ChatGPT roteiro YouTube

Como escrever um roteiro para vídeos do YouTube com ChatGPT?

Você já pensou em usar o ChatGPT para criar seus roteiros para o YouTube?

A prática de escrever roteiros para vídeos do YouTube é essencial para guiar o criador de conteúdo durante a gravação. Além de organizar o processo, também contribui para a produção de materiais de qualidade superior.

Porém, nem todos têm afinidade com essa rotina, ou simplesmente acham mais prático ligar a câmera e começar a falar. Acontece que quando se trata de videoaulas, a ausência do roteiro pode comprometer a qualidade do conteúdo. E você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Não sabe por onde começar? Não tem problema, a gente te ajuda!

Neste post, explicamos o que é o ChatGPT, como funciona e como usá-lo para escrever os roteiros de seus vídeos para o YouTube. Para aprender tudo, passo a passo, basta ler este conteúdo até o final!

O que é um roteiro para YouTube?

O roteiro é uma espécie de documento que guia o produtor de conteúdo ao gravar para o YouTube. Sua função é delimitar o tema e, ao mesmo tempo, definir tudo o que deve ser abordado ao longo do vídeo.

Ele pode seguir uma estrutura básica, dividida entre:

  • introdução – cuja função é expor o tema que será abordado ao longo do vídeo;
  • desenvolvimento – é o recheio do roteiro, onde se explica o tema em si, trazendo tópicos e discorrendo sobre o assunto;
  • conclusão – funciona como um fechamento, recapitulando o que foi visto e finalizando o vídeo.

Por que é importante escrever um roteiro para vídeos do YouTube?

Embora seja negligenciado por muitos, o roteiro é uma etapa extremamente importante da produção de um vídeo para o YouTube. Isso porque ele funciona como uma bússola, orientando a ação de criadores de conteúdo.

Sem um roteiro, a chance de se perder no assunto aumenta consideravelmente. Assim, você pode esquecer pontos importantes ou gravar além do necessário. E só quem já passou por isso sabe quanto trabalho dá para editar depois, não é mesmo?

Para resumir, escrever um roteiro para YouTube, como você pôde perceber, é essencial para a criação de vídeos com mais qualidade para sua audiência.

Leia também – Algoritmo do YouTube: o que é, como funciona e 3 dicas para usá-lo a seu favor e impulsionar o seu canal

Como escrever um roteiro para o YouTube? Passo a passo

Escrever um roteiro não é nenhum bicho de sete cabeças. Trata-se, basicamente, de um trabalho de pesquisa, que ajuda a delimitar o assunto a ser abordado no vídeo.

Com o objetivo de te ajudar, preparamos um passo a passo com as etapas essenciais para a criação de um roteiro. Confira:

1. Conheça a sua audiência

O primeiro passo de qualquer criação de conteúdo é conhecer a audiência a qual o material se destina. Afinal, como escrever uma copy para YouTube sem saber quem é o público-alvo?

Isso é essencial para definir a maneira como iremos nos dirigir a ela, no tom de voz adequado e com a linguagem apropriada.

2. Escolha um tema

A escolha do tema também é muito importante. Obviamente, precisa ser do interesse da audiência, a fim de chamar sua atenção.

Aliás, tão relevante quanto escolher um tema é saber delimitá-lo. Isso porque nem sempre é possível falar tudo em apenas um vídeo. Logo, é preciso saber até onde ir e como dividir o assunto de forma episódica.

3. Defina o objetivo do vídeo

O que você pretende com o vídeo? Ensinar um conceito? Fomentar um debate sobre determinado assunto? Expor uma opinião?

Definir um objetivo para o vídeo ajuda na delimitação do tema, além de contribuir para a organização do roteiro de forma lógica. 

4. Pesquise sobre o assunto

Pesquisar sobre o assunto é essencial para saber qual caminho seguir, bem como aprofundar o tema.

Além de garantir a confiabilidade das informações apresentadas, também é uma ótima forma de ter ideias para enriquecer ainda mais o conteúdo do seu vídeo.

5. Defina a estrutura do seu roteiro

Para além da estrutura básica de roteiro que mencionamos anteriormente, aqui nesta etapa você deve organizar seu conteúdo de forma que faça sentido.

Isso envolve definir a ordem em que as informações serão apresentadas, assim como os recursos adicionais que serão utilizados, como áudios, vídeos e imagens.

6. Escreva o roteiro do seu vídeo para o YouTube

Até o momento estávamos apenas levantando informações e preparando o terreno. Agora é a hora em que vamos, de fato, escrever o roteiro em si. Da escolha do título às considerações finais.

Procure estabelecer o tema de forma cronológica e linear

Isso vai te ajudar a não se perder durante a gravação. Algumas pessoas gostam de criar um material completo. Outras preferem definir apenas tópicos. Portanto, escolha o que melhor se adapta ao seu estilo.

7. Revise

Como em todo conteúdo, a revisão é um ponto fundamental da criação de um roteiro para o YouTube. É neste momento que você irá se certificar se tudo se encaixa, se há algum erro que precisa ser corrigido e se não falta — ou sobra — algo.

E é isso, seu roteiro de vídeo para o YouTube está pronto!

Agora, você sabia que é possível otimizar essa tarefa? É até bem simples: basta utilizar a IA do ChatGPT para criar seu roteiro do YouTube. E se você não sabe como funciona, não precisa se preocupar, pois a gente te ensina!

Confira também este post: Como impulsionar seus conteúdos e promover uma gestão estratégica do seu canal com 10 ferramentas para YouTube

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um sistema de chat desenvolvido pela OpenAI, que funciona por meio de Inteligência Artificial (IA). A plataforma é programada para simular a linguagem humana natural em interações por meio de texto. 

E, apesar de ainda estar em fase beta, esse modelo de chatbot avançado surpreende pelo que vem demonstrando até o momento.

A tecnologia vem chamando a atenção do mundo. E não é para menos, já que ela é, de fato, incrível. Seus principais usos, incluem:

  • resumir conteúdos;
  • gerar textos sobre temas diversos;
  • fazer traduções;
  • responder perguntas;
  • gerar códigos para programação;
  • entre muitas outras.

Como você já deve ter notado, trata-se de uma ferramenta super útil e versátil, capaz de colaborar nas mais diversas atividades, de tirar dúvidas simples, até mesmo escrever um roteiro para YouTube, como veremos adiante.

Mas, antes disso, vamos entender como funciona o ChatGPT e como usá-lo na prática.

Como usar o ChatGPT?

Primeiramente, vamos conhecer a plataforma. Ao acessar o site do ChatGPT você verá a tela inicial com as opções de fazer login ou criar uma conta na OpenAI.

o que é ChatGPT
Tela de login/cadastro do ChatGPT. Fonte: OpenAI.

Após fazer login, você chegará na tela abaixo, onde o ChatGPT apresenta exemplos de buscas, bem como as capacidades e limitações da ferramenta. 

Como usar o ChatGPT
Tela inicial do ChatGPT. Fonte: OpenAI.

Na parte inferior da tela, temos a barra de texto onde você irá digitar os comandos.

Você vai perceber que tudo está escrito em inglês. Porém, não precisa se preocupar, pois ao enviar perguntas em português, o ChatGPT responderá no mesmo idioma.

Usando o ChatGPT na prática

A interação com o ChatGPT é extremamente simples, tão intuitiva quanto trocar mensagens no WhatsApp. A diferença é que, neste caso, o foco está em enviar comandos com solicitações específicas ao invés de manter uma conversação.

Basta digitar o que você deseja e clicar no ícone de enviar, ou pressionar a tecla Enter. Caso queira uma nova resposta para o mesmo comando, basta clicar em “Regenerate response”, acima da barra de texto, para que o chat a reescreva.

Uma dica importante para fazer um bom uso da ferramenta é encarar essa interação como uma conversa. Explore as possibilidades, use sua criatividade. Se gostar de um dos itens que a IA deu como resposta, peça para ela aprofundar no assunto. 

Confira, a seguir, um exemplo de pesquisa realizada com a ferramenta:

Como criar roteiro para YouTube com ChatGPT
Exemplo de pesquisa no ChatGPT. Fonte: OpenAI.

Como escrever um roteiro para o YouTube com ChatGPT?

Como vimos até aqui, o ChatGPT é uma ferramenta incrível, capaz de realizar as mais diversas tarefas.

Agora, um ponto que merece destaque é que, apesar de ter potencial para executar comandos complexos, é preciso ter cuidado para não ficar dependente dela.

Ou seja, você até pode enviar um comando simples, como: “crie um roteiro de vídeo para o YouTube sobre emagrecimento sustentável”. Contudo, tenha em mente que o resultado será um material genérico.

Para que fique realmente bom, é preciso “dar a sua cara” e personalizar o conteúdo de acordo com o estilo que sua audiência está acostumada.

Então, a dica mais importante deste texto é que você utilize o ChatGPT para te auxiliar na criação do roteiro de vídeo para o YouTube, logo, como uma ferramenta de suporte, e não simplesmente pedir para ele fazer tudo por você. Faz sentido?

Por exemplo, você pode usar o ChatGPT para:

  • ter ideias para tópicos dentro de um tema;
  • pensar em exemplos para ilustrar o conteúdo;
  • definir e organizar a estrutura do roteiro;
  • revisar e refinar o roteiro criado, em busca de melhorias;
  • solicitar dicas de SEO para YouTube.

Otimização os roteiros dos seus vídeos com IA

Aprender como usar o ChatGPT para escrever roteiros para YouTube vai te ajudar a ganhar tempo e planejar seus conteúdos com muito mais facilidade. Mas, é claro, sem deixar de lado o toque humano, que nenhuma IA é capaz de simular — ainda.

Agora, se você está em busca de uma plataforma para alavancar suas aulas e vender seu curso online, a gente também pode te ajudar!

Que tal uma estrutura dedicada, com todas as funcionalidades de que você precisa para entregar um conteúdo com a máxima qualidade para sua audiência? Conheça a EAD Plataforma, uma ferramenta completa, fácil de usar e com preço acessível.

Agende uma demonstração ao vivo para conhecer a plataforma. Ou, ainda, que tal fazer um teste? Experimente a ferramenta gratuitamente pelo período de 7 dias.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy