Se durante suas pesquisas sobre o ensino a distância, você se deparou com o termo tutoria e ficou confuso, fique calmo que hoje você irá entender o que é um tutor EAD e o que ele faz.
Por mais que o ensino a distância esteja cada vez ganhando mais espaço, a modalidade ainda encontra algumas barreiras e dificuldades, como, por exemplo, manter os alunos de um curso online motivados e engajados.
Nessas horas, a importância do professor tutor na EAD se mostra indispensável.
Afinal, é dele a responsabilidade de acompanhar os alunos e garantir que ninguém se sinta perdido ou não compreenda o que foi lecionado.
Deu para perceber a importância, não é? Portanto, se você quer saber mais sobre o que é um tutor EAD e as habilidades desejáveis para quem quer realizar esse trabalho, continue sua leitura!
O que é um tutor EAD?
O que é um tutor EAD é uma dúvida comum quando falamos em ensino a distância. Afinal, o que faz esse profissional?
Podemos dizer que o tutor EAD é o braço direito dos alunos e professores durante o ensino a distância, a pessoa ao qual os discentes irão recorrer para tirar dúvidas e conseguir qualquer assistência que seja necessária.
Assim, diferente do professor que passa a matéria e ministra as aulas, o tutor é o profissional que facilita o processo de aprendizagem, proporcionando um suporte integral para que o aluno consiga bons resultados durante o estudo remoto.
Isso não significa que o tutor EAD também não possa produzir conteúdos pedagógicos, caso tenha capacidade para tal, mas sua maior responsabilidade é motivar e engajar os estudantes.
Além de acompanhar o desenvolvimento das turmas e intervir, caso necessário, para garantir que todos estão bem assessorados.
Qual o papel da tutoria em ambientes de EAD?
E qual o papel do tutor em EAD na prática? Você pode estar se perguntando.
Segundo o Censo Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) de 2020, o papel da tutoria em ambientes de EAD se divide em duas funções:
- manter aluno motivado e promover discussões;
- tirar dúvidas de conteúdo e promover situações de aprendizagem.
Assim, além de ser o contato de referência para todo suporte que o aluno precisar, e engajar a turma até a conclusão do curso, o tutor EAD também pode desempenhar o papel de:
- orientador das disciplinas cursadas;
- facilitador do processo de aprendizagem;
- mediador do contato entre o aluno e a instituição ou professor;
- referência para esclarecer dúvidas e questões dos alunos;
- avaliador de provas e atividades extras.
O que é preciso para ser tutor de EAD? Habilidades indispensáveis
Agora que você sabe o que é um tutor EAD e o papel da tutoria em ambientes de ensino a distância, chegou a hora de descobrir quais são as habilidades e competências indispensáveis para se tornar um professor tutor.
Podemos dizer que o que é preciso para ser tutor de EAD pode ser dividido em atitudes comportamentais e conhecimentos técnicos, como por exemplo:
- organização e planejamento;
- boa didática e comunicação;
- criatividade e automotivação;
- domínio de ferramentas digitais;
- conhecimento pleno do tema lecionado.
Organização e planejamento
Ao entender o que é um tutor EAD já é possível imaginar que a carga de trabalho pode ser algo complexo de se administrar.
Afinal, são tantas responsabilidades e demandas para solucionar, além de ter que acompanhar a performance individual de cada aluno.
Desse modo, ser uma pessoa organizada, que sabe seguir um planejamento, está entre um dos pontos mais importantes quando falamos sobre o que é preciso para ser tutor de EAD.
Boa didática e comunicação
Quando falamos em ensino, independentemente da modalidade, a didática é algo que deve ser trabalhado diariamente por professores, e isso inclui os tutores EAD.
Afinal, por mais que a elaboração do conteúdo do curso não seja de responsabilidade direta da tutoria, por atuar diretamente com os alunos.
Seja para tirar dúvidas, solucionar problemas e até passar atividades extras para garantir a eficácia do aprendizado, é indispensável que o tutor tenha boa didática e excelente comunicação.
Nesse contexto, cabe ao profissional que atua ou deseja atuar como tutor, desenvolver suas habilidades para garantir que conhecerá métodos e metodologias ativas para se certificar que saberá como intervir caso, em algum momento, um aluno demonstre uma maior dificuldade.
Porém, a didática não é a única coisa importante. A comunicação, sobretudo em uma plataforma EAD, em que todo o contato acontece por meios eletrônicos, deve ser clara e coesa.
Criatividade e automotivação
Quando falamos sobre o que é um tutor EAD, logo as palavras “motivação” e “engajamento” aparecem. Afinal, esses são, de fato, o grande papel da tutoria nos ambientes de EAD.
No entanto, você há de concordar que apenas uma pessoa capaz de se automotivar consegue, também, motivar ao próximo. Especialmente se o próximo for uma turma completa com dezenas de alunos.
Para isso, o tutor precisa ser criativo para encontrar oportunidades, meios e recursos não apenas para envolver os discentes, mas para solucionar os problemas que, vez ou outra, aparecerão.
Conhecimento pleno do tema lecionado
Esse é um dos pontos que recusa explicação, mas que não pode ficar de fora quando falamos sobre o que é preciso para ser tutor de EAD.
Por mais que o conteúdo didático seja de responsabilidade do professor, é indispensável que o tutor tenha conhecimento da área do curso, treinamento, etc, em que está desenvolvendo a tutoria.
Afinal, se um dos papéis do tutor é responder a dúvida dos alunos, por exemplo, se ele não sabe nada sobre o assunto, como poderá ajudá-los?
Além disso, muitas vezes ao perceber uma dificuldade de aprendizagem em um aluno, o tutor precisará intervir para garantir que o conhecimento será absorvido. Com isso, pode ser necessário que ele faça atividades, trabalhos e provas extras para isso.
Desse modo, podemos entender que, além de saber o que é um tutor EAD e conhecer suas responsabilidades, entender profundamente sobre o tema lecionado é um dos pontos mais importantes para uma tutoria de sucesso.
Domínio de ferramentas digitais
Por fim, mas não menos importante, temos a competência técnica com as ferramentas digitais.
Se a aula acontece a distância, por meio de uma plataforma online, não existe a menor possibilidade de uma pessoa que não tenha conhecimento em informática consiga desempenhar bem o papel de tutor.
Conheça uma plataforma EAD na prática!
Agora que você sabe o que é um tutor EAD, qual o seu papel no ensino a distância e as competências indispensáveis para realizar um trabalho de qualidade, que tal conhecer como a EAD Plataforma funciona na prática?
Aproveite o teste gratuito de 7 dias para conhecer todas as funcionalidades disponíveis e os recursos que um tutor pode utilizar para potencializar o aprendizado de seus alunos. Assim, você pode se familiarizar com as suas ferramentas de trabalho na prática!
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024