área de membros

Guia completo da área de membros: O que é? Para que serve? Como montar?

Se você está pensando em oferecer qualquer serviço no mundo de ensino à distância, já sabe que existe uma lista enorme de recursos essenciais que você precisa oferecer para o seu cliente para garantir uma boa experiência. A área de membros é um desses recursos!

O mercado digital segue aquecido. Segundo a Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 161 bilhões só em 2021. Já no caso dos infoprodutos, nesse mesmo ano o mercado cresceu 103% no Brasil, segundo a Connect Soluções Digitais

Enquanto o mercado cresce, a concorrência de bons produtos está em alta. Mais do que nunca é necessário investir em boas plataformas, funcionalidades e suporte para garantir um público fiel e que indique o seu produto.

Uma dessas funcionalidades é a área de membros. Mas se você ainda não sabe muito bem o que é, como ela funciona e como criar uma, esse artigo foi feito para você! 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse recurso que pode se mostrar uma carta na manga para o sucesso do seu produto! 

O que é uma área de membros?

A área de membros é um ambiente online exclusivo para inscritos. Lá é possível disponibilizar materiais extras como vídeos, apostilas, fóruns de discussão, ebooks etc. 

E essa não é funcionalidade exclusiva dos produtos digitais. Quando você acessa uma notícia de algum portal ou jornal de grande veiculação, pode ser que ela apareça bloqueada, a não ser que você faça login. Isso também é uma área de membros!

No entanto, os produtores digitais foram percebendo que essa era uma boa solução para manter o seu público próximo e engajado ao longo, por exemplo, de um curso. 

E se ela for gerida da maneira certa, você pode obter diversas vantagens! Quer saber quais? Então veja a seguir!

Saiba mais: Como trabalhar com infoprodutos? TUDO o que você precisa saber

Quais são as vantagens de criar uma área de membros?

Que tal conhecer 5 vantagens de criar uma área de membros? Confira quais são elas!

Automatiza processos

Com essa funcionalidade você consegue automatizar os processos, deixando a gestão do seu produto digital muito mais fácil e simples. Por exemplo, você pode programar a disponibilização de materiais e pode decidir quem terá acesso a qual material. 

Imagine ter que enviar manualmente todos os materiais para os seus clientes no período mais propício para cada um? Sem a automatização, a escalabilidade do seu produto pode ficar comprometida. Afinal, enviar os materiais manualmente para 5 pessoas é diferente de enviá-los para mil pessoas! 

Protege o conteúdo

Outra vantagem é a proteção do conteúdo, já que os seus materiais ficarão protegidos por uma área onde há login e senha. Imagine ter que enviar os materiais extras para os emails dos seus clientes? 

Poderia acontecer de alguns dias depois esse material ser distribuído por toda a internet gratuitamente de forma ilegal. É muito importante que você proteja o seu conteúdo!

Gera mais proximidade com os clientes 

A área de alunos também traz a vantagem de proporcionar mais proximidade com os seus clientes. Nela, você pode publicar vídeos, materiais extras e inclusive abrir fóruns de discussão e tópicos de perguntas e respostas, além de chats e mensagens. 

Dessa forma, você consegue trocar informações com os seus clientes pessoalmente ou por meio de tutores de um modo mais informal, o que gera mais valor ao seu produto, afinal, as pessoas adoram ter esse contato próximo com seus mentores. 

Permite geração de métricas

Uma boa área também permite geração de métricas para analisar o desenvolvimento dos alunos, como por exemplo qual é o ritmo de avanço dos módulos ou qual a frequência de estudos por semana, se estivermos pensando em um curso online, por exemplo. 

Essas informações são importantes pois é o raio-x do seu produto. Com elas você pode corrigir e melhorar alguns aspectos e, assim, garantir o seu sucesso. 

Aumenta o valor do produto

Todas as vantagens anteriores resultam no aumento do valor do produto na hora da venda! O seu conteúdo vai ser automatizado, permitindo um trabalho mais assertivo mesmo com a escalabilidade. Também vai estar protegido, portanto será exclusivo, e o seu produto ainda permitirá o contato direto com os clientes! 

Só não confunda área de membros com plataforma EAD! Quer descobrir a diferença? Veja agora! 

Diferença entre área de membros e plataforma EAD

Algumas pessoas podem confundir a área de membros com a plataforma EAD. Mas na verdade, são dois recursos bastante diferentes.

Como você já viu anteriormente, a área de membros é um espaço restrito para assinantes, com login e senha, onde é possível disponibilizar alguns conteúdos e materiais.

Já em uma plataforma EAD, existe toda uma infraestrutura completa para o ensino à distância, como automatização de pagamento e hospedagem para disponibilização das aulas. 

A área de membros costuma ser mais em conta do que uma plataforma EAD, porque possui uma funcionalidade mais limitada. Por exemplo, se você pretende disponibilizar um curso inteiro dentro dela, precisará de extensões e plugins. 

O ideal nesse caso seria utilizar uma plataforma EAD para disponibilizar o curso e uma área de membros como um complemento de materiais e conteúdos. 

A boa notícia é que já existem plataformas EAD que disponibilizam também essa funcionalidade! É melhor do que contratar as duas separadamente, não é mesmo? 

E agora, que tal aprender como funciona e como montar uma área de membros? É só seguir com a leitura!

Como funciona uma área de membros?

Você já sabe o que é uma área de membros, mas como ela funciona na prática? Vamos pensar no exemplo de um curso online. 

Imagine que você está vendendo um curso online de marketing de conteúdo para profissionais autônomos. Quando uma pessoa compra esse curso, ela recebe também um login e uma senha para acessar a sua área de membros.

Essa área pode estar tanto no seu site quanto dentro da plataforma EAD que você disponibiliza as suas aulas. 

A pessoa vai poder acessar todo o conteúdo com esse login e senha, além de acompanhar as discussões, receber os materiais extras e até mesmo conversar por chat com outros alunos e com os professores e tutores, tudo por meio dessa área. 

Dessa forma, a entrega do seu produto fica mais profissional, institucionalizada e ainda gera mais praticidade para você! 

Saiba mais: Vender curso online: onde, como + dicas da melhor plataforma

Como montar uma área de membros?

Depois de aprender tudo isso, você deve estar se perguntando como criar essa área de membros, não é verdade? E para isso, é necessário planejamento! 

Para montá-la você vai precisar:

  • Definir o objetivo;
  • Estabelecer o seu plano de ação;
  • Analisar se o conteúdo que será disponibilizado é relevante;
  • Escolher a plataforma;
  • Implementar tudo. 

Defina o objetivo

Qual será o objetivo da sua área de membros? Será um complemento de outra plataforma ou todo o seu negócio estará disponível lá? 

Analise se o seu objetivo será alcançado com esse formato ou se você precisa investir em outro. A partir desses pontos, você pode começar a definir como ela deve ser e quais extensões precisará ter.

Estabeleça o seu plano de ação

A partir do seu objetivo, você pode começar a estabelecer o plano de ação. Quantos clientes você tem ou quer ter? Como será o layout da sua área? Como ocorrerá a aprovação de novos membros? 

Esses são pontos que precisam estar bem definidos no seu planejamento antes de começar a criar a sua área de membros, porque será a partir deles que você poderá tomar uma decisão assertiva nos tópicos restantes. 

Analise o conteúdo

A partir do seu objetivo e do seu plano de ação, faça uma análise do conteúdo que será disponibilizado. Ele realmente é relevante? Ele entrega tudo o que você prometeu no lançamento? Seja crítico nesse momento para evitar a perda de confiança dos clientes no futuro! 

Escolha a plataforma

Com tudo isso em mãos, chegou a hora de escolher qual plataforma você utilizará. Lembre-se de prezar por algumas funcionalidades essenciais, como:

  • Proteção do conteúdo;
  • Suporte à você e aos clientes;
  • Dashboard intuitivo;
  • Automatizações.

Implemente tudo

Com todo o seu planejamento pronto, chegou a hora de implementar tudo! Para isso, basta buscar os profissionais ou empresas corretas que poderão lhe oferecer o suporte necessário sem dores de cabeça!

4 dicas para você manter a sua área de membros sempre ativa!

E agora que você já sabe tudo sobre a área de membros, separamos 4 dicas para você manter a sua sempre ativa e gerando valor para o seu produto! 

Personalize do seu jeito 

Deixa a sua área personalizada com a identidade visual da sua marca. Isso traz mais profissionalismo do ponto de vista dos seus clientes. Existem diversas plataformas que permitem essa personalização. 

Imagine entrar no site de uma marca conhecida mas não reconhecê-la por lá? Utilize imagens, cores, formas e fontes que conversem com a sua identidade visual. E se você ainda não tem, a hora certa para desenvolver uma é agora! 

Publique materiais extras periodicamente

Se você quer engajamento dos seus clientes, precisa movimentar a área. Não adianta nada publicar alguns materiais de vez em quando, é necessário manter a sua audiência sempre aquecida. 

Afinal, você quer que os seus clientes consumam todo produto digital que adquiriram, não é mesmo? O sucesso dos seus clientes está diretamente associado com o seu próprio sucesso. Crie um cronograma com materiais e programe-se para que novos conteúdos estejam disponíveis regularmente.

Saiba mais: Reclamações de clientes: descubra o que fazer quando um cliente reclama sobre o seu curso online

Crie fóruns de discussão 

De tempos em tempos, crie algum fórum de discussão para contar com mais engajamento dos seus clientes. Com isso, você mantém a questão da proximidade com eles constante e não algo esporádico. 

Se possível, permita a interação entre os próprios clientes para compartilharem seus avanços e desafios. Você pode fazer isso em modo de chat ou em vídeo. 

Tire dúvidas regularmente 

Esteja disponível para tirar dúvidas, isso demonstra, além da questão da proximidade, o cuidado e preocupação com o sucesso dos clientes. 

Se a sua audiência não está muito ativa, entre em contato com eles perguntando sobre suas dificuldades. Aos poucos eles podem ir se soltando e confiando no ambiente de aprendizagem que você criou para eles. 

Conheça a nossa plataforma para área de membros!

Como você viu, a área de membros é muito mais do que uma funcionalidade qualquer que você pode oferecer para os seus clientes. 

Na verdade, é uma oportunidade de manter o seu público sempre atualizado e engajado com o produto que foi adquirido, além de proporcionar uma experiência mais próxima com ele. 

Mas é necessário encontrar uma boa plataforma que ofereça essa funcionalidade, afinal, a experiência do usuário precisa ser tão agradável quanto o conteúdo que está sendo oferecido por lá, não é mesmo? E esse conteúdo precisa estar protegido de pirataria também. 

Se você ainda não conhece uma boa plataforma para área de membros, chegou a hora de conhecer a EAD Plataforma

A EAD Plataforma é uma plataforma de hospedagem com área de membros que já conta com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, permitindo que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para aulas, cursos extras e treinamentos.

Com ela é possível acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para se aproximar ainda mais dos alunos no dia a dia. 

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo!

Conheça também outros conteúdos que possam interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy