Qual é a importância da linguagem online na educação? Como se adaptar às mudanças? 

Entender qual é a importância da linguagem online na educação ajuda a esclarecer se a internet é considerada uma vilã ou mocinha no desenvolvimento dos alunos. 

Se por um lado, há uma parte de críticos que defende que o uso de emotions e expressões abreviadas prejudicam as habilidades de escrita. 

Por outro lado, há especialistas que listam os benefícios da educação digital, como o contato com outras línguas.

Quer entender melhor quais são os impactos desse debate?

Neste artigo, você descobrirá qual é a importância da linguagem no processo de ensino-aprendizagem.

Então, continue lendo o conteúdo e tire todas as suas dúvidas! 

Qual é a importância da linguagem digital? 

Já dizia Tim Berners-Lee: “A Web conecta não só máquinas, mas também pessoas”.

Nesse contexto, é possível dizer que a linguagem online é tão importante para a construção de conexões humanas quanto a offline.

Por meio dessa ferramenta, você pode se comunicar com os usuários de qualquer lugar do mundo, abrindo espaço para novas experiências e até conhecer outras culturas.

Tais esquemas colaborativos já foram usados, inclusive, ​​para resolver desafios em engenharia de software e matemática

Portanto, compreender as leis da produção colaborativa de valor baseada na internet é de grande importância para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

O impacto do Wikipédia na linguagem digital 

O exemplo mais evidente dessa produção de valor online é a Wikipedia (WP). 

Trata-se de uma enciclopédia multilíngue, colaborativa e gratuita. 

Essa ferramenta, que evolui sem a supervisão de uma equipe de especialistas pré-selecionada, permite que os editores voluntários estabeleçam as regras e foquem na qualidade do conteúdo. 

Porém, alguns especialistas acreditam que comunidades, como o WP, são vilãs para a educação online, por “permitir” que os seus usuários digitem palavras erradas e com gírias que não respeitam as regras gramaticais. 

Por outro lado, outras pessoas defendem que a ferramenta pode encorajar os mais tímidos a desenvolverem as habilidades de escrita, colaborar com outros indivíduos e, quando usada corretamente, até aprimorar o vocabulário. 

Agora que você já sabe qual é a importância da linguagem digital, vamos entender melhor os impactos dela na educação virtual?  

Descubra no próximo tópico! 

Qual é a importância da linguagem online na educação?

Enviar mensagens de texto, postar nas redes sociais e se comunicar com outras pessoas por e-mail se tornou atividades comuns em nossas vidas, tanto que esses comportamentos estão mudando a linguagem e a comunicação

Mas, ao contrário do que grande parte das pessoas e profissionais de educação imaginam, a internet não está “matando” a escrita. 

De acordo com a linguista Gretchen McCulloch, autora de Because Internet: Understanding the New Rules of Language, a linguagem digital está nos tornando melhores escritores, palestrantes e comunicadores.

“A linguagem é o projeto de código aberto mais espetacular da humanidade”, escreve McCulloch, que estuda e analisa os padrões de linguagem da internet, explica em entrevista a Vox.

“Assim como encontramos coisas na internet seguindo links de um lugar para outro, a linguagem se espalha e se dissemina por meio de nossas conversas e interações.”, explica a linguística. 

A especialista acredita que os nativos digitais serão bilíngues em inglês formal e informal na internet e que eles terão consciência de quando usar cada uma das linguagens. 

Ou seja: ao enviar um e-mail para o seu chefe, a linguagem coloquial será aplicada.

Já em uma mensagem para um amigo, o uso de gírias e memes será a melhor alternativa. 

As mudanças da linguagem

A linguagem está em constante transformação. 

Hoje em dia, não há uma maneira certa de se comunicar. 

Pense: não falamos como Shakespeare falava, e Shakespeare não falava como Chaucer.

Gretchen McCulloch, inclusive, explica que é interessante ver como diferentes pessoas [de diferentes idades e épocas] estão usando a linguagem na internet.

“Há uma percepção equivocada de que, se as pessoas estão usando a linguagem de maneira diferente, alguém deve estar certo, mas isso não é verdade. 

Não há uma maneira correta de usar a linguagem online. Podemos usar a linguagem de maneira diferente, e isso pode realmente nos ajudar a entender melhor uns aos outros.

Por exemplo: um usuário de uma geração pode usar pontos no final de cada frase. Uma pessoa de outra geração pode interpretar isso como agressão passiva.”, explica a especialista. 

Você pode escrever da maneira que quiser falar, mas precisamos ter algum padrão sobre os meios de comunicação em que você está expressando para evitar dificuldades de comunicação e interpretações errôneas.”, orienta a especialista.

O debate sobre qual é a importância da linguagem online na educação é amplo e traz diversas perspectivas sobre o assunto. 

Por isso, separamos um vídeo com uma análise completa do Miguel Thompson. Dessa forma, você pode conhecer outras linhas de pensamento. 

Thompson é biólogo pela Universidade Mackenzie, Mestre e Doutor pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Professor de Ensino Básico por 30 Anos. 

>>> Dê o play e confira de que forma o professor aborda o uso de novas linguagens para a sala de aula virtual. 

Como se adaptar a linguagem online na educação? 

Agora que você já sabe qual é a importância da linguagem online na educação, provavelmente, está com dúvidas sobre como se adaptar a essa nova realidade, não é mesmo? 

Marcos Bagno, autor do livro ‘Preconceito linguístico: por um ensino de língua sem pedra no caminho’ acredita que a forma de escrever online indica que a língua culta padrão não será a única forma de nos comunicarmos com as pessoas. 

Assim, cabe aos docentes de língua portuguesa, procurar formas de escrita diversificadas por meio de novos gêneros textuais. 

Tal orientação também vale para os professores de outras disciplinas e cursos que buscam maneiras de se aproximarem dos seus alunos. 

O lado positivo é que a migração para o ambiente digital já não é mais tão complexa como antes. 

Isso porque, existem diversas plataformas que ajudam a acelerar esse processo de um jeito prático e eficiente, como a EAD

Aqui, temos tudo o que você precisa para criar e vender cursos online!

Com essa ferramenta, você tem total controle sobre o seu negócio com transparência, tecnologia e praticidade. 

Em apenas um único lugar, o professor pode:

  • acompanhar a evolução dos alunos em tempo real;
  • aplicar provar;
  • emitir certificados. 

E mais: aulas ao vivo com chat, assinatura com recorrência e possibilidade de adicionar múltiplos professores em seus cursos e planos com pagamento automático da participação nas vendas.

Todas as nossas funcionalidades são planejadas e construídas em conjunto com os usuários para possibilitar um maior crescimento e melhoria contínua.
Comece agora a expandir o seu conhecimento na internet. Cadastre-se grátis por 7 dias e confira todos os recursos da EAD Plataforma!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy