O que é Facebook Ads computador e gerenciador de negócios

O que é Facebook Ads e como isso pode ajudar a alavancar seus cursos?

Olá! Você já ouviu falar, mas ainda não sabe o que é Facebook Ads? Então seja muitíssimo bem-vindo, porque essa matéria foi feita para você! Antes de mais nada, saiba que o Facebook Ads pode ser uma estratégia muito interessante para divulgar o seu trabalho e, consequentemente, aumentar o número de matrículas em seus cursos e aulas.

Como a maioria das redes sociais, o Facebook é gratuito para os usuários e para as empresas. Porém, quando a marca apenas publica conteúdos orgânicos na fanpage — isto é, sem patrociná-los no Facebook Ads —, só de 1 a 3% dos usuários terão acesso a esses posts.

A coisa muda de figura quando tem o investimento. Afinal, o Facebook não é bobo nem nada — e boa parte do lucro da rede social vem por meio desse tipo de anúncio.

Enfim, o fato é que o seu público (ou pelo menos uma boa parcela dele) está no Facebook. Isso porque, só no Brasil, são mais de 130 milhões de usuários ativos da rede social queridinha de Mark Zuckerberg. Portanto, se você quiser atingir um grande número desses possíveis consumidores, o investimento não pode ser ignorado na sua estratégia de marketing digital.

Tá bom… Mas, afinal, o que é Facebook Ads? Como funciona o investimento? Como criar um anúncio agora mesmo e já começar a avaliar os resultados? Tudo isso (e mais um pouco) você vai conferir com a gente. Boa leitura!

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads pode ser definido como um sistema de anúncios pagos dentro da própria rede social. É por meio dele que os anunciantes fazem a publicidade de seus posts e fanpages.

Provavelmente você assistiu a alguma live nos últimos meses no Facebook. Ou, quem sabe, curtiu uma foto, comentou em um vídeo e respondeu aos stories da marca que você gosta. Boa! É bem possível que você tenha interagido com uma publicação impulsionada pelo Facebook Ads.

Beleza até aqui? Certo, ao investir no Facebook Ads, você define a verba máxima para cada anúncio, seleciona alguns parâmetros do público e, então, o post (vídeo, imagem, live etc.) começa a aparecer para as pessoas que estão navegando na rede.

Quando o anúncio fala a língua do seu cliente, isso aumenta a possibilidade de conversões — isto é, o lugar para onde você quer levar o consumidor. Pode ser para seu site/blog, para seu canal do YouTube, para uma landing page ou mesmo para um formulário de captação de leads.

Leia também: 6 dicas quentes de marketing digital para empreendedores

Quais são as principais vantagens do Facebook Ads para seus cursos?

Além do grande número de pessoas e do amplo alcance — como já mencionamos —, há muitas outras vantagens do Facebook Ads para o seu negócio. Confira!

Mais assertividade

O seu anúncio não aparece aleatoriamente. Você pode definir e atingir o público certo, de acordo com os parâmetros demográficos, geográficos e psicográficos. Por exemplo: mulheres de 25 a 35 anos, que moram no estado de São Paulo e que curtem páginas de cerveja.

Mais em conta

Outra grande vantagem do Facebook Ads é que o investimento é muito mais acessível do que as mídias tradicionais, como TV, revista e jornal.

Por mais que o CPC (custo por clique) varie de acordo com os detalhes da campanha, ele fica em torno de R$ 1 (pode ser um pouco mais, um pouco menos). Isso quer dizer que, se você investir R$ 500, terá, em média, 500 cliques na sua publicação patrocinada.

Mais controle

Com o Gerenciador de Anúncios do Facebook, você terá um panorama completo do andamento do anúncio, com métricas e dados interessantes. Um deles é o famoso ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento), usado para avaliar se o seu investimento está valendo a pena — ou seja, se está trazendo bons resultados.

Mais flexibilidade

Complementando o tópico anterior, se você detectar que o seu anúncio não está apresentando um bom resultado, pode fazer ajustes quando quiser — mudando a estratégia sem precisar parar o investimento.

As pessoas não estão interagindo com seu anúncio? Talvez a imagem não seja atrativa o suficiente. Elas estão fazendo muitas perguntas? O texto pode não estar tão claro e direto.

Como começar a usar o Facebook Ads a partir de já?

Ok, agora que você entendeu o que é Facebook Ads e conferiu as principais vantagens dessa estratégia, é hora de colocar a mão na massa! Veja o passo a passo para montar seu primeiro anúncio:

1. Criando sua fanpage

Você precisa, inicialmente, ter uma conta no Facebook e criar uma página para a sua empresa — a chamada fanpage. Para isso, é só acessar o site oficial e se cadastrar.

Com a conta criada, clique no sinal de “+” no canto superior direito e, depois, em “Página”.

2. Entrando no Gerenciador de Anúncios

Na sequência, você vai acessar o Gerenciador de Anúncios — onde você poderá criar, alterar e acompanhar o andamento do anúncio. Clique nas 3 barrinhas horizontais, no canto superior esquerdo, e depois em “Gerenciador de Anúncios”.

Assim, você cairá na página de criação da campanha. Clique no botão verde “criar” e defina o objetivo do seu anúncio:

  • Reconhecimento da marca (é o mais comum para patrocinar um post);
  • Consideração (tráfego para o site, envolvimento, visualizações no vídeo, entre outros);
  • Conversão (vendas, tráfego para o estabelecimento etc.).

Nas páginas seguintes, é recomendado aceitar os testes A/B e a otimização do anúncio. Você chegará, também, na definição do orçamento.

3. Segmentando o público

Em “localização”, você pode definir as cidades que receberão o anúncio, assim como a idade e o gênero prioritários das pessoas. Além disso, aqui é hora de definir os interesses — clicando em “direcionamento detalhado”. Procure pelas palavras-chave interessantes para o seu negócio e vá adicionando no público.

4. Publicando o anúncio

O último passo é montar o anúncio. Selecione a sua fanpage e opte pelo formato do anúncio — pode ser um carrossel, com várias imagens em sequência, ou um único vídeo/imagem.

Suba a imagem do post e crie um texto, seguido do link da sua página (conforme falamos mais acima, pode ser o site, o canal, a landing page etc.). Ah, o texto precisa ser bem direto e chamativo, combinado?

E pronto! Ficou com alguma dúvida? Esse vídeo detalha, na prática, o processo de criação do anúncio. Assista!


E então, gostou desta matéria? Agora que você já tem uma boa noção do que é Facebook Ads e como isso pode te ajudar a alavancar seus cursos, é hora de produzir conteúdos de qualidade, para, então, patrociná-los.

Por falar nisso, você já tem um site na EAD Plataforma? Comece com um teste gratuito de 7 dias e hospede seus cursos em uma estrutura personalizada, leve e intuitiva. É fácil e rápido!

Obrigado pela sua leitura! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas. Até mais!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy