Você sabe o que é thumbnail? Este é o nome dado à miniatura do vídeo ou conteúdo digital. Ela é utilizada como “tela inicial” de um conteúdo audiovisual, uma espécie de capa que resume o material e, de quebra, contribui para aguçar a criatividade do público-alvo sobre aquele material.
Em razão desta última característica, a thumbnail, ou simplesmente thumb, tornou-se parte da estratégia de marketing de grandes e pequenos produtores de conteúdo digital. Um dos exemplos é o app Yobongo, que constatou um aumento de 70,9% em suas conversões quando começou a trabalhar a thumbnail de seus vídeos de forma estratégica.
Se sua intenção é potencializar as conversões em sua estratégia de marketing digital ou agregar mais seguidores para o seu canal do YouTube, você precisa continuar a leitura deste artigo. Falaremos com mais detalhes sobre o que é thumbnail e por que esta é uma peça-chave para a captação do público-alvo.
O que é thumbnail?
Thumbnail significa “unha do polegar”. O nome, claro, é uma metáfora utilizada para definir as miniaturas de conteúdos digitais, como vídeos, fotos e demais conteúdos. Algo como “a ponta do dedo” ou “aquilo que você vê em primeiro lugar”.
Se você trabalha com diferentes tipos de conteúdos digitais ou consome este tipo de material, certamente já viu uma thumbnail.
Que tal ver alguns exemplos para te ajudar a fazer a associação?
Observe a imagem abaixo. Ela retrata uma página inicial aleatória do YouTube. Cada um deles contém uma imagem estática que “representa o conteúdo apresentado”.
Observe, inclusive, que alguns dos vídeos exibidos nesta imagem não têm thumbnails, e sim, frames do material.
Note como as duas primeiras imagens deste quadro dizem bem a que vieram. Elas apresentam palavras-chave que ajudam a definir o conteúdo do vídeo e a complementar seu título.
Da mesma forma, a primeira imagem da segunda linha também esclarece sua finalidade: a palavra “trailer” aliada a uma imagem emblemática deixa claro que, ao clicar, o espectador terá acesso ao material cinematográfico de Godzilla vs. Kong.
Em contrapartida, as demais imagens não apresentam thumbnails trabalhadas com detalhamento.Todas elas apresentam um fragmento do vídeo (frame). Ele pode ajudar a entender a essência do conteúdo, mas, em muitos casos, passam batido pelo potencial espectador em razão da alta oferta de conteúdos chamativos na plataforma.
Para que serve uma thumbnail? Vantagens de trabalhar a imagem
Além de saber o que é thumbnail, é importante ter em mente, também, a razão pela qual este artifício é tão estratégico.
A thumbnail leva informação sobre o conteúdo ao usuário de forma rápida. Além disso, a thumb é uma “isca” para fazer com que potenciais consumidores de um conteúdo cliquem no vídeo ou na imagem enviada e desejem conhecer mais sobre o tema em questão.
Mas não é só isso! Uma boa thumbnail é, também, um bom recurso de SEO — Search Engine Optimizarion, ou uma das dicas para youtuber relacionadas a recursos que tornam o vídeo mais relevante para os mecanismos de busca. Isso porque vídeos com thumbnail tendem a carregar o conteúdo relevante com mais agilidade do que os que não contam com o recurso. Além disso, a miniatura é uma boa ferramenta para inserir a palavra-chave do vídeo.
O que uma boa thumbnail precisa ter? Dicas de ouro para manter em mente!
Agora sim, você já sabe o que é uma thumbnail de vídeo e por que ela é tão importante para uma estratégia de marketing.
Que tal descobrir, de maneira prática, quais os principais aspectos para levar em consideração na hora de elaborar o conteúdo da sua thumb? Se liga nas dicas:
- Cores: a escolha das cores da thumbnail precisa ser inteligente. Lembre-se de que seu objetivo principal é chamar a atenção do usuário. Portanto, escolha cores que contrastem com as da plataforma escolhida para divulgar o conteúdo (no caso do YouTube, as cores principais são o branco, o preto e o vermelho. Evite utilizá-las em sua thumb!);
- Frases de impacto: um dos diferenciais de boas thumbnails é a escolha das palavras ou frases utilizadas na imagem. Pense em frases curtas ou palavras-chave de impacto, que entreguem, ao mesmo tempo, um diferencial do conteúdo e um bom resumo do que será abordado no material;
- Imagens: aliar boas frases a imagens marcantes também é uma boa dica. Por isso, escolha frames ou produza uma imagem que impressione e desperte a curiosidade do espectador. Não entregue o segredo do vídeo já na primeira imagem, mas faça com que seu público se sinta impelido a entrar no vídeo para descobri-lo.
Dica de ouro: se seu vídeo for estrelado por um apresentador (ou um tutor EAD, no caso de vídeo aulas), insira sua imagem na thumb. Esta é uma maneira de humanizar o conteúdo e tornar o apresentador popular no canal.
Bons exemplos de thumbnail: estimule o amor à primeira vista em seus vídeos
Agora que já sabemos o que é thumbnail e como identificar uma boa miniatura, que tal analisar alguns vídeos populares disponíveis no YouTube?
Aqui vão alguns exemplos de conteúdos que utilizaram com sucesso as dicas dadas acima. Você é capaz de identificar cada uma delas nas thumbnails abaixo?
Após entender o que é thumbnail e como aplicar as dicas deste artigo no seu vídeo, que tal continuar aprendendo sobre a produção de conteúdo audiovisual? Veja nossa lista de leituras sobre o tema:
Como funciona o AdSense para YouTube
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024
- Conheça vantagens do ebook e sua importância nos negócios - 7 de outubro de 2024