fundo para gravar video

Fundo para gravar vídeo: como fazer o seu? Passo a passo

Iniciar a produção de conteúdo audiovisual pode gerar muitas dúvidas e inseguranças, por exemplo, qual é o fundo para gravar vídeo ideal? Saber responder a essa pergunta parece algo muito simples, mas a verdade é que pode ser a diferença entre um vídeo com cara de amador ou profissional. 

Afinal, cada detalhe importa quando você quer transmitir credibilidade e profissionalismo, não é mesmo? 

Um fundo desorganizado, por exemplo, oferece um tipo de poluição visual que pode distrair quem assiste o conteúdo.

Já o uso de uma imagem com baixa qualidade, que fica embaçada ou borrada, dá a sensação de falta de profissionalismo na produção. 

Fato é que, estar atento para evitar todas essas impressões negativas é fundamental, para o seu sucesso. 

Isso é especialmente verdade quando falamos sobre conteúdos que você deseja comercializar, por exemplo, a venda de cursos online

Contudo, mesmo que você não saiba como organizar cada detalhe do seu vídeo para que ele seja profissional e tenha alta qualidade, não desanime. 

Afinal, aqui reunimos dicas infalíveis para te ajudar a fazer um fundo para gravar vídeos e ainda compartilhamos outras sugestões que vão elevar a qualidade do material que você vai produzir, vender e compartilhar. 

Gostou? Então continue lendo e solucione as suas dúvidas.

Como fazer um fundo para gravar vídeos?

Existem várias maneiras de criar um fundo para gravar vídeos e as melhores opções vão depender do seu orçamento e habilidades técnicas. 

Contudo, fique tranquilo porque existem várias possibilidades para todos os níveis de habilidades e experiência. Então, confira algumas opções abaixo:

  1. Use uma parede branca ou verde para criar um “chroma key” e substituir o fundo real por qualquer imagem ou vídeo que desejar. Esse processo é feito após a gravação, durante a edição;
  2. Compre ou alugue um painel de fundo: existem várias empresas que vendem ou alugam painéis de fundo que, geralmente, são feitos de tecido e podem ser facilmente armados e desmontados;
  3. Monte um cenário: crie um fundo com elementos que remetam ao tema abordado. Por exemplo, se o seu curso for sobre viagens, uma solução simples é criar uma parede com mapas e quadros sobre o assunto. Até mesmo suas fotos podem servir de elemento criativo;
  4. Use os backgrounds de programas de vídeos como Zoom e Skype. Essas plataformas possuem uma coleção de imagens criadas para ficarem como fundo em uma gravação. Essa é uma boa ideia especialmente para quando você vai ministrar uma aula ao vivo ou fazer uma gravação em que a sua tela irá aparecer em primeiro plano;
  5. Opte por um fundo natural, seja a natureza, uma bela paisagem ou um fundo que se relaciona com o seu tema. Por exemplo, se você fala sobre arquitetura e estiver em uma casa especialmente bonita ou em um cômodo renovado, o fundo do seu vídeo pode ser esse ambiente.

Leia também: Descubra 7 excelentes programas para gravar videoaula

Qual melhor fundo para gravar vídeos?

O melhor fundo para gravar vídeos é o fundo verde. Ele permite o uso do chroma key, em que qualquer imagem pode ser posta ao fundo de maneira digital, durante a edição. Isso é especialmente relevante para vídeos em que você vai inserir gráficos, mapas e outros tipos de cenários. 

Mas, afinal, como montar e usar esse efeito? Para te ajudar, separamos um vídeo que achamos bastante explicativo sobre tudo o que você vai precisar para montar o seu cenário com o chroma key. Vale a pena assistir e entender como unir a tecnologia a esse recurso. 

O que colocar no fundo dos vídeos?

Além de entender como fazer o fundo para vídeos, outra dúvida muito comum é sobre o que colocar nesse fundo.

Afinal, qual imagem pode ser interessante para ilustrar o que você está falando? 

É claro que a resposta a essa pergunta vai depender do tipo de conteúdo que você está gravando.

Como dissemos acima, em um vídeo sobre viagem, por exemplo, você pode usar como fundo um ou vários mapas, placas das cidades que você já visitou e até mesmo fotos dos lugares que você já foi. 

Já para um vídeo sobre arquitetura, é possível usar como fundo um ambiente bonito e real que foi criado por você, por exemplo. Além disso, é possível criar um mural real ou digital, com maquetes, plantas e outros elementos que se relacionam com o assunto. 

Por isso, o primeiro passo antes de criar um fundo para gravar vídeos é pensar quais elementos representam o assunto que você vai tratar. 

Se você for gravar um vídeo sobre culinária, pode usar como fundo a sua própria cozinha ou alugar uma que seja bonita o suficiente para entrar no seu vídeo. Em algumas cidades é possível alugar cozinhas por hora, seja para dar curso ou para gravar vídeos. 

Ideias para fundo de vídeo

Algumas ideias de fundo para gravar videos incluem:

  • imagens relacionadas ao assunto do seu vídeo.
  • fotos de paisagens;
  • diagramas;
  • ilustrações;
  • gráficos;
  • tabelas;
  • mapas;
  • fundo branco ou preto (uma parede lisa);
  • backgrounds virtuais.

Lembre-se que por mais que o fundo seja um detalhe importante, ele não deve aparecer mais do que o conteúdo compartilhado. O fundo deve ser discreto e não deve distrair a atenção do público. 

Leia também: Como gravar aulas EAD? Dicas essenciais para encantar e engajar alunos!

Dicas extras para gravar videos de alto padrão

É claro que antes de encerrar esse artigo, vamos compartilhar mais algumas dicas de como fazer vídeo de treinamento online. Nossa lista está relacionada aos cuidados necessários para que a imagem do material tenha uma boa qualidade e contribua para a percepção de excelência do material. 

  • Planeje sua gravação: prepare um roteiro e certifique-se de que você tem todos os recursos necessários, que vão ser usados no fundo, seja durante a apresentação ou inseridos na edição, por exemplo, gráficos, tabelas, slides ou outros materiais visuais de apoio;
  • Tenha um cuidado especial com a iluminação: em conjunto com um bom fundo, você precisa se preocupar em ter uma boa iluminação. Ela é fundamental para a qualidade da imagem como um todo, e ainda mais importante se você fizer uso do chroma key;
  • Use um microfone de boa qualidade para garantir que o áudio seja claro e fácil de ouvir;
  • Organize o cenário: independente de qual for, é preciso que esteja limpo e organizado.
  • Câmera e edição: use uma câmera de boa qualidade e edite o vídeo para garantir que ele esteja profissional. Existem muitas opções de editor de vídeo fácil de usar, mesmo que você não tenha experiência.

Com essas dicas você está pronto para dar mais um passo na criação ou melhoria dos seus vídeos. 

É claro que, como dissemos aqui, existem muitos outros elementos além do fundo para gravar vídeo com os quais você precisa se preocupar.

Para continuar a melhorar seu conteúdo, nossa sugestão é que você acesse o artigo, Como gravar videoaulas incríveis? 9 dicas”. Com ele você vai ter um panorama sobre os principais cuidados para criar conteúdos relevantes, que transmitam todo esse profissionalismo também na qualidade da imagem compartilhada. 

Como você verá, uma das dicas é ter ao seu lado uma boa plataforma de curso online que vai permitir o uso de múltiplos recursos, melhorando a experiência de seus alunos. 

Por isso, nosso último convite é que você conheça a EAD Plataforma, um sistema que oferece tudo o que você precisa para criar e vender cursos online! Acesse e comece seu teste grátis.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy