Se você trabalha no setor de treinamento e desenvolvimento de uma empresa,certamente já pensou sobre como implantar uma universidade corporativa em sua organização, certo?
Isso porque a alternativa traz inúmeros benefícios a empresas de quaisquer segmentos e portes.
Uma universidade corporativa é uma ferramenta de treinamento online para desenvolver o time de colaboradores da empresa. Recentemente, a gigante Nestlé embarcou na tendência e inaugurou a sua, oferecendo oportunidades para seus colaboradores na área de Supply Chain (cadeia logística).
Quer entender melhor como funciona essa importante tendência e descobrir como implantar uma universidade corporativa em sua organização? Então continue a leitura!
Por que uma universidade corporativa pode ser a solução para a sua empresa?
Para não restar dúvidas na sua escolha, listamos alguns desses benefícios a seguir.
1. Alinha colaboradores ao propósito da empresa
Um dos principais drivers do engajamento e da motivação dos colaboradores é trabalhar em uma organização cujos propósitos se alinhem aos seus pessoais.
E sabe qual a melhor forma de informar e promover este alinhamento entre empresa e funcionários? Por meio de atualizações, apresentações, treinamentos e cursos que reforcem os princípios, missão, visão e valores do negócio!
2. Integração e onboarding mais fluidos e modernizados
Outra grande vantagem de ter uma universidade corporativa na empresa é a fluidez de realização de treinamentos que, em outros momentos, seriam desgastantes e repetitivos, como acontece com os processos de integração e onboarding.
Quando chegam à organização, os novos colaboradores precisam mergulhar na cultura da empresa, aprender sobre normas e processos e conhecer a fundo a área em que trabalhará. Em geral, esse é um processo maçante, extenso e que, em muitos casos, não gera bons índices de aproveitamento em razão de seus formatos antiquados.
Com uma universidade corporativa, a coisa pode mudar bastante! A plataforma permite que o processo de integração seja realizado em formatos totalmente diferentes dos convencionais — como podcasts, webinars, animações e vídeoaulas.
3. Ajuda a desenvolver hard skills e soft skills
Entender como criar uma universidade corporativa também passa pela compreensão das necessidades dos profissionais da empresa. E uma dessas necessidades reside no desenvolvimento de hard skills (ou habilidades técnicas) e soft skills (habilidades pessoais), importantes diferenciais competitivos no mercado de trabalho dos próximos anos.
Uma empresa preocupada com o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores sabe que ter uma estrutura direcionada para a realização de cursos e treinamentos ajuda muito no incentivo ao desenvolvimento de tais competências.
4. Permite a capacitação contínua
Toda empresa focada no desenvolvimento de longo prazo sabe da importância de investir em educação continuada para seus colaboradores. A prática cria um ecossistema de profissionais altamente qualificados, além de contribuir em grande escala para o engajamento e a motivação dos alunos e colaboradores.
5. Aumenta a produtividade dos colaboradores
Logo acima, falamos sobre uma das principais consequências do investimento em treinamentos corporativos online, como implantar uma universidade corporativa: o aumento da motivação dos colaboradores.
Além de trabalharem com mais satisfação e projeções de longo prazo, trabalhadores motivados influenciam diretamente na produtividade das organizações: de acordo com a pesquisa da Revista Varejo, colaboradores motivados são 50% mais produtivos.
6. Gera economia de receita
Por fim, um argumento implacável: a economia!
Pode parecer difícil de acreditar, afinal, o nome “universidade corporativa” pode mesmo nos fazer imaginar uma estrutura magnânima, com grandes investimentos e custos agregados.
Mas, a bem da verdade, uma universidade corporativa deve ter uma estrutura semelhante a de uma empresa de cursos online, majoritariamente digital.
Além de não exigir grandes logísticas físicas, entender como implantar uma universidade corporativa também nos permite ver que a alternativa é bastante rentável, em especial, por conta de sua escalabilidade.
Cursos disponibilizados no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem da universidade corporativa podem ser acessados quantas vezes for necessário, por quantos colaboradores quiserem, em qualquer lugar do mundo! Já pensou nisso?
Como implantar universidade corporativa?
E aí, está convencido dos benefícios de investir em educação continuada na sua empresa? Então vamos partir para a próxima etapa: como implantar uma universidade corporativa em 5 passos!
1. Compreender o cenário da organização
O primeiro passo para implantar uma universidade corporativa com sucesso é estudar as demandas da empresa. Afinal, embora haja inúmeros guias, consultorias e tutoriais sobre como desenvolver projetos, o passo mais importante de qualquer um deles é entender o contexto.
Reúna uma equipe multidisciplinar para mapear as demandas das áreas, as oportunidades de crescimento, as projeções estratégicas da empresa e as possibilidades de aceleração das metas com a ajuda de cursos e formações.
2. Desenvolver a estrutura e o formato dos cursos
Entendendo as demandas, necessidades e oportunidades da empresa, é possível partir para o segundo passo. O desenvolvimento da estrutura e formato dos cursos ofertados é muito importante. Isso porque a universidade corporativa deve cumprir o papel de inclusão social da educação: ser acessível e compreensível para todos os colaboradores, até aqueles que não tem uma profunda aptidão com meios digitais.
Pense em tipos de conteúdos digitais didáticos e explore os recursos de humanização e simplificação. Quer alguns exemplos? Então veja abaixo:
- Treinamentos sobre procedimentos operacionais: que tal investir em um vídeo humanizado, com um roteiro amigável e personagens próximos da realidade da companhia?
- Cursos institucionais: quer valorizar a imagem da sua empresa? Que tal criar um webinar com uma apresentação da diretoria?
- Desenvolvimento de competências: vai abordar a importância do pensamento sistêmico? Pense em usar a gamificação para bolar um jogo interativo!
Quer saber um pouco mais sobre a metodologia da gamificação? Então veja o vídeo abaixo:
3. Procurar a melhor plataforma EAD para hospedar seus cursos
O terceiro passo do roteiro para entender como implantar universidade corporativa é buscar uma excelente plataforma EAD. Dizemos isso porque ela será a grande base para o funcionamento da universidade corporativa, e, por isso, precisa reunir as características mais completas para tornar o processo funcional e fluido.
Por meio de um LMS – Learning Management System, será possível gerir todo o processo de realização dos cursos, da inscrição à conclusão (incluindo emissão de certificados — alternativas muito válidas para dar um gás no aproveitamento dos alunos).
4. Desenvolver os conteúdos
Chegou a hora de colocar a mão na massa! Com a sua plataforma EAD em ação, é hora de partir para a produção de conteúdo e alimentar o ambiente de aprendizagem virtual.
Nossa dica é criar cada curso com base em uma persona, que represente o mais detalhadamente possível o perfil do colaborador-foco daquele material.
Lembre-se de que o grande objetivo da universidade corporativa é facilitar o acesso a cursos e treinamentos, elevando o nível de especialização da equipe e, consequentemente, atingindo níveis mais elevados de retenção, produtividade e motivação.
5. Criar uma campanha interna informativa para engajar colaboradores
Ao chegar na última etapa, sua empresa já estará pronta para colocar a universidade corporativa no ar. Isso significa que o maior desafio passa ser o de comunicar, motivar e engajar os colaboradores a consumirem o conteúdo ali oferecido.
Para a sua campanha, foque na importância do investimento em desenvolvimento, no crescimento compartilhado entre empresa e colaborador e nos valores adquiridos, que poderão ser carregados por toda a vida.
Saber como implantar uma universidade corporativa pode não ser das tarefas mais simples, mas o resultado é bastante satisfatório.
Para te ajudar com uma etapa importante do processo, temos uma dica de ouro: conheça a EAD Plataforma, nossa plataforma de educação a distância que já soma mais de 2 milhões de alunos cadastrados.
Somos apaixonados por ensinar e, por isso, oferecemos um ambiente digital de qualidade e de fácil manuseio, projetado para atender às necessidades do mercado de EAD de forma simples e prática. Peça um teste gratuito do nosso produto e conheça todas as funcionalidades!
- Como criar um Plano de Desenvolvimento individual de sucesso? - 3 de outubro de 2024
- Avaliação 360 graus: o que é e como implementar - 1 de outubro de 2024
- Vendas no varejo: como alavancar + 10 ações para implementar - 30 de setembro de 2024