo a seguir.

1. Use e abuse de conteúdos digitais no site (e lucre com isso)

São muitos tipos de conteúdos digitais para otimizar a jornada de compra do cliente. E isso tem tudo a ver com o infoproduto. Entre os cursos do professor Héber Simeoni, por exemplo, há uma formação de Cinema 4D.

Naturalmente, ele criou um vídeo para ilustrar o que os alunos vão aprender nas aulas. De quebra, a página destaca os elementos certos para favorecer a venda no site. No caso, podemos citar: CTA de “comprar agora”, total de matriculados e depoimento de ex-aluno. 

2. Destaque cursos de sucesso (e veja mais gente se interessar)

Por sua vez, a School of Healing usa um gatilho mental para destacar os planos mais assinados. Nesse site, é possível fechar cursos individualmente ou ainda fazer uma assinatura para ter acesso às mentorias e aos outros conteúdos exclusivos.

Bônus: exemplos de call to action no Youtube

“Clique no sininho para receber notificações”, “dê um like”, “comente aqui” e “se inscreva no canal”. Já viu esse filme antes? Todas essas chamadas são muito usadas no YouTube. 

Para entender a dinâmica, nada melhor do que um vídeo para saber como usar essa ferramenta com parcimônia. Isto é, use um CTA por vez e escolha bem antes de sair atirando para tudo que é lado, ok?

Gostou dos exemplos de call to action? Esperamos que você coloque essas CTAs em prática para vender muitos cursos online. E, sempre que precisar, leia mais posts do blog da EAD Plataforma.

Até mais! 🙋‍♀️

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy