plataforma de infoprodutos

Plataforma de infoprodutos: o que é? Do que se alimenta? Entenda!

Você já ouviu falar de uma plataforma de infoprodutos? Ela nada mais é que uma estrutura online onde é possível hospedar, vender e administrar todo o ciclo de vida do seu produto digital.

Contar com essa ferramenta pode trazer excelentes benefícios – principalmente para o seu bolso! Em um estudo feito pela MindMiners, 91% dos brasileiros já fizeram pelo menos uma compra online – enquanto 44% realizaram entre 2 e 5 compras no varejo digital.

Mas, afinal, qual é o passo a passo para usar as plataformas para vender infoprodutos? Como desenvolver o seu primeiro conteúdo digital? Qual a melhor plataforma de infoprodutos? 

Tudo isso, você vai conferir na matéria de hoje. Boa leitura!

Antes de mais nada, como desenvolver um infoproduto?

Você já deve saber que um infoproduto é um conteúdo digital, que você mesmo pode “fabricar” e vender na internet. São diversos formatos disponíveis, como videoaulas, audiolivros, podcasts, ebooks, screencasts e muito mais. 

Geralmente, um infoproduto não demanda tantos custos de produção e operação, já que existem softwares que facilitam bastante a sua vida – tais como os editores de vídeo gratuitos, os programas de montagem de layout e os gravadores de áudio. 

Agora, quer conferir algumas dicas práticas para criar o seu primeiro infoproduto? Olha só:

7 passos para usar uma plataforma de infoprodutos

Passo 1: escolha um software completo

Bom, depois de já ter criado seu produto digital, nada mais justo que você avalie as opções de plataformas disponíveis no mercado – e escolha a que melhor se encaixe nas necessidades do seu infoproduto.

Na hora de avaliar uma boa plataforma de infoprodutos, é essencial levar em conta aspectos como:

  • boa navegabilidade, com clareza de conteúdos e carregamento rápido das páginas;
  • configurações intuitivas, desde a hora de subir os infoprodutos no site até o momento de gerenciar cada cliente;
  • atendimento de qualidade, com suporte para te ajudar em qualquer dificuldade;
  • funcionalidades abrangentes, que ofereçam boa gestão financeira e do conteúdo em si;
  • disponibilidade do sistema 24 horas, para que você não perca vendas.

Assim que selecionar sua plataforma de infoprodutos, é hora de configurar o domínio do site. Esse é o “endereço” do seu negócio digital, em formato de link – que você poderá usar na divulgação mais pra frente.

Quer aprender a configurar essa etapa? Confira esta explicação bem prática!

Passo 2: personalize a plataforma com a sua cara

Um recurso poderoso que as plataformas para vender infoprodutos oferecem é a customização. Esse passo é muito importante, pois deixar o site com a sua identidade visual ajuda na construção de uma marca forte – além de passar mais confiança para o comprador.

E como funciona? Ao acessar as configurações na plataforma, você consegue personalizar as páginas com vários temas, cores e imagens. Também há espaço para incluir seu logotipo!

No mais, você pode criar textos e chamadas atrativas, que incentivem a venda dos infoprodutos (essa é a chamada copy). 

Além disso, dá para alterar elementos de programação (por meio do script), como chat, pop-up, banners e muito mais. Quer entender a customização na prática? Veja aqui:

Passo 3: faça o upload dos seus infoprodutos

Certo, com a estrutura e a identidade visual prontas, é hora de subir os produtos digitais na sua plataforma. Como exemplo, vamos supor que você tenha cursos em formato de videoaulas.

Assim, dá para criar e gerenciar módulos, além de incluir descrições detalhadas do conteúdo e definir os preços de cada curso.

Nas plataformas de infoprodutos, existe a função checkout – que oferece uma série de condições de pagamento, como:

  • geração de boletos;
  • quantidade de parcelas no cartão;
  • juros.

Fora o formato de videoaulas, também dá para subir arquivos de PDF e incorporar conteúdos do YouTube e da Vimeo.

Que tal conferir uma explicaçãozinha e aprender tudo sobre o upload? Assista aqui:

Passo 4: defina os planos de assinatura 

Ok, o próximo passo, depois de fazer o upload do seu infoproduto, é criar os planos de assinatura (ou seja, o “pacote” de conteúdos que o usuário terá acesso ao pagar determinado valor).

Esse é um recurso que a própria plataforma de infoprodutos oferece. Ali é possível customizar tudo referente ao plano, como:

  • nomes (exemplo: planos iniciante, intermediário e avançado);
  • valores e taxas de adesão;
  • metodologias de cobrança (mensal, semestral ou anual);
  • opções de pagamento/parcelamento, além de descontos.

Passo 5: comece a cadastrar os usuários

Como a maioria dos negócios, o seu não terá apenas clientes – e sim uma equipe de colaboradores que te ajude na gestão diária. Assim, você pode definir as permissões que cada usuário da plataforma terá:

  • aluno;
  • professor;
  • administrador;
  • financeiro;
  • marketing;
  • e muitos outros!

Ao elaborar essas funções, você pode cadastrar os usuários. É possível fazer isso rapidamente – e o convite chega no email da pessoa. 

Depois que ela fizer o login na plataforma, terá acesso somente às áreas predefinidas para a função. Por exemplo, um aluno não tem acesso à parte financeira – enquanto um profissional de marketing não consegue assistir às aulas.

Quer entender como cadastrar mais de um usuário, em grupos? Este vídeo explica direitinho:

Passo 6: divulgue na internet e inicie as vendas

Certo, com a plataforma de infoprodutos já estruturada e com os usuários cadastrados (mesmo que não sejam alunos/clientes), é hora de começar a divulgação! Pois saiba que existem boas opções na internet, pagas ou gratuitas, que ajudam a alcançar mais gente.

Vamos listar algumas dessas estratégias aqui (é só clicar nos links destacados para aprender certinho como proceder, combinado?). Já criamos matérias bem completas sobre elas!

Passo 7: analise os resultados e faça melhorias

O último passo (e um dos mais importantes) é medir o desempenho da sua plataforma de infoprodutos.

A estrutura conta com um recurso chamado Área do Marketing, que tem o Google Analytics integrado. Esse software traz informações muito relevantes sobre o desempenho do seu site, como:

  • número de visitas (e quais as páginas mais acessadas);
  • informações geográficas e demográficas dos visitantes;
  • de onde esses usuários vieram (das redes sociais, por exemplo);
  • quantas conversões (isto é, tomadas de ação) o site obteve.

Dessa forma, você consegue avaliar se as estratégias de divulgação e operação da plataforma estão dando certo – e tem bons insights para promover mudanças, caso necessário.

Enfim, qual a melhor plataforma de infoprodutos?

Agora que você aprendeu o que é uma plataforma de infoprodutos, além do passo a passo para criar a sua, a gente pode te ajudar ainda mais!

A EAD Plataforma é uma estrutura de ensino a distância – e uma verdadeira aliada para gerenciar seus infoprodutos, já que disponibiliza todos os recursos que comentamos nesta matéria.

Ficou interessado? Faça um teste totalmente gratuito por 7 dias e avalie as funcionalidades bem de perto!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy