Gestão de pessoas por competências

Gestão de pessoas por competências: quais desenvolver na equipe?

Pensando em implementar na sua empresa a gestão de pessoas por competências? Será que é  uma boa ideia? Quais os desafios? Que benefícios isso pode trazer para o seu modelo de negócio? Será que esse esforço vai valer a pena?

Essa é uma abordagem de gerenciamento dos recursos humanos bastante eficaz e que pode ajudar qualquer organização a identificar e compreender melhor as forças e as fragilidades dos colaboradores, considerando aspectos técnicos e comportamentais.

São inúmeras as empresas que utilizam esse método de gestão de pessoas e que têm conseguido alcançar excelentes resultados

Se você tem interesse em adotar essa estratégia, elaboramos aqui um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre gestão de pessoas por competências.

Nos parágrafos a seguir, você vai conhecer os objetivos da gestão por competências, quais são as vantagens e as limitações desse método, exemplos e dicas de como fazer a implantação de gestão por competências no seu negócio:

  1. Faça um mapeamento das competências essenciais para a empresa;
  2. Identifique as lacunas de competência nas suas equipes de trabalho;
  3. Elabore um Plano de Desenvolvimento Individual;
  4. Acompanhe o desempenho das competências.

O que é gestão de pessoas por competências?

A gestão de pessoas por competências é uma abordagem que busca desenvolver estratégias capazes de aprimorar os conhecimentos, as habilidades e o comportamento dos colaboradores, ajudando-os a alcançar o potencial máximo de suas hard e soft skills.

Na gestão por competências, os talentos  são gerenciados de acordo com o perfil profissional  e com o conjunto de competências que a empresa considera indispensáveis para exercer determinadas funções e alcançar os resultados desejados.

Veja também: Desafios da gestão de pessoas: descubra os 4 principais e como superá-los!

Quais são os objetivos da gestão por competências?

A gestão por competências tem como objetivo ajudar os colaboradores no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos teóricos e atitudes que vão viabilizar o alcance da alta performance.

Além disso, esse tipo de gestão busca alocar os profissionais em funções que sejam coerentes com suas competências, evitando que eles ocupem cargos para os quais eles não possuem as competências necessárias.

Método CHA na gestão de pessoas por competências 

Para entender melhor o que é e quais são os objetivos da gestão por competências, vale a pena falarmos um pouco sobre o método CHA.

Ele integra a gestão por competências e é utilizado para avaliar os Conhecimentos, as Habilidades e as Atitudes dos colaboradores e o impacto dessa tríade na entrega de resultados.

O CHA ajuda a mapear as competências dos funcionários da organização e a apontar as ideais para cada função.

  • Conhecimento: se refere ao repertório teórico que o colaborador conseguiu acumular no decorrer de sua vida e experiência profissional; 
  • Habilidade: se refere à capacidade que o colaborador tem de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos que ele acumulou sobre determinados assuntos ou área de atuação;
  • Atitude: se refere às soft skills e a fatores mais subjetivos, ligados ao comportamento do colaborador no dia a dia do trabalho.

Saiba mais: Soft skills nas empresas: o que são, mais demandadas, e como desenvolver! [Guia completo]

Quais são as vantagens da gestão por competências?

A gestão de pessoas por competências pode trazer uma série de benefícios para as empresas que aderem a essa estratégia.

Em primeiro lugar, essa metodologia gera uma aproximação maior entre o gestor e os colaboradores. Isso ocorre porque o líder, juntamente com o liderado, busca entender as competências que este precisa desenvolver e traçam juntos um plano de ação.

Esse diálogo ajuda a criar uma relação mais estreita e de confiança entre as partes, o que favorece o alcance de resultados mais satisfatórios.

Outro ponto que conta a favor da gestão de pessoas por competências é que ela permite desenvolver equipes mais coesas e alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.

Além disso, esse tipo de gestão facilita a identificação das forças e das fraquezas individuais e coletivas, possibilitando realizar os ajustes necessários e planejar ações e estratégias mais coerentes e assertivas.

Vale a pena mencionar também que a gestão de pessoas por competências favorece o fornecimento de feedbacks mais certeiros e capazes de motivar os colaboradores, fazendo-os reconhecer e enxergar o que eles podem fazer para melhorar sua performance.

Outros motivos que justificam a adesão desse método de gestão de pessoas são:

  • Otimização do processo de recrutamento e seleção de talentos;
  • Melhor acompanhamento do processo de desenvolvimento profissional; 
  • Criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo e de um cultura de feedback;
  • Diminuição do turnover de talentos;
  • Redução de erros, retrabalhos e custos operacionais;
  • Aumento da produtividade coletiva e individual;
  • Maior assertividade nas tomadas de decisões.

Leia também: Frases de gestão de pessoas: 30 para se inspirar e motivar seus colaboradores!

Quais são as desvantagens da gestão por competências?

Apesar de todas as vantagens da gestão por competências que acabamos de citar, esse método também apresenta algumas limitações que merecem ser ponderadas antes de decidir implementar a gestão de pessoas por competências.

1 – Dificuldade para convencer todos os setores da organização

Esse é um ponto que pode ser considerado uma limitação especialmente em empresas maiores e bastante setorizadas.

Isso porque alguns setores podem apresentar certa resistência para aderir a esse método, o que acaba se tornando um desafio ter de convencer os líderes de todas as áreas da empresa a embarcar na gestão por competências.

2 – Definir quais são as competências essenciais para o modelo de negócio

Outro aspecto que pode ser lido como uma das desvantagens da gestão por competências é a definição das competências consideradas essenciais para a empresa.

Alguns gestores e empreendedores podem encontrar dificuldade para apontar o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis e que devem ser observados e desenvolvidos nos colaboradores.

3 – Alinhar o desenvolvimento de competências às metas da empresa

Por fim, alguns gestores podem considerar como uma desvantagem a dificuldade de promover o alinhamento entre as competências que precisam ser desenvolvidas e as metas e objetivos organizacionais.

Para que a gestão de pessoas por competências seja bem sucedida, esse alinhamento é algo indispensável. Porém, pode ser desafiador.

Leia mais: Conheça os 5 principais tipos de gestão de pessoas neste guia completo!

Gestão por competências: exemplos práticos

Para que você possa entender melhor como a gestão de pessoas por competências funciona, separamos dois exemplos de gestão por competências na prática.

O primeiro deles se refere ao processo de recrutamento e seleção de talentos

As empresas que aderem à gestão de pessoas por competências possuem maior clareza sobre quais competências procurar nos profissionais que se candidatam a uma vaga no quadro de funcionários da organização.

Isso, além de agilizar o processo de contratação, acaba reduzindo o turnover, pois a empresa vai selecionar os talentos que atendam aos requisitos de conhecimentos, habilidades e atitudes que ela considera essenciais para o ingresso de novos colaboradores.

Outro exemplo prático de implementação da gestão de pessoas por competências é a remuneração dos colaboradores.

As empresas podem remunerar os seus funcionários de acordo com as competências que eles apresentam e desenvolvem. Essa é uma forma de motivar os colaboradores a aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

Vale conferir: Conheça os 5 pilares da gestão de pessoas e saiba como conduzir seus colaboradores à alta performance

Como fazer a implantação de gestão por competências? 4 dicas 

Depois de conferir nossos exemplos, as vantagens e as desvantagens da gestão de pessoas por competências, você ainda está interessado em aderir a esse modelo?

Se sim, convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo para conferir nas próximas linhas 4 dicas de como fazer a implantação de gestão por competências na sua empresa.

1 – Faça um mapeamento das competências essenciais para a empresa

A primeira dica para quem deseja implementar a gestão de pessoas por competências consiste em fazer um mapeamento das competências que a empresa considera essenciais, tendo em vista as atividades que ela exerce e seus objetivos estratégicos.

Uma loja, por exemplo, pode considerar como competências indispensáveis ter boa comunicação, saber lidar com situações de pressão, ter domínio sobre técnicas de persuasão, trabalho em equipe, etc.

Para essa etapa do processo de implementação, vale a pena realizar um benchmarking e observar as competências que os concorrentes mais valorizam.

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre benchmarking: o que é, para que serve, tipos, vantagens, como fazer e ferramentas

2 – Identifique as lacunas de competência nas suas equipes de trabalho

Depois de mapear as competências essenciais, você deve fazer um diagnóstico dos “gaps” de competências nas equipes e setores da empresa.

Busque identificar as lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes que precisam ser desenvolvidas nos seus colaboradores.

A partir disso, ficará mais fácil organizar treinamentos e planejar ações estratégicas com foco em corrigir esses gaps e ajudar os profissionais a desenvolverem suas competências e alcançar resultados de alta performance.

3 – Elabore um Plano de Desenvolvimento Individual

Como bem acabamos de mencionar, é muito importante construir um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de modo a suprir as lacunas de competências que foram diagnosticadas.

O PDI é um documento que planeja todas as ações, metas, prazos e orçamento necessários para que os colaboradores consigam desenvolver as competências essenciais para ocupar determinada posição na empresa, desempenhar certas funções e alcançar resultados que a empresa considera relevantes.

Além disso, o PDI vai orientar os gestores sobre as necessidades de treinamento que retorno esperar desse investimento.

4 – Acompanhe o desempenho das competências

É de extrema importância que, durante a implantação de gestão por competências, seja feito o monitoramento do desempenho do desenvolvimento das competências.

Manter-se atento à evolução dos colaboradores e ao nível das competências é fundamental para identificar as dificuldades que cada funcionário pode apresentar no meio do caminho e solucioná-las de forma ágil e eficaz, garantindo o progresso individual e coletivo.

Esse acompanhamento permite verificar a tempo se os resultados estão de acordo com o que se esperava no plano de desenvolvimento e se é necessário realizar algum tipo de ajuste.

E então, gostou de aprender mais sobre gestão de pessoas por competências?

É importante lembrar que, para que a implementação desse método estratégico dê certo e traga os resultados que você espera, a área de gestão de recursos humanos e os gestores dos demais setores da empresa devem trabalhar em conjunto e com plena sinergia.

Dessa forma, é possível gerar um maior engajamento por parte dos colaboradores, o que acaba por favorecer o processo de desenvolvimento de competências e a entrega de resultados de alto nível.

Veja mais: Treinamento comportamental: o que é, para que serve, vantagens, tipos e como aplicar na empresa

Siga as dicas que trouxemos aqui e adote a gestão de pessoas por competências na sua empresa o quanto antes.

E para tornar esse processo ainda mais efetivo, que tal implementar cursos a distância em seu negócio?

Uma plataforma EAD corporativa agiliza o aprendizado e aumenta o engajamento nos treinamentos.

Vejam como a EAD Plataforma pode ajudar você:

  • Provas e exercícios online;
  • Emissão de certificados;
  • Área de gestão de alunos;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Fórum;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Integração com outras soluções;
  • Relatório de desempenho;
  • Cupons de desconto;
  • APIs de automação;
  • Segurança SSL.

Marque ainda hoje uma apresentação para entender cada detalhe e faça também um teste grátis para visualizar tudo na prática!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy